Título:  O conforto nas teorias de enfermagem – análise do conceito e significados teóricos
Recebido para publicação:  2009-02-23
Aceite para publicação:  2009-03-20
Tipo:  Artigo de Revisão
Resumo:  Objectivo: enquadrar o estado actual do conhecimento sobre os significados teóricos do conforto no contexto das teorias de enfermagem.
Método: A pesquisa foi feita nas bases de dados bibliográficas on-line CINAHL Plus with Full Text, MEDLINE with Full Text, Scielo e em duas bibliotecas de duas Escolas Superiores de Enfermagem de Portugal, seguindo um processo sistemático desde a selecção dos recursos de pesquisa até à avaliação crítica dos textos seleccionados.
Questão de investigação: Quais os significados teóricos do conforto no contexto das teorias de enfermagem?
Resultados: A literatura deixa transparecer que o conforto tem sido identificado como um elemento dos cuidados de enfermagem e está vinculado à sua origem e desenvolvimento. Não obstante, nesta análise, encontramos maior expressão deste conceito nas teorias de Leininger, de Watson, de Morse e de Kolcaba. Leininger e Watson consideram o conforto como um componente do cuidar, enquanto Morse considera o cuidar como um construto do conforto. Morse e Kolcaba concordam que a intervenção de enfermagem é a acção de confortar e que o conforto é o resultado dessa intervenção. Morse centrou o seu trabalho no processo de conforto, ou seja, nas acções dos enfermeiros, mas não se refere à avaliação do resultado dessas acções. Kolcaba considerando que o processo do conforto só fica completo com a avaliação dos resultados criou uma teoria de médio alcance na qual o conceito é operacionalizado.
Palavras-chave:  enfermagem
Ano:  0
Instituição: 

Ficheiros em anexo

Artigo de Revisão.pdf

Autores

João Luís Alves Apóstolo

Orientadores