Título:  Avaliação da Dor nas Crianças com Deficiência Profunda: a escala DESS
Recebido para publicação:  2007-01-17
Aceite para publicação:  2007-05-25
Tipo:  Artigo
Resumo:  A prevalência de dor nas crianças com deficiência cognitiva e incapacidade de comunicação verbal é elevada. As suas limitações cognitivas e neuromusculares dificultam a expressão da dor, e as particularidades do seu comportamento motor e social impedem a utilização de escalas comportamentais adaptadas às crianças pré-verbais. A avaliação da dor torna-se, assim, ainda mais difícil do que noutros grupos de crianças, dificuldade essa que a escala Douleur Enfant San Salvadour (DESS) procura ultrapassar. Nesta síntese, é salientada a pertinência de avaliar com precisão a intensidade da dor destas crianças e são apresentados os componentes da referida Escala.
Palavras-chave:  dor, criança, deficiência, escala de avaliação da dor
Ano:  0
Instituição: 

Ficheiros em anexo

Ref.II-n.º5-A2.pdf

Autores

Margarida Garcia - Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, Hospital Pediátrico de Coimbra.
Ananda Fernandes - Professora Coordenadora, Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, Hospital Pediátrico de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

Orientadores