PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NOS RELACIONAMENTOS ÍNTIMOS E PROMOÇÃO DE COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS

Rosa Saavedra – APAV, Porto.

 

Actualmente a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima está a desenvolver o Programa 4d – currículo de prevenção integrada para o 9º ano de escolaridade, que resulta da tradução e adaptação de um programa desenvolvido no Canadá, The Fourth R, pela equipa do Dr. David Wolfe, e que estará, até Setembro de 2010, integrado num programa mais amplo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (financiado no âmbito do Programa Operacional de Potencial Humano, Eixo 7. Igualdade de Género, Tipologia de Intervenção 7.3 Apoio Técnico e Financeiro às ONG). A tradução e a adaptação autorizadas deste programa resultam do trabalho conjunto da APAV e do projecto “Violência nas relações juvenis de intimidade”, da Universidade do Minho, no âmbito do doutoramento de Rosa Saavedra, co-autora desta adaptação com a Doutora Carla Machado.

O 4d é um programa curricular de prevenção de comportamentos de risco e promoção de comportamentos saudáveis, cujo objectivo é reduzir o risco e não apenas eliminar comportamentos. O foco central deste programa é os relacionamentos.

A versão adaptada deste curriculum é composta por 28 sessões (mais sete do que a versão original) e mais uma unidade do que a versão original — (1) Relacionamentos Saudáveis, (2) Crescimento e sexualidade saudáveis, (3) Consumo e abuso de substâncias e (4) Igualdade de Género — que nas suas actividades procuram definir não apenas os comportamentos a evitar  mas, fundamentalmente,  orientar os jovens para comportamentos saudáveis, assegurando os meios para que estes possam ser colocados em prática, sobretudo através da aprendizagem e treino de competências de comunicação, de resolução de conflitos e de tomada de decisão. As dimensões centrais desta intervenção, são, como o próprio nome do programa o indica, quatro: violência no namoro e entre pares, comportamentos sexuais, consumo de substâncias e questões de género. As sessões são asseguradas pelos professores, ao longo do ano lectivo, após formação acerca das dinâmicas utilizadas e com base nos quatro manuais de actividades, que incluem a descrição de cada uma das sessões e vídeos de apoio à abordagem dos temas.

A implementação-piloto deste projecto decorreu ao longo do ano 2008-2009 na Escola Secundária Inês de Castro e durante o ano lectivo de 2009-2010 nesta escola e na EB 2,3 de Pedrouços, na disciplina de Área de Projecto.

 O objectivo da oficina será apresentar este programa como uma estratégia de prevenção da violência nos relacionamentos, enquadrando a sua abordagem integrada e o trabalho desenvolvido com os professores e alunos em contexto escolar.

Os participantes serão convidados a experimentar algumas das dinâmicas do programa e a reflectir acerca da importância de uma abordagem integrada dos factores de risco na adolescência.