O
TEATRO-FÓRUM: A ARTE DA PARTICIPAÇÃO
Hugo
Cruz* - Coordenador do Núcleo Teatro do Oprimido do
Porto (NTO-Porto)
O Teatro-Fórum,
técnica utilizada em mais de 70 países de todo o Mundo, surge como uma das ferramentas
centrais na metodologia do Teatro do Oprimido (TO) que teve a sua origem nos
anos 60 na América Latina. O teátrologo brasileiro Augusto
Boal sistematizou esta metodologia seguindo a linha da Pedagogia do Oprimido
criada pelo seu contemporâneo Paulo Freire.
De uma forma sintética esta metodologia
sistematiza exercícios, jogos e técnicas teatrais com o objectivo da desmecanização
física e intelectual dos participantes permitindo o ensaio de alternativas para situações que se revelem como opressões na vida quotidiana.
O TO é usado como meio de
desenvolvimento de competências pessoais e sociais, de participação activa, de
promoção da consciência cívica e consequentemente de desenvolvimento social e
comunitário.
Todas as criações desenvolvidas
devem reflectir as inquietações, necessidades, urgências e problemáticas
sentidas pelos participantes, sendo os grupos que definem os temas a serem
apresentados e abertos à discussão. Uma característica fundamental do TO é
estabelecer uma comunicação directa, activa e participada entre espectadores e
actores, transformando-os em espect-actores.
O Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto (NTO-Porto), tem vindo a aprofundar a pesquisa e o
desenvolvimento desta metodogia através do trabalho
com diversas populações, nomeadamente em contexto escolar e comunitário.
Destaca-se no âmbito das suas actividades a parceria
com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/Projecto (O)usar Ser Laço Branco
através da qual tem formado nos últimos anos grupos de multiplicadores e desempenhado
um papel de supervisão no âmbito desta metodologia.
Nesta workshop teremos oportunidade de discutir os princípios teóricos básicos do TO, as suas aplicações na
realidade portuguesa e de experimentar alguns exercícios que se incluem
no desenvolvimento de um processo de construção desta natureza.
*Notas
Curriculares
- Licenciado em Psicologia, pela Faculdade de
Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e pós-graduado em
Teatro Social e Intervenção Sócio-Educativa na Universidade Ramon
Llull, Barcelona.
- Teve formação com Ingrid
Koudela, Julian Boal, Koldobika Vio, Roberto Mazzini, Georges La Ferrière, Bárbara Santos, Augusto Boal, Marc
Klein entre outros. Frequentou cursos e realizou
intercâmbio no Instituto Gestalt de Barcelona e no
Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro.
- Co-Fundador da PELE_Espaço
de Contacto Social e Cultural e Coordenador do Núcleo do Teatro do Oprimido do
Porto (NTO-Porto).
- Desenvolve o seu trabalho em projectos de
desenvolvimento comunitário. Ao longo do seu percurso tem implementado
experiências no âmbito do teatro social com jovens em risco, idosos e grupos de
pais. Nomeadamente na área da prevenção da violência doméstica e HIV/SIDA tem
desenvolvido trabalho recorrendo à metodologia do teatro-fórum.
Paralelamente tem promovido formação no âmbito da intervenção comunitária,
educação parental e teatro social para estudantes e profissionais.
- Professor nas Pós-Graduações de “Teatro: uma
Ferramenta na Intervenção em Contextos Sócio-Educativos”, “Gestão e Animação de
Projectos no domínio das actividades de enriquecimento curricular” e no âmbito
das “Técnicas Teatrais aplicadas à intervenção com famílias” na pós-graduação
de “Processos Psicoterapêuticos nos Sistemas Familiares” na Faculdade de
Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
- Elemento do Júri Independente presidido por
Daniel Sampaio do Programa para Crianças e Jovens em Risco no Concurso de
Projectos na Área da Formação Parental da Fundação Calouste Gulbenkian. Assessor
técnico no processo de acompanhamento dos projectos aprovados no âmbito do
mesmo programa.
- Professor no âmbito do "Teatro em
Contexto" na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo - Instituto Politécnico do Porto.
Publicações:
Cruz, H. (2009). A educação parental e o teatro: as
potencialidades da informalidade com intencionalidade (no prelo).
Cruz, H. (2009). Texturas - la fuerza de una comunidad en el
escenario. Revista Teatro, Expresión,
Educación, 61, Ciudad Real:
Ñaque Editorial
Cruz, H. e Pinho, I. (2008).
Pais, uma experiência (23ª Ed.) Porto: Editora LivPsic.
Cruz, H. e Gomes, I (2008). Clubes ALPE: O
teatro ao serviço da educação de adultos. Revista Formar, 63, Lisboa: IEFP.
Cruz, H. e Gomes, I (2008). El
Teatro-Fórum y la Capacitación de Parados de Larga Duración.
Revista Teatro, Expressión, Educación,
55, Ciudad Real: Ñaque
Editorial.
Cruz, H. (2008). El
teatro y la educación
parental. Revista Teatro, Expressión, Educación, 53, Ciudad Real: Ñaque Editorial.
Cruz, H. (2005). Afinal os pais também têm medo!. www.psicologia.com.pt