PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NOS RELACIONAMENTOS
ÍNTIMOS E PROMOÇÃO DE COMPORTAMENTOS SAUDÁVEIS
Rosa Saavedra –
APAV, Porto.
Actualmente
a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima está a desenvolver o Programa 4d – currículo de prevenção integrada para o 9º ano de escolaridade, que resulta da tradução e adaptação de um programa desenvolvido no
Canadá, The Fourth R, pela equipa do Dr. David
Wolfe, e que estará, até Setembro de 2010, integrado num programa mais amplo da
Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (financiado no âmbito do
Programa Operacional de Potencial Humano, Eixo 7. Igualdade de Género,
Tipologia de Intervenção 7.3 Apoio Técnico e Financeiro às ONG). A tradução e a
adaptação autorizadas deste programa resultam do trabalho conjunto da APAV e do
projecto “Violência nas relações juvenis de intimidade”, da Universidade do
Minho, no âmbito do doutoramento de Rosa Saavedra, co-autora desta adaptação
com
O
4d é um programa curricular de prevenção de comportamentos de
risco e promoção de comportamentos saudáveis, cujo objectivo é reduzir o risco
e não apenas eliminar comportamentos. O foco central deste programa é os
relacionamentos.
A versão
adaptada deste curriculum é composta por 28 sessões (mais sete do que a
versão original) e mais uma unidade do que a versão original — (1) Relacionamentos
Saudáveis, (2) Crescimento e sexualidade saudáveis, (3) Consumo e abuso de
substâncias e (4) Igualdade de Género — que nas suas actividades procuram
definir não apenas os comportamentos a evitar mas, fundamentalmente,
orientar os jovens para comportamentos saudáveis, assegurando os meios
para que estes possam ser colocados em prática, sobretudo através da
aprendizagem e treino de competências de comunicação, de resolução de conflitos
e de tomada de decisão. As dimensões centrais desta intervenção, são, como
o próprio nome do programa o indica, quatro: violência no namoro e entre pares,
comportamentos sexuais, consumo de substâncias e questões de género. As sessões
são asseguradas pelos professores, ao longo do ano lectivo, após formação
acerca das dinâmicas utilizadas e com base nos quatro manuais de actividades,
que incluem a descrição de cada uma das sessões e vídeos de apoio à abordagem
dos temas.
A
implementação-piloto deste projecto decorreu ao longo do ano 2008-2009 na
Escola Secundária Inês de Castro e durante o ano lectivo de 2009-2010 nesta
escola e na EB 2,3 de Pedrouços, na disciplina de Área de Projecto.
O objectivo da oficina será apresentar este
programa como uma estratégia de prevenção da violência nos relacionamentos,
enquadrando a sua abordagem integrada e o trabalho desenvolvido com os
professores e alunos em contexto escolar.
Os
participantes serão convidados a experimentar algumas das dinâmicas do programa
e a reflectir acerca da importância de uma abordagem integrada dos factores de
risco na adolescência.