O TEATRO-FÓRUM: A ARTE DA PARTICIPAÇÃO

Hugo Cruz* - Coordenador do Núcleo Teatro do Oprimido do Porto (NTO-Porto)

www.apele.org

 

O Teatro-Fórum, técnica utilizada em mais de 70 países de todo o Mundo,  surge como uma das ferramentas centrais na metodologia do Teatro do Oprimido (TO) que teve a sua origem nos anos 60 na América Latina. O teátrologo brasileiro  Augusto Boal sistematizou esta metodologia seguindo a linha da Pedagogia do Oprimido criada pelo seu contemporâneo Paulo Freire.

De uma forma sintética esta metodologia sistematiza exercícios, jogos e técnicas teatrais com o objectivo da desmecanização física e intelectual dos participantes permitindo o ensaio de alternativas para situações que se revelem como opressões na vida quotidiana.  O TO é usado como meio de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, de participação activa, de promoção da consciência cívica e consequentemente de desenvolvimento social e comunitário.

Todas as criações desenvolvidas devem reflectir as inquietações, necessidades, urgências e problemáticas sentidas pelos participantes, sendo os grupos que definem os temas a serem apresentados e abertos à discussão. Uma característica fundamental do TO é estabelecer uma comunicação directa, activa e participada entre espectadores e actores, transformando-os em espect-actores.

O Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto (NTO-Porto), tem vindo a aprofundar a pesquisa e o desenvolvimento desta metodogia através do trabalho com diversas populações, nomeadamente em contexto escolar e comunitário. Destaca-se no âmbito das suas actividades a parceria com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra/Projecto (O)usar Ser Laço Branco através da qual tem formado nos últimos anos grupos de multiplicadores e desempenhado um papel de supervisão no âmbito desta metodologia.

Nesta workshop teremos oportunidade de discutir os princípios teóricos básicos do TO, as suas aplicações na realidade portuguesa e de experimentar alguns exercícios que se incluem no desenvolvimento de um processo de construção desta natureza.

 

 

*Notas Curriculares

- Licenciado em Psicologia, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e pós-graduado em Teatro Social e Intervenção Sócio-Educativa na Universidade Ramon Llull, Barcelona.

- Teve formação com Ingrid Koudela, Julian Boal, Koldobika Vio, Roberto Mazzini, Georges La Ferrière, Bárbara Santos, Augusto Boal, Marc Klein entre outros. Frequentou cursos e realizou intercâmbio no Instituto Gestalt de Barcelona e no Centro de Teatro do Oprimido do Rio de Janeiro.

- Co-Fundador da PELE_Espaço de Contacto Social e Cultural e Coordenador do Núcleo do Teatro do Oprimido do Porto (NTO-Porto).

- Desenvolve o seu trabalho em projectos de desenvolvimento comunitário. Ao longo do seu percurso tem implementado experiências no âmbito do teatro social com jovens em risco, idosos e grupos de pais. Nomeadamente na área da prevenção da violência doméstica e HIV/SIDA tem desenvolvido trabalho recorrendo à metodologia do teatro-fórum. Paralelamente tem promovido formação no âmbito da intervenção comunitária, educação parental e teatro social para estudantes e profissionais.

- Professor nas Pós-Graduações de “Teatro: uma Ferramenta na Intervenção em Contextos Sócio-Educativos”, “Gestão e Animação de Projectos no domínio das actividades de enriquecimento curricular” e no âmbito das “Técnicas Teatrais aplicadas à intervenção com famílias” na pós-graduação de “Processos Psicoterapêuticos nos Sistemas Familiares” na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

- Elemento do Júri Independente presidido por Daniel Sampaio do Programa para Crianças e Jovens em Risco no Concurso de Projectos na Área da Formação Parental da Fundação Calouste Gulbenkian. Assessor técnico no processo de acompanhamento dos projectos aprovados no âmbito do mesmo programa.

- Professor no âmbito do "Teatro em Contexto" na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo - Instituto Politécnico do Porto.

 

Publicações:

Cruz, H. (2009). A educação parental e o teatro: as potencialidades da informalidade com intencionalidade (no prelo).

Cruz, H. (2009). Texturas - la fuerza de una comunidad en el escenario. Revista Teatro, Expresión, Educación, 61, Ciudad Real: Ñaque Editorial

Cruz, H. e Pinho, I. (2008). Pais, uma experiência (23ª Ed.) Porto: Editora LivPsic.

Cruz, H. e Gomes, I (2008). Clubes ALPE: O teatro ao serviço da educação de adultos. Revista Formar, 63, Lisboa: IEFP.

Cruz, H. e Gomes, I (2008). El Teatro-Fórum y la Capacitación de Parados de Larga Duración. Revista Teatro, Expressión, Educación, 55, Ciudad Real: Ñaque Editorial.

Cruz, H. (2008). El teatro y la educación parental. Revista Teatro, Expressión, Educación, 53, Ciudad Real: Ñaque Editorial.

Cruz, H. (2005). Afinal os pais também têm medo!. www.psicologia.com.pt