Analisando o fluxo de entrada dos pacientes: tentativa de conhecer a oferta e a procura de atendimentos em uma unidade básica | | Português | | Marisa Nelson, Josefina Oliveira, Miriam Mazzotto, Adriana Mafra, Teresa Rosa | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Sala 1 - Piso -1 |
Anemia ferropenica y aportes de hierro en niños niñas de cinco meses a doce años de edad | | Español | | Maria | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 18:30 | Pólo B - Sala 13 - 2º andar |
Anotação de enfermagem: estratégias de ensino para capacitação da equipe de enfermagem | | Português | | Marcia Mecone, Marina Vaidotas, Aline , Fabrício Trindade, Adriano Gois | | Poster | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-22 | 16:30 | Pólo A - Sala 2.5 - 2º andar |
Ansiedade e atitudes perante a morte numa amostra de enfermeiros caboverdianos | | Português | | Luís Loureiro, Patricia Moniz | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo A - Sala 2.2 - 2º andar |
Ansiedade e necessidades dos cuidadores primários de crianças portadoras e não portadoras de deficiência | | Português | | Cátia Fernandes, Mirian Dias, Eduarda Nóbrega, Daniela Vale, Sónia Sousa | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo A - Sala 2.3 - 2º andar |
Ansiedade em contexto de formação - o caso dos estudantes de Enfermagem | | Português | | Beatriz Araújo, Luís Sá | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Antissepsia pré medicamentosa: revisão integrativa da literatura | | Português | | André Martins, Barbara Pereira, Beatriz Jorge | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Aplicação do conceito de B-Learning na formação inicial de enfermeiros: análise do desenvolvimento de uma unidade curricular de opção | | Português | | João Veiga | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Laboratório de Relaxamento |
Aplicabilidade da pesquisa em enfermagem com animais: limites e tendências | | Português | | Fabíola Fortes, Juliana Faria, Betânia Fernandes, Cristina Arreguy-Sena, Sonia Dias | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Aplicabilidade do EPortfólio no Ensino Universitário: uma revisão sistemática | | Português | | Ana Ravelli, Grace Sasso | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo A - Sala 2.3 - 2º andar |
Aplicación de enfermería basada en evidencia (EBE) en docencia | | Español | | Alicia Arrate, Astrid Pérez, Ruth Avendaño, Roxana Flores, Erika Muñoz | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 17:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Aplicación de la ética y deontología en la práctica profesional de la enfermera | | Español | | Martha Mendoza, Jessica Vera | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 18:30 | Pólo B (ESTSC) - Sala 8 - 1º andar |
Aplicando o brinquedo terapêutico dramático: a experiência do estudante de graduação em enfermagem | | Português | | Renata Belussi, Natali Alencar, Tatiana Vilhaça | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Aportaciones del humanismo en la formación de las enfermeras | | Español | | Dulce Cadena, Ma. Saldaña, Leticia Guajardo | | Comunicação oral | | História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo B - Sala 13 - 2º andar |
Applying ecodevelopmental theory and the theory of reasoned action to understand HIV risk behaviors among hispanic adolescents | | English | | Johis Ortega | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo A - Sala 2.1 - 2º andar |
Aprender a Ser Enfermeiro: percepção dos factores de influência no desenvolvimento de competências durante o curso de licenciatura | | Português | | Palmira Oliveira | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:30 | Pólo A - Sala 1.4 - 1º andar |
Aprender a viver com a ostomía | | Português | | Amâncio Carvalho, Rita Alves, Maria Monteiro, Francisco Reis, Maria Branco | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B - Sala 8 - r/ch |
Aprendizagem dos valores profissionais no Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE) | | Português | | Isilda Ribeiro, António Carvalho | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo A - Sala 2.3 - 2º andar |
Aprendizagem experiencial no desenvolvimento de competências relacionais de ajuda: um estudo empírico realizado com enfermeiros | | Português | | Rosa Melo, Maria Silva | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
Aprendizagem sobre o cuidado em Saúde Mental: representações sociais de trabalhadores da Amazônia, Brasil | | Português | | Sandra Becker, Jussara Martini | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 17:30 | Pólo A - Sala 2.5 - 2º andar |
Aprendizaje Activo en Enfermería Geriátrica | | Español | | Carmen Salinas, María Martín, Coro Pérez, Mª Galán | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:30 | Pólo B - Sala 1 - Piso -1 |
Aprendizaje autodirigido | | Español | | Carmen Salinas, Coro Pérez, Mª Galán, María Martín | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Aprendizaje basado en problemas en el cuidado del paciente crítico | | Español | | Mª Galán, Coro Pérez, Carmen Salinas, María Martín | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo A - Sala 2.3 - 2º andar |
Aprendizaje clinico en atención especializada: percepción de los tutores clinicos en un hospital universitario de la comunidad autonoma de Madrid | | Español | | Mª López | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Aprendizaje servicio (A+S): metodología innovadora para el aprendizaje significativo de los estudiantes de enfermería y una contribución a la entrega de servicios de calidad en la sociedad chilena | | Español | | Angélica Cancino, Nicole Unjidos, Chantal Valderrama, Marcela Egaña | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 1 - r/ch |
Aproximação com a docência no ensino superior: relato de experiência dos monitores em saúde no contexto da atenção básica | | Português | | Mônica Campos, Nunila Oliveira, Ana Campos, Maria Nogueira, Silvia Matumoto | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo A - Sala 2.3 - 2º andar |
Aptidões facilitadoras da aprendizagem de estudantes de Enfermagem em cursos à distância: uma revisão sistemática da literatura | | Português | | Rosa Freire, Maria Landeiro | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo B - Sala 8 - r/ch |
Aptitud clínica en las(os) alumnas(os) de la especialidad en Enfermería del adulto en estado crítico | | Español | | Catalina Ruiz, Reyna Miranda | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Aquisição e desenvolvimento de competencias relacionais do estudante de licenciatura em enfermagem - um estudo qualitativo | | Português | | Maria Zangão, Felismina Mendes | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:30 | Pólo B - Sala 1 - Piso -1 |
Articulação da formação de enfermeiros com o projecto “Viana do Castelo – cidade saudável” | | Português | | Carlos Subtil, Luís Graça, Maria Pereira, Clara Araújo | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo B - Sala 1 - Piso -1 |
Articulação ensino – serviço: estratégia potente para formação profissional | | Português | | Maria Costa, Sílvia Tonhom, Graziela Martins, Elucimara Sílva, Priscila Santili | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo A - Sala 2.4 - 2º andar |
Articulação ensino-serviço no curso de enfermagem | | Português | | Lúcia Duarte, Tais Monteiro, LENI LANZA | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:30 | Pólo A - Sala 1.4 - 1º andar |
Artistic pedagogical technologies: innovative teaching strategies for online nursing education | | English | | Margaret Edwards, Beth Perry, Katherine Janzen | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
As contribuições do PET gerar, nascer e crescer no ensino da saúde da mulher e da criança para alunos da área da saúde | | Português | | Márcia Souza, Virgínia Oliveira, Luciana Maia, Vânia Oliveira, Andreza Cortez | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo A - Sala 2.5 - 2º andar |
As diferentes configurações da violência nas relações pedagógicas entre docentes e discentes em uma universidade brasileira | | Português | | Wilza Pereira, Gênesis Cruz | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
As diferentes imagens do processo de educação em saúde no cotidiano das puérperas | | Português | | Adriana Tholl, Rosane Nitschke, Juliana Luz, Juliana Guesser | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B - Anfiteatro 3 - 2º andar |
As dimensões do cuidado e a perspectiva ecológica na visão de acadêmicos de enfermagem | | Português | | Luciara Sebold, Silvana Kempfer, Telma Carraro | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B - Laboratório 2 - 1º andar |
As implicações da tecnologia digital no trabalho docente em um curso superior de enfermagem | | Português | | Gustavo Kallajian, Fabiola Gomes, Idessania Costa, Michelle Gomes | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 8 - 1º andar |
As intenções dominantes nas concepções de enfermagem - estudo a partir de uma amostra de estudantes finalistas | | Português | | Maria Silva, Margarida Vieira | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
As muitas possibilidades do processo ensinar e aprender na formação do enfermeiro | | Português | | Maria Ramos, Maria Briguente, Eliane Lima, Leila Massaroni, Márcia Almeida | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo A - Sala 2.5 - 2º andar |
As narrativas biográficas como método de investigação dos processos de formação em Enfermagem | | Português | | Jesuína Varela | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo A - Sala 2.3 - 2º andar |
As percepções e significados do cuidar de enfermagem à pessoa idosa - uma revisão sistemática de literatura | | Português | | Eugénia Grilo, Felismina Mendes | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Laboratório 2 - 1º andar |
As produções científicas da Enfermagem sobre educação em saúde na última década, no Brasil | | Português | | Sonia Oliveira, Patricia Ferraccioli | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo A - Sala 2.2 - 2º andar |
As redes cotidianas do currículo do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo | | Português | | Maria Ramos, Maria Barros, Carlos Ferraço | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo A - Sala 2.3 - 2º andar |
Aspectos éticos, bioéticos e de humanização em trabalhos de conclusão de curso de graduação em Enfermagem | | Português | | Maria Reppetto, Maria Avelar, Debora Almeida, Janete Komessu | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Aspectos clínicos e epidemiológicos de clientes ambulatoriais com lesões cirúrgicas e traumáticas | | Português | | Maria Barbosa, Kariny Freitas, Fernanda Zuffi, Tassiana Moreira, Karla Silva | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
Aspectos culturales de las madres en la prevención de las infecciones respiratorias agudas según la teoría de Madeleine Leininger | | Español | | Margarita , Melissa Cruz, Milagros Espinoza | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B - Anfiteatro 3 - 2º andar |
Aspectos de educação inclusiva para a aprendizagem de estudantes no laboratório de Enfermagem | | Português | | Ana , Lígia Marceu | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 6 - 1º andar |
Aspectos emocionais presentes em mulheres com síndrome hipertensiva da gravidez | | Português | | Nilba Souza, Izaura Freire, João Silva, Richardson Silva, Ana Araújo | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Assistência ao paciente clínico em retenção urinária: revisão integrativa da literatura | | Português | | Alessandra Mazzo, Mirella Souza, José Martins, Fernando Henriques, Simone Godoy | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Anfiteatro 1 - 2º andar |