Cuidado de enfermagem ao portador de transtorno mental: como ensinar a escuta? | | Português | | Teresa Kurimoto | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 18:30 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
Cuidado de mães aos filhos na vigência do HIV mediante o uso da escala de avaliação da capacidade para cuidar de crianças expostas ao HIV | | Português | | Marli Galvão, Julyana Freitas, Léa Barroso | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Laboratório 2 - 1º andar |
Cuidado Dialógico: Estratégia de Enfrentamento da Violência Vivida pelas Adolescentes em Situação de Rua | | Português | | Vilma Martins, Lucia Penna, Joana Carinhanha, Beatriz Soares | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Anfiteatro 3 - 2º andar |
Cuidado do neonato: experiencias de mães adolescentes | | Português | | Aisiane Morais, Cínthia Campos, Climene Camargo | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Sala 12 - 2º andar |
Cuidados de enfermagem em cuidados continuados: cada caso é um caso, uma possibilidade de ensino-aprendizagem | | Português | | Gina Marques, José Amendoeira | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
Cuidados de higiene: da tarefa ao cuidado - Uma reflexão | | Português | | Cassilda Sarroeira | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
Cuidados dispensados em domicílio a pacientes acamados cadastrados na estratégia saúde da família de Teresina Piaui Brasil | | Português | | Sandra Bezerra, Maria Luz, Maria Caliri | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo A - Sala 2.5 - 2º andar |
Cuidados gerais ao adulto em situações de lesão renal aguda: revisão | | Português | | Graziela Souza, Dayse Carvalho, Marcia Magro | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo B (ESTSC) - Anfiteatro 1 - 1º andar |
Cuidados paliativos pediátricos: exigência e desafio | | Português | | Manuela Amaral-Bastos | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Cuidar e mediar na multiculturalidade | | Português | | Alcinda Reis | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Cuidar em Enfermagem num contexto transcultural: reflexões dos enfermeiros sobre a prática | | Português | | Carla Damásio | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo B - Laboratório 2 - 1º andar |
Cuidar em Enfermagem: Percepção dos alunos de Enfermagem | | Português | | Ana Dias, Nélia Vaz, Maria Vieira, Maria Bettencourt, Jesuína Varela | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo A - Sala 1.4 - 1º andar |
Cuidar idosos dependentes no olhar dos familiares | | Português | | Maria Vieira | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Laboratório de Relaxamento |
Cuidar para não intoxicar: uma ação educativa em saúde | | Português | | Daniele Barbosa, Francisca Sousa, Ítalo Silva, Thiago Silva, Cynthia Viegas | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Sala 8 - r/ch |
Cultura de los cuidados como eje para la investigación en enfermería: experiencia de 3 investigadoras iberoamericanas | | Español | | Maria Delgado, Julia Silva, Mitzi Valdivia | | Simpósio em sessão paralela | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 7 - 1º andar |
Cultura feminina e seu impacto na produção de uma tecnologia educativa para prevenção de DST/HIV/AIDS | | Português | | Ana Pinheiro, Leilane Sousa, Nilza Leitão, Mirna Oliveira, Saiwori Anjos | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 7 - 1º andar |
Currículo em Educação em Enfermagem | | Português | | Hélia Dias, Maria Pereira | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo B - Sala 8 - r/ch |
Currículo integrado e orientado por competência: cuidado individual, coletivo e gestão no cenário hospitalar | | Português | | Maria Costa, Cássia Hamamoto, Ieda Valderramas, Márcia Rodrigues, Fernanda Mazzetto | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 17:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Curso de especialização em Enfermagem sob forma de residência – pioneirismo na América Latina | | Português | | Rosana Silva, Josicélia Fernandes, Jane Souza, Giselle Teixeira, Mary Silva | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B (ESTSC) - Anfiteatro 1 - 1º andar |
Curso de graduação em Enfermagem do município de São Paulo que abordam o tema custos na grade curricular | | Português | | Antônio Lima, Maria Leite, Valéria Castilho, Carla Cruz, Heloísa Peres | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 15:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Curso técnico de Enfermagem na modalidade à semi-presencial: experiência da coordenação do curso | | Português | | Denise Friedrich | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
Díade família-cliente: uma estratégia eficaz na gestão dos cuidados de Enfermagem | | Português | | Carlos Laranjeira | | Poster | | Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2011-09-22 | 17:30 | Pólo B - Anfiteatro 1 - 2º andar |
Da denúncia ao anúncio: o projeto beleza negra como uma das formas de implementação da lei 11.648/2008 na educação em saúde | | Português | | Raphael Oliveira, José Antunes, Gabriela Santos, Luana Silva, Igor Martins | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Sala 8 - r/ch |
Defendendo o preparo profissional para atuar na atenção primária de saúde | | Português | | Francisca Sousa, Maria Figueiredo | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo A - Sala 1.4 - 1º andar |
Demanada psicológica, controle do trabalho e distúrbios psíquicos menores em enfermeiros docentes | | Português | | Liana Lautert, Juliana Tavares, Tânia Magnago, Carmem Beck | | Poster | | Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo B - Anfiteatro 1 - 2º andar |
Demanda de pacientes com diabetes mellitus em hospital de urgência | | Português | | Tatiane Martins, Cesar Pedersoli, Claudia Santos, Carla Teixeira, Maria Zanetti | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 18:30 | Pólo B (ESTSC) - Sala 8 - 1º andar |
Depois do diagnóstico de cancro: a realidade de quem sofre | | Português | | Carlos Laranjeira | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Sala 12 - 2º andar |
Desafio para a Assistência de enfermagem ao surdo - uma revisão integrativa | | Português | | Inacia França, Eurípedes França, Alexsandro Coura, Francisco Sousa, Rosilene Baptista | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 17:30 | Pólo B - Anfiteatro 3 - 2º andar |
Desarrollo de la investigación histórica de enfermería en Chile | | Español | | Julia Silva, Jose Gonzalez, Ana Mora | | Comunicação oral | | História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Desarrollo de materiales de aprendizaje para la formación de pregrado en enfermería considerando la operacionalización de la metodología ABP | | Español | | Juan Pichardo, Maria Ferri, Carmen Mendoza, María Martínez, Juana Galvañ | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 8 - 1º andar |
Desarrollo de un modelo curricular del practicum de enfermería en la universidad de Cádiz | | Español | | Ana Otero, Ana Bañón | | Poster | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo B - Sala 13 - 2º andar |
Descobrir e apreciar as práticas colaborativas: co-construção de um modelo de intervenção em ajuda mútua promotor de esperança | | Português | | Zaida Charepe, Margarida Vieira, Luís Neto | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Descortinando a Enfermagem nas áreas de atuação e responsabilidades sociais para jovens do ensino médio: relato de experiência | | Português | | Solange Godoy, Mércia Lima, Kleyde Souza, Carla Ribeiro | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Desempeño laboral gerentes de enfermería motivación de las enfermeras de cuidado directo | | Español | | Mirtha Sánchez | | Comunicação oral | | Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B - Sala 12 - 2º andar |
Desempenho do SAPSII e do LODS na predição de mortalidade em UTI | | Português | | Cristina Settervall, Lilia Nogueira, Regina Sousa, Lilian Silva, Kátia Padilha | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 6 - 1º andar |
Desencuentros entre la configuración de la práctica profesional y la construcción identitaria enfermera | | Español | | Mª Martínez, María Martínez, Florentino Trejo, Jose García, Antonio Cachá | | Poster | | História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Sala 13 - 2º andar |
Desenvolvendo competências ético-deontológicas com estudantes de Enfermagem | | Português | | Marília Neves, Maria Tanqueiro | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Desenvolvimento de competências do estudante de Enfermagem, em contexto de ensino clínico, à luz da perpectiva bioecológica | | Português | | Marília Rua, Isabel Alarcão, Wilson Abreu | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Laboratório 1 - 1º andar |
Desenvolvimento de Competências do Estudante de Enfermagem: Evidência das Classificações e as Vivências dos Actores | | Português | | Marília Rua, Isabel Alarcão, Wilson Abreu | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Laboratório 1 - 1º andar |
Desenvolvimento de software instrucional para o ensino-aprendizado da anatomia obstétrica direcionado para a Enfermagem | | Português | | Adília Sciarra | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo A - Sala 2.2 - 2º andar |
Desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo através da discussão do estudo de caso | | Português | | Fátima Braga, Cláudia Augusto, Ana Macedo, Helena Rosário, Odete Araújo | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Laboratório 1 - 1º andar |
Desenvolvimento docente para o ensino por competência: a construção coletiva de um programa | | Português | | Neuci Santos, Wilza Pereira, Mara Ribeiro | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo A - Sala 2.2 - 2º andar |
Desenvolvimento e avaliação de um software educacional para o ensino de transtornos da personalidade | | Português | | Nadja Botti, Ana Carneiro, Camila Almeida, Cíntia Pereira | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Desperdício de materiais assistenciais: um olhar a partir da percepção de trabalhadores da enfermagem de um hospital universitário brasileiro | | Português | | Helena Vaghetti, Maiara Roehrs, Caroline Rodriguez, Wilson Filho, Valéria Lunardi | | Comunicação oral | | Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
Detecção Precoce do Cancer de Mama: estratégia para promoção da saúde de mulheres com deficiência visual | | Português | | Inacia França, Francisco Sousa, Cibely Oliveira, Giovanna Cruz | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Anfiteatro 3 - 2º andar |
Detección de Síndrome de Burnout y sobrecarga en el cuidador primario | | Español | | Jiménez Mendoza, Isabel Parra, Juan Estrada, Berenice García, Elizabeth Vicente | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Sala 8 - r/ch |
Determinación de las características del docente asistencial en Enfermería | | Español | | Inmaculada García, Maria Cordero, Norma Villar, Yaan Santiago, Emilio | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
Determinantes sociais da saúde: reflexões a partir das raízes materiais e humanas da “questão social” | | Português | | Sóstenes Silva, Diego Souza, Ticiano Terencio | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Determinantes sociais e saúde do trabalhador: análise crítica sobre o papel da enfermagem do trabalho na contemporaneidade | | Português | | Patrícia Rocha, Helena David | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 17:30 | Pólo B - Laboratório 1 - 1º andar |
Determining knowledge and practice of women to prevention osteoporosis in menopause period | | English | | Zeliha Koc, Zeynep Saglam | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |