Sensibilizar para o risco cardiovascular: um projeto de intervenção: viver com coração | | Português | | Rita Bento, Paulo Ferreira, Carlos Oliveira, Juliana Machado, Telma Pinto | | Comunicação oral em sessão paralela | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2014-07-22 | 09:00 | Pólo A - Sala 2.4 - 2º andar |
Sentimentos de mulheres com alterações no exame papanicolau no sul do Brasil: Considerações da Enfermagem | | Português | | Nalu Kerber, Camila Nobre, Cleci Enderle, Fabiane Francioni, Eloisa Rodrigues, Vanessa Carvalho | | Comunicação oral em sessão paralela | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2014-07-22 | 09:00 | Pólo A - Sala 2.3 - 2º andar |
Ser e ajudar a ser: estilos de vida de jovens mães | | Português | | Maria Nóbrega, Tânia Lourenço, Maria Gonçalves, Flávia Melim, Eduarda Silva, Liana Abreu | | Comunicação oral em sessão paralela | | B3 - A investigação e a inovação, ferramentas do futuro | | 2014-07-25 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Ser e ajudar a ser: promovendo competências parentais e pessoais em jovens mães | | Português | | Maria Nóbrega, Tânia Lourenço, Maria Gonçalves, Flávia Melim, Eduarda Silva, Lisandra Oliveira | | Póster | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Ser eu próprio na compreensão do outro: um processo heurístico na aprendizagem de cuidar | | Português | | Isabel Rabiais, José Amendoeira, Elisabete Nunes | | Comunicação oral em sessão paralela | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 2.1 - 2º andar |
Ser mãe de uma criança com obesidade: a vivência dos processos de transições na parentalidade | | Português | | Maria Duarte, Abel Silva, Isabel Carmo | | Comunicação oral em sessão paralela | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2014-07-22 | 09:00 | Pólo A - Sala 2.3 - 2º andar |
Ser supervisor de estudantes de enfermagem no primeiro ensino clínico | | Português | | Maria Fernandes | | Comunicação oral em sessão paralela | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 2.1 - 2º andar |
Sexualidade e reprodução entre jovens rurais | | Português | | Enilda Nascimento, Talita Oliva, Edméia Coelho, Silvia FERREIRA | | Póster | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2014-07-21 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Sexualidade e uso de drogas em adolescentes e jovens de área rural e urbana do Brasil Central | | Português | | Laurena Pires, Patrícia Oliveira, Ana Junqueira, Sheila Teles, Marcelo Medeiros, Márcia | | Póster | | B1 - A saúde e seus desafios no mundo atual | | 2014-07-25 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
Significados atribuídos à gravidez por mulheres imigrantes e portuguesas | | Português | | Emília Coutinho, Cristina Silva, Paula Nelas, Cláudia Chaves, Maria Amaral, Vitória Parreira | | Póster | | B1 - A saúde e seus desafios no mundo atual | | 2014-07-24 | 17:00 | Pólo A - Sala 2.1 - 2º andar |
Simulação e atores em estratégia de ensino-aprendizagem: relato de experiência | | Português | | Cristiane Silva, Cintia Gonçalves, Edilene Santos, Flavia Guimarães | | Póster | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2014-07-22 | 09:00 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Simulação realística no ensino de enfermagem: olhar de professores | | Português | | Cristiane Silva, Virginia Gomes, Gilmara Rodrigues, Giorgio Souto | | Póster | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2014-07-22 | 09:00 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Sintomatologia de lesões musculoesqueléticas ligadas ao trabalho em enfermeiros de cuidados de saúde primários | | Português | | Tânia Ribeiro, Helena , Florentino Serranheira | | Comunicação oral em sessão paralela | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2014-07-22 | 09:00 | Pólo A - Sala 2.3 - 2º andar |
Sistematização da assistência de enfermagem na Atenção Primária em Saúde | | Português | | Jussara Martini, Astrid Boehs, Maria Costa, Isabel Schimitt, Carolina Rocha, Elizimara Siqueira | | Comunicação oral em sessão paralela | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 2.1 - 2º andar |
Situações significativas de aprendizagem em contextos de trabalho: o início de um percurso formativo em enfermagem | | Português | | Maria | | Comunicação oral em sessão paralela | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2014-07-21 | 14:30 | Pólo A - Sala 2.2 - 2º andar |
Situación de la salud materno-perinatal en 2 centros de salud de Bizkaia | | Español | | Mercedes Landa, Arantza Tuesta, Mónica Alemany, Mª Landa, Iratxe Rodríguez, Leire Sierra | | Póster | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Smoking load of brazilian pregnant women and weight at birth | | English | | Cristina Parada, Ana Carvalheira, Mariana Kataoka, Anna Ferrari, Maira Malta, Maria Carvalhaes | | Póster | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Sobrecarga e qualidade de vida de mães de crianças com doenças crónicas: revisão integrativa | | Português | | Eliza Macedo, Leila Silva | | Póster | | A4 - Enfermagem Clínica | | 2014-07-22 | 09:00 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Software educativo problematizador: desenvolvimento de um sistema aplicado ao processo de enfermagem em Pediatria | | Português | | Roseane Gomes, Rosalie Belian, Luciane Lima, Paulo Diniz | | Comunicação oral em sessão paralela | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 2.1 - 2º andar |
Spreading knowledge and preventing infections in Peru: a pilot program to reduce healthcare acquired infections in developing economies | | English | | Patrick Palmieri, Paola Ojeda | | Comunicação oral em sessão paralela | | B2 - A formação em enfermagem como resposta à situação de saúde do mundo | | 2014-07-25 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.4 - 1º andar |
Strengthening a midwifery capacity-building program: an institutional collaboration between Nicaragua and Sweden | | English | | Marianne Velandia | | Comunicação oral em sessão paralela | | B2 - A formação em enfermagem como resposta à situação de saúde do mundo | | 2014-07-24 | 17:00 | Pólo A - Sala 1.4 - 1º andar |
Subsídios de um modelo de análise para a avaliação da qualidade dos cuidados em saúde: o caso particular da gestão da dor neonatal | | Português | | Maria Cruz, Ananda Fernandes, Catarina Oliveira | | Comunicação oral em sessão paralela | | A3 - Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2014-07-22 | 09:00 | Pólo A - Sala 1.4 - 1º andar |
Sucesso da amamentação: influência da pega da mama | | Português | | Ernestina Silva, Sónia Gonçalves | | Comunicação oral em sessão paralela | | A4 - Enfermagem Clínica | | 2014-07-22 | 14:30 | Polo A - Sala Maior - 1º andar |
Supervisão dos Ensinos Clínicos - do conceito às estratégias. O olhar dos Enfermeiros tutores | | Português | | Maria Soares, Maria Fonseca, Maria Cerqueira, Jacinta Gomes, Maria Marques | | Comunicação oral em sessão paralela | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 2.1 - 2º andar |
Supervisão em Ensinos Clínicos - do conceito às estratégias. O olhar dos Estudantes | | Português | | Maria Marques, Maria Fonseca, Maria Cerqueira, Jacinta Gomes, Maria Soares | | Comunicação oral em sessão paralela | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 2.1 - 2º andar |
Técnica do espelhamento nas aulas de prática laboratorial no ensino de enfermagem | | Português | | Helena Felizardo, Ana Cardoso | | Comunicação oral em sessão paralela | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2014-07-22 | 09:00 | Pólo A - Sala 2.1 - 2º andar |
Teacher for a day: relato da experiência de peer education em contexto de aula prática laboratorial, no ensino de Enfermagem | | Português | | Ana Cardoso, Helena Felizardo, Juliana Ferreira | | Póster | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2014-07-22 | 09:00 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Tecitura do vínculo em saúde na situação crónica de adoecimento | | Português | | Laura Araújo, Juliana Soares, Roseney Bellato | | Póster | | A3 - Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
Tecnologia de gestão de unidades de internamento hospitalares | | Português | | Jorge Lorenzetti, Francine Gelbcke | | Comunicação oral em sessão paralela | | A6 - Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
Telenfermagem como estratégia de prevenção da obesidade e suas comorbidades | | Português | | Claudinalle Souza, Maíra Souza, Cinthia Andrade, Emanuela Pereira, Josemberg Campos, Magdala Novaes | | Comunicação oral em sessão paralela | | A3 - Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.4 - 1º andar |
Tempo/estímulo resposta aos alarmes dos monitores multiparamétricos numa Unidade Cardio Intensiva Cirúrgica: uma análise na perspetiva da fadiga de alarmes | | Português | | Andrezza Franco, Adriana Bridi, Roberto Sila, Rosilene Oliveira | | Comunicação oral em sessão paralela | | A6 - Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
Tendências curriculares dos cursos de graduação em Enfermagem no Mercosul | | Português | | Jussara Martini, Mariane Vitório | | Comunicação oral em sessão paralela | | B2 - A formação em enfermagem como resposta à situação de saúde do mundo | | 2014-07-25 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.4 - 1º andar |
Teoria do desengajamento e crenças derivadas de Rokeach: processo de envelhecimento na perceção de pessoas | | Português | | Luciene Braga, Paulo Pinto, Ana Fernandes, Maria Botelho, Amanda Gava, Cristina Arreguy-Sena | | Comunicação oral em sessão paralela | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2014-07-22 | 09:00 | Pólo A - Sala 2.4 - 2º andar |
Terapias complementares e alternativas para alívio da dor no trabalho de parto | | Português | | Antonieta Shimo, Reginaldo Mafetoni | | Póster | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2014-07-22 | 09:00 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Testes rápidos de HIV e sífilis na atenção primária de Pernambuco, Brasil: contribuições da Enfermagem para a redução da mortalidade perinatal | | Português | | Lílian Barros, Hérika Pinheiro, Karla Figueirôa, François Figueirôa, Andreza Faria, Roseli Lyra | | Comunicação oral em sessão paralela | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 2.3 - 2º andar |
The palliative/hospice care needs of Western-Pacific Regional Countries: a palliative care network survey | | English | | Hye-A Yeom, Jinsun Yong, Hwa Lee | | Póster | | B1 - A saúde e seus desafios no mundo atual | | 2014-07-25 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
The Relationship Between The Life Satisfaction and Care Burden of Caregivers Who Giving Maintenance at Home to Elder Patients and The Factors Affecting | | English | | Kevser ISIK, Behice ERCI | | Comunicação oral em sessão paralela | | B1 - A saúde e seus desafios no mundo atual | | 2014-07-25 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
The six months exclusive breastfeeding experience of women in Taiwan | | English | | Yi-Chin Sun | | Póster | | B1 - A saúde e seus desafios no mundo atual | | 2014-07-25 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
Think-Pairs-Share and collective construction: estratégias de educação para a saúde no curso de licenciatura em Enfermagem | | Português | | Marília Rua | | Comunicação oral em sessão paralela | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 2.1 - 2º andar |
Tornar-se mãe: vivências de amamentação em mulheres imigrantes e portuguesas | | Português | | Emília Coutinho, Sandra Rodrigues, Vitória Parreira, Cláudia Chaves, Paula Nelas, Maria Amaral | | Comunicação oral em sessão paralela | | B4 - Contributos da Enfermagem nos Objetivos do Millennium | | 2014-07-25 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
Trabalho e saúde mental em enfermeiros | | Português | | Elisabete Borges, Teresa Ferreira | | Póster | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2014-07-21 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Trabalho na atenção primária em saúde no Brasil e suas implicações nas cargas de trabalho | | Português | | Denise Pires, Letícia Trindade | | Comunicação oral em sessão paralela | | A6 - Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 2.4 - 2º andar |
Transferência de política da toma observada diretamente para tuberculose em Portugal | | Português | | Rogério Rodrigues, Ana Moncaio, Altair Farias, Jaqueline Ballestero, Ana Santos, Pedro Palha | | Póster | | B1 - A saúde e seus desafios no mundo atual | | 2014-07-25 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
Transitional experience of caring for a child with cancer: patterns of response | | English | | Carla Silva, Maria Figueiredo, Filipe Pereira | | Comunicação oral em sessão paralela | | B3 - A investigação e a inovação, ferramentas do futuro | | 2014-07-25 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Transitioning new graduates into clinical nursing: the path to safe patient care | | Português | | Mabel Hunsberger, Margaret Baumann, Mary Crea-Arsenio | | Comunicação oral em sessão paralela | | A4 - Enfermagem Clínica | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
Transplante cardíaco: incorporando novas tecnologias para lidar com a angústia da espera | | Português | | Rosimeire Soares, Ana Machado, Karen Bigatto, Pamela Pigozi, Sara Santos, Livia Santos | | Comunicação oral em sessão paralela | | A3 - Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2014-07-22 | 09:00 | Pólo A - Sala 1.4 - 1º andar |
Transtornos de humor e adesão ao tratamento de pessoas vivendo com HIV, Fortaleza, Ceará, Brasil | | Português | | Marli Galvão, Maria Fiuza, Gilmara Cunha, Samyla Pedrosa, Elucir Gir, Renata Reis | | Póster | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Triagem da pessoa com Acidente Vascular Cerebral: a importância do enfermeiro | | Português | | Ana Roque, Maria Portugal, Rui Gonçalves | | Comunicação oral em sessão paralela | | A4 - Enfermagem Clínica | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
Um recorte da qualidade de vida das pessoas que vivem com o HIV\Sida na baixada litorãnea do Estado do Rio de Janeiro: uma análise WHOQOL | | Português | | Rodrigo Hipolito, Denize Oliveira | | Póster | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Un acercamiento histórico al mundo de las nodrizas a través de los anuncios en El diario de Madrid (1788-1809) | | Español | | Antonio Sabater, Jose Gonzalez, M. Solano | | Comunicação oral em sessão paralela | | A5 - História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2014-07-22 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |