Aspectos religiosos e espirituais na assistência de enfermagem a usuários de álcool e/ou drogas | | Português | | Angelica Martins, Sandra Pillon, Elton Júnior, Isabel Salama, Muriel Silva | | Poster | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-22 | 17:30 | Pólo A - Sala 2.5 - 2º andar |
Álcool e direção: fator de risco no trânsito entre condutores de veículo automotor no município do RJ | | Português | | Angela Abreu, Louise Paixão | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 16:30 | Pólo B - Laboratório 1 - 1º andar |
À procura de conceitos centrais - um contributo para a teoria de enfermagem | | Português | | Paulo Queirós | | Comunicação oral | | História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Ética y cuidado en el curriculum | | Español | | Maria Gil, Ricardo , Moira Curimil, Cecilia Díaz | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo A - Sala 2.4 - 2º andar |
¿Cómo enseñar alimentación, nutrición y dietética a través de la metodología enfermera? Una propuesta didáctica para el Grado en Enfermería | | Español | | Angustias Rodríguez | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo A - Sala 2.4 - 2º andar |
¿Cómo valoran los estudiantes el estudio de caso como método de aprendizaje? | | Español | | Begoña Retana, Elena Urien, Salomé Hoyuelos, Ainhoa Ochoa | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
¿Que ha significado la adaptación al EEES en la planificación docente de la Facultad de Enfermería de Ciudad Real? | | Español | | Mª Dios, Julia Coello, Mª Moreno, Maria Laguna | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
¿Se puede hablar de calidad docente si falta feedback profesora-estudiante? | | Español | | M. Ferrer, Pilar Mateu, Montserrat LLobet, Andrea Fernández, Maria Perez | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 18:30 | Pólo B - Sala 13 - 2º andar |
Úlceras de pressão: uma prioridade em Cuidados Paliativos? – Estudo de caso | | Português | | Silvia Coelho, João Amado, Armando Almeida, Maria Braga, Paulo Alves | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo B - Laboratório 1 - 1º andar |
A ética que se constrói no processo educativo – concepções de professores enfermeiros | | Português | | Flávia Ramos, Dulcineia Schneider, Mara Vargas | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 6 - 1º andar |
A (in)visibilidade da educação para a saúde na vigilância pré-natal | | Português | | Maria Martins | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
A adolescência e sexualidade a óptica do enfermeiro dos cuidados de saúde primários português | | Português | | Manuel Brás, Eugénia Anes, Maria Brás, Maria Praça | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 17:30 | Pólo B - Anfiteatro 2 - 2º andar |
A amamentação e a prevalência da obesidade infantil: dúvidas e contradições na literatura | | Português | | José Janeiro | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 17:30 | Pólo B - Anfiteatro 2 - 2º andar |
A ambiência como dispositivo de saúde: algumas ponderações | | Português | | Maria Bub, Rode Silva | | Poster | | Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
A aprendizagem através das experiências clínicas | | Português | | Cristina Pinto, Wilson Abreu | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
A atuação profissional da enfermagem face ao processo de precarização do trabalho | | Português | | Sóstenes Silva, Ticiano Terencio, Diego Souza | | Comunicação oral | | História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
A avaliação da aprendizagem em ensino clínico de enfermagem: desocultando concepções dos seus actores | | Português | | Maria Fonseca, Nilza Costa | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
A avaliação da experiência de dor na pessoa em fim de vida – a complexidade do sintoma | | Português | | Maria Cerqueira | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
A avaliação das práticas clínicas dos estudantes: uma estratégia e um dilema | | Português | | Custódio Soares | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
A bebida alcoólica, o alcoolista e o alcoolismo: posição dos estudantes de enfermagem frente aos itens de uma escala de atitudes | | Português | | Marina Bittencourt, Fernanda Rocha | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo B - Sala 1 - Piso -1 |
A colocação de cateteres venosos periféricos em ambiente de aulas práticas simuladas e orientadas influência o sucesso da primeira colocação de cateter em contexto real ensino clínico/ estágio? | | Português | | Leonel Preto | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo B - Sala 1 - Piso -1 |
A competência da liderança em Enfermagem: o uso de conceitos, atributos essenciais e o papel do enfermeiro líder | | Português | | Silvia Camelo, Vânea Silva | | Poster | | Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
A complexidade da adaptação a uma ostomia e o cuidar em estomaterapia | | Português | | Clementina Sousa | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Sala 12 - 2º andar |
A componente relacional dos estudantes com o doente no ensino clínico de fundamentos de enfermagem: uma experiência psicopedagógica | | Português | | Ana Camarneiro, José Pinto, Paulo Queirós | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 2 - r/ch |
A concepção do homem e do corpo humano nos manuais para a prática dos enfermeiros no antigo regime | | Português | | Carlos Subtil, Margarida Vieira | | Comunicação oral | | História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
A condição humana e a saúde do adolescente: experiência do programa de educação pelo trabalho para a saúde - PET saúde | | Português | | Cláudia Silva, Vilma Simão | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo B - Sala 1 - Piso -1 |
A confusão aguda como resposta humana no processo de hospitalização | | Português | | Joana Sousa, Rosa Silva, Hugo Neves, Honório Faria | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Laboratório 2 - 1º andar |
A construção e a implementação do projeto pedagógico do curso de graduação em enfermagem da UNIGRANRIO para a formação do enfermeiro generalista | | Português | | Rodrigo Jesus, Cintia Fassarella, Maria Amaral, Mônica Karam | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo A - Sala 2.4 - 2º andar |
A construção moral do trabalhador de saúde como sujeito autônomo e ético | | Português | | Rosemary Silveira, Valéria Lunardi, Karen Carvalho, Cibeli Duarte, Cleusa Martins | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo A - Sala 1.4 - 1º andar |
A consulta com hora marcada como fator de satisfação dos usuários | | Português | | Maria Colombrini, Cíntia Tozzi, Rosana Ramos, Sandra Costa, Cássia Machado | | Comunicação oral | | Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
A contribuição do psicodrama no ensino/aprendizagem de enfermagem | | Português | | Inahiá Pinhel, Gabriela Azzolin, José Oliveira | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
A criança hospitalizada: perspectivas de envolvimento dos pais nos cuidados de saúde | | Português | | Elsa Melo, Pedro Ferreira, Débora Mello | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
A criança, o desenho e a percepção sobre a enfermagem | | Português | | Alfredo Lourenço, Maria Correia, Sílvia Rocha, Maria Santos | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Sala 12 - 2º andar |
A dimensão estética do cuidar em Enfermagem | | Português | | Ana Rodrigues | | Comunicação oral | | História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B (ESTSC) - Anfiteatro 1 - 1º andar |
A disciplina História da Enfermagem no currículo do curso de graduação em enfermagem no Brasil (1923-2001) | | Português | | Alessandra Carrijo, Paulo Campos, Marcia Mecone | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
A doença nos enfermeiros - prespectiva na primeira pessoa | | Português | | Isabel Fernandes | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 6 - 1º andar |
A dramatização como recurso no preparo de crianças submetidas a procedimentos cirúrgicos | | Português | | Eulalia Escobar, Aparecida Mellin, Carmen Tapia | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
A educação como temática referida pelos graduandos de enfermagem nos trabalhos de conclusão de curso | | Português | | Marcia Car, Arlete Silva | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
A educação e a adesão ao tratamento antirretroviral de pessoas com HIV/AIDS | | Português | | Betina Meirelles, Suelen Goulart, Liliam Tonnera | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 17:30 | Pólo B - Anfiteatro 2 - 2º andar |
A educação na promoção da prática baseada na evidência | | Português | | Maria , Marta Rosa | | Poster | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
A educação pelos pares com pacientes diabéticos tipo 2: uma estratégia de transformação de si e do outro | | Português | | Vera Sabóia, Raphaela Batista | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 2 - r/ch |
A educação sexual em meio escolar com alunos, professores e pais | | Português | | Hélia Dias, Maria Santiago, Maria Fonseca | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo A - Sala 2.2 - 2º andar |
A eficácia da instrução programada no ensino de técnicas básicas de enfermagem em Laboratório de Habilidades | | Português | | Maria Carvalho, Ieda Higarashi, Marcia Marino | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo A - Sala 2.4 - 2º andar |
A elaboração de relatório síntese e seu uso como disparador de grupo focal | | Português | | Inahiá Pinhel | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 17:30 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
A enfermagem e as ações de controle da tuberculose na etnia munduruku do Pará na Amazônia brasileira | | Português | | Laura Nogueira, Maria Motta, Paulo Basta, Elizabeth Teixeira | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
A enfermagem e os renais crônicos: desafios no tratamento da hemodiálise | | Português | | Fernanda Oliveira, Eveline Beserra, Maria Alves, Maria Conceição, Maria Cavalcante | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
A expansão das escolas de enfermagem no Brasil e a repercussão no mercado de trabalho | | Português | | Ana Jesus, Fabiana Lira, Maristela Aragão, Darci Rosa | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
A expansão dos cursos de graduação em enfermagem e os requisitos do mundo do trabalho | | Português | | Mary Silva, Nildo Mascarenhas, Giselle Teixeira, Raíssa Florêncio, Josicélia Fernandes | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo A - Sala 1.4 - 1º andar |
A expansão dos cursos de graduação em enfermagem no estado de Minas Gerais e o mercado de trabalho em saúde: um desafio para os egressos de enfermagem | | Português | | Marília , Kênia Silva, Gandra, Cristiane, Coura, Andrade, Martins, Silva | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo A - Sala 2.4 - 2º andar |
A experiência de observação na sala de partos: vivências de estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem | | Português | | Rosa , Teresa Silva | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B (ESTSC) - Anfiteatro 1 - 1º andar |