3. Pesquisa-ação participativa em saúde (09-02-15 a 12-02-15)
3.1. Fundamentação
A pesquisa participativa é cada vez mais comum nas áreas de saúde, assistência social e educação, mas há poucas oportunidades de aprendizagem compartilhada sobre esta abordagem. Para considerar essa necessidade, o ICPHR desenvolveu um curso introdutório sobre os conceitos e métodos de pesquisa-ação participativa em saúde. O curso será oferecido em quatro países na língua local e haverá oportunidades para os participantes dos diferentes países compartilharem suas experiências numa plataforma de Internet. Os participantes também serão encorajados e apoiados para apresentarem o seu trabalho na Conferência Internacional da Rede de Pesquisa-Ação Colaborativa (CARN). As organizações participantes são: Universidade de Northumbria em Newcastle (Newcastle, Reino Unido); Universidade Católica de Ciências Aplicadas de Berlim (Berlin, Alemanha); Universidade de Alberta (Edmonton, Canadá); Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra, Portugal).
3.2. Objetivos
O curso irá permitir aos participantes:
- Identificar as origens da pesquisa participativa no país e a nível internacional;
- Compreender as características definidoras de pesquisa participativa, as teorias subjacentes e conceitos que sustentam essa abordagem;
- Desenhar e implementar um projeto de pesquisa participativa dentro de seu próprio campo de interesse ou área de intervenção;
- Interpretar criticamente os resultados dos projectos de pesquisa participativa para aplicação na sua área de interesse;
- Identificar e discutir o impacto e sustentabilidade da pesquisa participativa.
3.3. Requisitos para inscrição
Os participantes candidatam-se com uma ideia para desenvolvimento de um projeto de pesquisa participativa que será realizada ao longo do ano. Haverá seis sessões de um dia inteiro, onde se trabalha de forma colaborativa para desenvolver a compreensão dos princípios e práticas da pesquisa participativa e discutir questões práticas. Para promover a comunicação e colaboração internacionais a par com a utilidade local, haverá oportunidades de contato contínuo entre os participantes do curso nos outros países, através de links da web.
São requisitos para selecção:
- Conhecimento básico e/ou experiência em intervenção comunitária.
- Uma ideia de projeto de pesquisa participativa que tenha a concordância dos potenciais participantes e o apoio local, a ser realizado durante o curso.
- Compromisso de seis dias inteiros com a instituição de acolhimento, trabalhando em colaboração com outros participantes do curso.
- Compromisso com a implementação de seu projeto de pesquisa participativa ao longo do ano.
- Competência na língua local da instituição escolhida.
3.4. Programa, carga horária, datas e horário
Temas/Conteúdos |
Formador |
Horas |
dia |
Introdução e apresentação dos objectivos da formação Antecedentes da pesquisa participativa - Fundamentos da pesquisa participativa - Panorama histórico e fundamentos teóricos - Conceitos e definições - Como organizar um grupo de pesquisa |
Irma Brito
|
4h |
09.02.15 9h-13h |
Ética e “peer research” no desenvolvimento de pesquisa participativa - Questões éticas e de liderança na pesquisa participativa - Definindo funções: “peer research” - Criação de comunidades dialógicas |
Mª do Céu Barbieri |
4h |
09.02.15 14h-18h |
Desenvolvimento de um projeto de pesquisa participativa - Formulação de um projeto de pesquisa - Desenhos de pesquisa |
Vitor Rodrigues |
8h |
10.02.15 9h-13h 14h-18h |
Recolha e análise de dados em pesquisa participativa · Questões práticas de cada projeto · Reprodução, transformação e impacte da pesquisa participativa · Reprodutividade e transferibilidade do conhecimento |
Irma Brito |
4h |
11.02.15 9h-13h |
Histórias de projectos: discussão e resolução de problemas - Apresentação de projectos - Solução de problemas e/ou alternativas pelos participantes - Disseminação da pesquisa participativa e uso dos midia |
Irma Brito |
4h |
11.02.15 14h-18h |
Reflexões sobre a formação |
Irma Brito |
4h |
12.02.15 9h-13h |
Discussão e apresentação dos resultados dos projectos de pesquisa participativa - Reflexões sobre apresentação científica e de media. Apresentações dos projectos (seminário) - Desenvolvimento de ligações entre projectos nacionais e internacionais - Sustentabilidade da pesquisa participativa |
Fernando Mendes |
32h |
Datas a definir |
TOTAL |
60h |
A formação inicial (28h) decorre no Polo A da ESEnfC e 32h são formação à distância
3.5. Destinatários
Investigadores, profissionais e estudantes de pós-gradução (mestrado ou doutoramento) nas diversas áreas de saúde, acção social, educação ou desenvolvimento social; cidadãos envolvidos na pesquisa para a mudança social.
3.6. Valor de inscrição
- Estudantes de pós-graduação (mestrado ou doutoramento) - 100.00 EUR
- Investigadores e outros profissionais externos - 150.00 EUR
3.7. Equipa pedagógica
COORDENAÇÃO: Irma Brito & Maria da Alegria Simões
FORMADORES: Irma Brito; Fernando Mendes; Elisabete Martins; Elisabete Teixeira (BR); Isabel Loureiro; Iniza Araújo (CV); Maria da Alegria Simões; Maria da Conceição Martins (AO); Maria do Céu Barbieri; Maria Elisabeth Kleba (BR); Natércia Miranda; Paulo Queirós; Rosa Melo; Sónia Acioli (BR); Sónia Dias; Vera Maria Saboia (BR); Vitor Rodrigues