3. Pesquisa-ação participativa em saúde (09-02-15 a 12-02-15)
     3.1. Fundamentação


A pesquisa participativa é cada vez mais comum nas áreas de saúde, assistência social e educação, mas há poucas oportunidades de aprendizagem compartilhada sobre esta abordagem. Para considerar essa necessidade, o ICPHR desenvolveu um curso introdutório sobre os conceitos e métodos de pesquisa-ação participativa em saúde. O curso será oferecido em quatro países na língua local e haverá oportunidades para os participantes dos diferentes países compartilharem suas experiências numa plataforma de Internet. Os participantes também serão encorajados e apoiados para apresentarem o seu trabalho na Conferência Internacional da Rede de Pesquisa-Ação Colaborativa (CARN). As organizações participantes são: Universidade de Northumbria em Newcastle (Newcastle, Reino Unido); Universidade Católica de Ciências Aplicadas de Berlim (Berlin, Alemanha); Universidade de Alberta (Edmonton, Canadá); Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra, Portugal).

     3.2. Objetivos

O curso irá permitir aos participantes:

     - Identificar as origens da pesquisa participativa no país e a nível internacional;
     - Compreender as características definidoras de pesquisa participativa, as teorias subjacentes e conceitos que sustentam essa abordagem;
     - Desenhar e implementar um projeto de pesquisa participativa dentro de seu próprio campo de interesse ou área de intervenção;
     - Interpretar criticamente os resultados dos projectos de pesquisa participativa para aplicação na sua área de interesse;
     - Identificar e discutir o impacto e sustentabilidade da pesquisa participativa.

     3.3. Requisitos para inscrição

Os participantes candidatam-se com uma ideia para desenvolvimento de um projeto de pesquisa participativa que será realizada ao longo do ano. Haverá seis sessões de um dia inteiro, onde se trabalha de forma colaborativa para desenvolver a compreensão dos princípios e práticas da pesquisa participativa e discutir questões práticas. Para promover a comunicação e colaboração internacionais a par com a utilidade local, haverá oportunidades de contato contínuo entre os participantes do curso nos outros países, através de links da web.
São requisitos para selecção:
     - Conhecimento básico e/ou experiência em intervenção comunitária.
     - Uma ideia de projeto de pesquisa participativa que tenha a concordância dos potenciais participantes e o apoio local, a ser realizado durante o curso.
    - Compromisso de seis dias inteiros com a instituição de acolhimento, trabalhando em colaboração com outros participantes do curso.
     - Compromisso com a implementação de seu projeto de pesquisa participativa ao longo do ano.
     - Competência na língua local da instituição escolhida.

     3.4. Programa, carga horária, datas e horário

 

Temas/Conteúdos

Formador

Horas

dia

Introdução e apresentação dos objectivos da formação

Antecedentes da pesquisa participativa

Fundamentos da pesquisa participativa

- Panorama histórico e fundamentos teóricos

- Conceitos e definições

- Como organizar um grupo de pesquisa

Irma Brito
Vera Saboia
Elisabete Kleba
Sónia Acioli
Elizabeth Teixeira
Elisabete Martins
Conceição Martins

 

4h

09.02.15

9h-13h

Ética e “peer research” no desenvolvimento de pesquisa participativa

- Questões éticas e de liderança na pesquisa participativa

- Definindo funções: “peer research”

- Criação de comunidades dialógicas

Mª do Céu Barbieri
Rosa Melo
Isabel Loureiro
Natércia Miranda

4h

09.02.15

14h-18h

Desenvolvimento de um projeto de pesquisa participativa

- Formulação de um projeto de pesquisa

Desenhos de pesquisa

Vitor Rodrigues
Irma Brito
Elizabeth Teixeira
Sónia Dias
Iniza Araújo

8h

10.02.15

9h-13h

14h-18h

Recolha e análise de dados em pesquisa participativa

·                 Questões práticas de cada projeto

·         Reprodução, transformação e impacte da pesquisa participativa

·         Reprodutividade e transferibilidade do conhecimento

Irma Brito
Vera Saboia
Elisabete Kleba
Sónia Acioli

4h

11.02.15

9h-13h

Histórias de projectos: discussão e resolução de problemas

- Apresentação de projectos

Solução de problemas e/ou alternativas pelos participantes

-   Disseminação da pesquisa participativa e uso dos midia

Irma Brito
Vera Saboia
Fernando Mendes
Mª do Céu Barbieri
Paulo Queirós

4h

11.02.15

14h-18h

Reflexões sobre a formação

 Irma Brito
Mª Alegria Simões
Elisabete Martins

4h

12.02.15

9h-13h

Discussão e apresentação dos resultados dos projectos de pesquisa participativa

- Reflexões sobre apresentação científica e de media. Apresentações dos projectos (seminário)

- Desenvolvimento de ligações entre projectos nacionais e internacionais

- Sustentabilidade da pesquisa participativa

Fernando Mendes
Irma Brito
Sónia Dias
Mª do Céu Barbieri

32h

Datas a definir

TOTAL

60h

A formação inicial (28h) decorre no Polo A da ESEnfC e 32h são formação à distância

 

     3.5. Destinatários

Investigadores, profissionais e estudantes de pós-gradução (mestrado ou doutoramento) nas diversas áreas de saúde, acção social, educação ou desenvolvimento social; cidadãos envolvidos na pesquisa para a mudança social.

     3.6. Valor de inscrição

- Estudantes de pós-graduação (mestrado ou doutoramento) - 100.00 EUR
- Investigadores e outros profissionais externos - 150.00 EUR

     3.7. Equipa pedagógica

COORDENAÇÃO: Irma Brito & Maria da Alegria Simões
FORMADORES: Irma Brito; Fernando Mendes; Elisabete Martins; Elisabete Teixeira (BR); Isabel Loureiro; Iniza Araújo (CV); Maria da Alegria Simões; Maria da Conceição Martins (AO); Maria do Céu Barbieri; Maria Elisabeth Kleba (BR); Natércia Miranda; Paulo Queirós; Rosa Melo; Sónia Acioli (BR); Sónia Dias; Vera Maria Saboia (BR); Vitor Rodrigues

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