PEER. Peer-education Engagement and Evaluation Research (Avaliação de projetos de educação pelos pares em Portugal, Angola, Brasil e Cabo Verde) visa desenvolver referenciais de boas práticas em promoção da saúde e educação pelos pares em contexto comunitário, sobretudo envolvendo jovens e estudantes do ensino superior. Baseia-se na pesquisa-ação participativa em saúde para:
- Conceber intervenções educativas dialógicas, criativas e culturalmente competentes;
- Ativar a mobilização comunitária no ensino superior para gerar contextos salutogénicos.


Privilegia a educação pelos pares e métodos de pesquisa colaborativa (peer education & peer research). Valoriza o voluntariado, a participação e a co-criação de conhecimento científico.
Disponibilizamos formação específica em promoção da saúde, educação pelos pares e intervenções em contexto comunitário baseadas na pesquisa-ação participativa em saúde. Esta formação visa criar uma rede de instituições de ensino superior salutogénicas (promotoras de saúde) e capacitar estudantes e profissionais de saúde, acção social e educação para conceberem, implementarem e avaliarem intervenções de promoção da saúde com base comunitária, aplicando a pesquisa-ação participativa em saúde.
Os participantes na formação podem ainda integrar as atividades de validação de modelos de intervenção comunitária para promoção da saúde que incluam educação pelos pares e assim contribuir para a transformação e melhoria do ensino e formação em enfermagem e outros profissionais de saúde, tendo em vista a saúde global e a diminuição das desigualdades em saúde e segundo as estratégias definidas pela OMS.

Evento terminado

Obrigado a todos os participantes

Contactos


link http://www.esenfc.pt/event/peer2014
Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Organização

Apoios