Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  No Tempo em que se Afiavam Agulhas
Autores:  Nídia Salgueiro - Professora Aposentada da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca.
Orientadores: 
Secção:  Apontamentos... Para a história
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Pode parecer exagero o que vou contar, ou uma história de tortura, mas infelizmente é verdadeira e os enfermeiros bem mais recentes do que eu podem testemunhá-lo.
Como referi em número anterior da nossa Referência (n.º 7), há momentos propícios à reflexão, a recuar no tempo, trazendo ao ecrã da nossa mente as vivências do passado. Este apontamento é fruto das emoções e reflexões decorrentes dos meus recentes episódios de doença e pretende ser um registo do que testemunhei nestes cinquenta anos em relação às condições de trabalho que se viveram no contexto dos serviços de saúde, com os consequentes sofrimentos para os doentes e prestadores de cuidados.
Estudantes e recém-formados, por certo, perceberão a evolução em ritmo exponencial dos equipamentos e materiais técnicos com os consequentes ganhos em termos de perfomance dos procedimentos. Neste lapso de tempo histórico, fruto de uma investigação constante, passámos do período da «pedra lascada» para os avanços tecnológicos actuais que tornam possíveis as maravilhas que hoje se concretizam no campo da saúde.
Talvez este relato também permita um olhar mais compreensivo para algumas «paranóias» dos mais velhos na profissão e uma maior preocupação para que não haja usos indevidos dos materiais postos à disposição das presentes gerações.

Palavras-chave
Texto integral
Total: 1 registo(s)
ref_11-79a86.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]