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Título:  A Criança, o sono e a Escola
Autores:  Rosa Maria das Neves Mendes
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2007-06-13
Aceite para publicação:  2007-12-21
Secção:  Artigo
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Resumo
Os conceitos de educação e saúde têm cada vez mais sentido,
entendidos numa perspectiva de complementaridade como
sugerimos nesta investigação sobre a criança, o sono e a escola.
Procuramos deste modo, analisar as relações existentes entre o
tipo diurno e o rendimento escolar, bem como as relações entre o
tipo diurno e a qualidade de sono da criança. Analisamos também
a influência da qualidade de sono no rendimento escolar da
criança, assim como as relações existentes entre o sexo, a idade, as
dificuldades de aprendizagem da criança e o tipo diurno.
Quanto ao tipo de estudo realizado, o mesmo inscreve-se no
âmbito dos estudos não experimentais, transversais, quantitativos,
do tipo descritivo-analítico.
O estudo incidiu sobre a população das crianças (entre os 10 e
os 12 anos de idade) inscritas no Centro de Saúde de Oliveira do
Bairro e respectivas unidades de saúde, com uma amostra de 135
crianças que frequentaram o mesmo.
Os dados foram colhidos, no que se refere à amostra através de um
instrumento de medição que continha a ficha de dados pessoais, a
versão portuguesa do questionário de Horne e Ostberg para avaliar
o tipo diurno, uma escala visuo-analógica para avaliação do sono e
uma escala de sonolência adaptada à criança e ao adolescente.
Podemos constatar que o tipo diurno não influencia significativamente
o rendimento
escolar dos alunos; o rendimento escolar não é
significativamente influenciado pelo tempo que os alunos dormem
ou pela qualidade de sono, mas é negativamente influenciado
pelo
nível de sonolência evidenciado; os alunos matutinos tendem a
dormir mais tempo que os alunos vespertinos e o tipo diurno parece
não influenciar significativamente o nível de sonolência evidenciado
pelos alunos.
Os alunos que não têm dificuldades na aprendizagem, tendem a
ser do tipo matutino,
enquanto que aqueles que têm dificuldades
na aprendizagem tendem a ser do tipo vespertino.

Palavras-chave
Sono, criança, ritmo circadiano
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Revista Referência RII0724.pdf
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