Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  As práticas laboratoriais no ensino de Enfermagem: Estudo Exploratório
Autores:  João José de Sousa Franco
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2007-10-08
Aceite para publicação:  2008-10-23
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2008
institution:  ESEnfC
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
A partir de um inventário de 53 afirmações estruturadas em 7 dimensões, aplicado a 159 estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Enfermagem de dois planos de estudo, procurou-se conhecer a opinião dos estudantes e identificar a expectativa de realização (diferença entre o que deveria ser realizado é o que é realizado) das práticas laboratoriais. Verificou-se que as médias de expectativa de realização foram positivas em todas as afirmações tendo sido identificadas diferenças nalgumas dimensões e áreas, verificando-se globalmente uma aproximação das respostas dos estudantes em ambos os planos de estudo. Os resultados apontaram para o desenvolvimento de práticas laboratoriais ao longo dos anos, devem decorrer no período lectivo, têm complementaridade e devem ser integradas com os demais tipos de ensino, em particular o teórico-prático, se localizam antes do ensino clínico mas devem ser desenvolvidas também durante o mesmo, permitem o desenvolvimento de competências e conteúdos, devem ser avaliadas com classificação, devem existir mais práticas laboratoriais, mais laboratórios disponível e mais horas, apresentando vantagens para a expectativa do ensino clínico.

Palavras-chave
ensino, experiências laboratoriais, enfermagem.
Texto integral
Total: 2 registo(s)
Revista Referência RII0731.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]