Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Supervisão de estudantes de Enfermagem em ensino clínico – Revisão sistemática da literatura
Autores:  Rosa Silva
Regina Pires
Carlos Vilela
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2010-11-09
Aceite para publicação:  2011-01-18
Secção:  Artigo
DOI:  10.12707/RIII1036
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
A preparação dos enfermeiros para o exercício da supervisão de estudantes de enfermagem, em ensino clínico, surge actualmente como uma necessidade dos contextos formativos e da prática. Assumir que ser enfermeiro é ter a função de participar activamente nos processos de formação de estudantes, sem procurar conhecer as suas dificuldades enquanto supervisor clínico,
é contribuir para práticas pedagógicas desfasadas. Com os objectivos de, 1) conhecer as representações dos enfermeiros sobre o exercício da supervisão, 2) identificar as dificuldades sentidas no exercício da supervisão e 3) identificar as necessidades dos enfermeiros no desempenho da supervisão, realizou-se uma análise à melhor evidência disponível. Em bases de dados científicas, recorrendo a artigos de investigação, foram encontrados 68 artigos e, destes, seleccionados oito. Para a análise dos resultados adoptou-se o Modelo de Proctor. Os resultados apontam para um conjunto de necessidades dos supervisores que passam pela formação específica na área, treino de competências e formalização de directrizes sobre as funções dos vários intervenientes – enfermeiros, escolas e organizações de saúde. Com este estudo, conclui-se que a profissão e a prática de enfermagem ganham com uma efectiva (re) estruturação dos processos de supervisão, tendo em vista a qualidade da formação dos enfermeiros e do exercício profissional.

Palavras-chave
educação em enfermagem; tutoria; mentores; competência profissional.
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]