Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Conhecimento dos pais sobre alimentação: construção e validação de um questionário de alimentação infantil
Autores:  Maria da Graça Ferreira Aparício da Costa; Maria Madalena de Jesus Cunha Neves; João Carvalho Duarte; Anabela Maria Sousa Pereira
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2011-06-03
Aceite para publicação:  2012-01-30
Secção:  Artigo de Investigação
Ano:  2012
DOI:  10.12707/RIII1158
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: instrumentos válidos que permitam obter informação sobre os conhecimentos e as práticas que medeiam a alimentação das crianças revelam-se de grande valor para o planeamento de ações de promoção da saúde mais dirigidas.
Objetivo: descrever o processo de construção e validação dum questionário de avaliação de Conhecimentos dos Pais sobre Alimentação Infantil. Metodologia: participaram 559 pais de crianças pré-escolares, residentes no centro de Portugal, com média de idades, mãe (M= 34,43; Dp= 5,0); pai (M= 36,47; Dp=5,45) anos. Foi analisada a consistência interna e a validade de constructo. Resultados: o Alfa de Cronbach final, (Alfa=0,942), revelou boa consistência interna, com correlação positiva e significativa na nota global com e sem o item incluído. A análise fatorial de componentes principais, seguida de rotação varimax e gráfico scree plots, extraiu quatro fatores explicando 39,59% da variância total. A composição dos fatores sugere os significados: Fator 1 - Alimentação e Saúde; Fator 2 - Regras Alimentares; Fator 3 - Crenças Alimentares Familiares; Fator 4 – Variedade/Diversidade no Padrão Alimentar. Conclusão: as propriedades psicométricas do QAI certificam a sua qualidade, enquanto ferramenta a utilizar nas atividades de promoção da saúde, dirigida à identificação das necessidades de (in)formação dos pais sobre alimentação infantil.

Palavras-chave
conhecimentos, atitudes e prática em saúde; criança pré-escolar; estudos de validação; nutrição infantil
Texto integral
Total: 1 registo(s)
Artigo em PDF
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]