Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Modelo de validação de conteúdo de Pasquali nas pesquisas em Enfermagem
Autores:  Rosana Kelly da Silva Medeiros*; Marcos Antonio Ferreira Júnior**; Diana Paula de Souza Rêgo Pinto***; Allyne Fortes Vitor****; Viviane Euzébia Pereira Santos*****; Elizabeth Barichello******
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2014-01-13
Aceite para publicação:  2014-06-07
Secção:  Artigo
Ano:  2015
DOI:  http://dx.doi.org/10.12707/RIV14009
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Contexto: O reconhecimento da qualidade dos instrumentos que procuram verificar e avaliar um fenómeno através do processo de validação de conteúdo, é fundamental para a legitimidade e credibilidade dos resultados de uma pesquisa.
Objetivos: Investigar a aplicação do modelo de validação de conteúdo de Pasquali nas pesquisas brasileiras em Enfermagem nos últimos cinco anos.
Metodologia: Revisão integrativa de literatura realizada no período de julho a agosto de 2013, nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), com uso de descritores controlados e não-controlados.
Resultados: Os estudos adotaram o referencial metodológico de Pasquali baseados nos três procedimentos (teóricos, empíricos e analíticos), que exigiu o cumprimento de etapas, tais como construção do instrumento, parecer dos juízes e aplicação de procedimentos estatísticos para a validação de conteúdo.
Conclusão: O processo de validação de conteúdo ocorreu no procedimento teórico e houve associação a outros tipos de validação para percorrer os procedimentos empíricos e analíticos, a fim de alcançar uma validação eficaz.


Palavras-chave
estudos de validação; pesquisa em enfermagem; enfermagem.
Alexandre, N. M. C., & Coluci, M. Z. O. (2011). Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, 16(7), 3061-3068. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/csc/v16n7/06.pdf
Barbosa, R. C. (2008). Validação de um vídeo educativo para a promoção do apego entre mãe soropositiva para o HIV e seu filho (Tese de doutoramento). Recuperado de http://www.repositorio.ufc.br:8080/ri/handle/123456789/2145
Bittencourt, H. R., Creutzberg, M., Rodrigues, A. C. M., Casartelli, A. O., & Freitas, A. L. S. (2011). Desenvolvimento e validação de um instrumento para avaliação de disciplinas na educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, 22(48), 91-114.
Crossetti, M. G. O. (2012). Revisão integrativa de pesquisa na enfermagem o rigor cientifico que lhe é exigido. Revista Gaúcha de Enfermagem, 33(2), 8-9. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v33n2/01.pdf
Fehring, R. J. (1994). The Fehring model. In R. M. Carroll-Johnson & M. Paquette (Eds.), Classification of nursing diagnosis: Proceedings of the tenth conference (pp. 55-57). Philadelphia, PA: Lippincott Williams & Wilkins.
Freitas, A. L. P., & Rodrigues, S. G. A. (2005, Novembro). Avaliação da confiabilidade de questionários: Uma análise utilizando o coeficiente alfa de Cronbach. Comunicação apresentada no evento XII SIMPEP da Universidade Estadual Paulista, Bauru, SP, Brasil.
Freitas, L. V., Teles, L. M. R, Lima, T. M., Vieira, N. F. C., Barbosa, R. C. M., Pinheiro, A. K. B., & Damasceno, A. K. C. (2012). Exame físico no pré-natal: Construção e validação de hipermídia educativa para a enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, 25(4), 581-588. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/ape/v25n4/16.pdf
Honório, R. P. P., Caetano, J. A., & Almeida, P. C. (2011). Validação de procedimentos operacionais padrão no cuidado de enfermagem de pacientes com cateter totalmente implantado. Revista Brasileira de Enfermagem, 64(5), 882-889. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/reben/v64n5/a13v64n5.pdf
Martins, T. B., & Mejias, N. A. (2011). Adaptação transcultural e validação do instrumento nurse parent support tool para a língua portuguesa. Online Brazilian Journal of Nursing, 10(2), 1-10. Recuperado de http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/3305/pdf_2
Moura, E. R. F., Bezerra, C. G., Oliveira, M. S., & Damasceno, M. M. C. (2008). Validação de jogo educativo destinado à orientação dietética de portadores de diabetes mellitus. Revista de Atenção Primária à Saúde, 11(4), 435-443. Recuperado de http://www.aps.ufjf.br/index.php/aps/article/viewArticle/156
Oliveira, M. S., Fernandes, A. F. C., & Sawada, N. O. (2008). Manual educativo para o autocuidado da mulher mastectomizada: Um estudo de validação. Texto & Contexto Enfermagem, 17(1), 115-123. Recuperado de http://bases.bireme.br/cgibin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS&lang=p&nextAction=lnk&exprSearch=480939&indexSearch=ID
Pasquali, L. (2009). Psicometria. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 43(Esp.), 992-999. Recuperado de http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S008062342009000500002&script=sci_arttext
Pasquali, L. (2010). Instrumentação psicológica: Fundamentos e práticas. Porto Alegre, Brasil: Artmed.
Raymundo, V. P. (2009). Construção e validação de instrumentos: Um desafio para a psicolinguística. Letras de Hoje, 44(3), 86-93. Recuperado de http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/viewArticle/5768
Rubio, D. M., Berg-Weger, M., Tebb, S. S., Lee, S., & Rauch, S. (2003). Objectifying content validity: Conducting a content validity study in social work research. Social Work Research, 27(2), 94-105. Recuperado de http://swr.oxfordjournals.org/content/27/2/94.short
Ventura, M. C. A. A., Ferreira, M. M. F., Loureiro, C. R. E. C., Oliveira, J. N. C. C., & Cunha, N. J. J. C. J. (2009). Qualidade e auto-avaliação no ensino superior: Validação de escalas de opinião dos estudantes de uma Escola Superior de Enfermagem. Referência, 2(10), 57-64. Recuperado de http://www.esenfc.pt/site/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=2141&id_revista=4&id_edicao=27
Vianna, H. M. (1982). Testes em educação. São Paulo, Brasil: Ibrasa.
Vituri, D. W., & Matsuda, L. M. (2009). Validação de conteúdo de indicadores de qualidade para avaliação do cuidado de enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 43(2), 429-437. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43n2/a24v43n2.pdf
Whittemore, R., & Knafl, K. (2005). The integrative review: Updated methodology. Journal of Advanced Nursing, 52(5), 546-553. Recuperado de http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x/pdf
Yamada, B. F. A, & Santos, V. L. C. G. (2009). Construção e validação do Índice de Qualidade de Vida de Ferrans & Powers: Versão feridas. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 43(Esp.), 1105-1113. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43nspe/a15v43ns.pdf
Texto integral
Total: 0 registo(s)
13 Rev. Enf. Ref. portuguese RIV14009.pdf
13 Rev. Enf. Ref. English RIV14009.pdf


[ Detalhes da edição ]