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Título:  Conhecimentos dos estudantes de enfermagem sobre suporte básico de vida
Autores:  Hugo Miguel Santos Duarte; Maria dos Anjos Coelho Rodrigues Dixe
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2020-06-07
Aceite para publicação:  2020-07-29
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH ARTICLE (ORIGINAL)
Ano:  2021
DOI:  10.12707/RV20086
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Resumo
Enquadramento: Os conhecimentos sobre suporte básico de vida (SBV) em estudantes de enfermagem requerem competências técnicas (compressões e ventilações), mas também competências não técnicas (julgamento clínico e tomada de decisão).
Objetivos: Avaliar as características sociodemográficas e académicas dos estudantes de enfermagem; avaliar os conhecimentos teóricos sobre SBV dos estudantes de enfermagem e relacionar as características sociodemográficas e académicas dos estudantes de enfermagem, com os seus conhecimentos teóricos sobre SBV.
Metodologia: Estudo observacional, descritivo e correlacional, onde participaram 496 estudantes, selecionados através de uma técnica de amostragem não probabilística por conveniência em duas escolas do centro de Portugal.
Resultados: Os estudantes evidenciam um bom nível de conhecimentos sobre SBV com uma média de 30,93 ± 2,29, numa escala de 0 a 37 pontos. Destacam-se muito bons conhecimentos sobre as condições de segurança, assim como das componentes técnicas de avaliação da via aérea, das compressões torácicas e ventilações. O nível de conhecimentos está relacionado com a idade, ano de licenciatura e experiência prática de SBV.
Conclusão: Os estudantes apresentam um bom nível de conhecimentos sobre SBV.

Palavras-chave
conhecimento; educação em enfermagem; estudantes de enfermagem; reanimação cardiopulmonar
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