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Título:  Necessidades de aprendizagem das mães e dos pais durante a gravidez
Autores:  Anabela Figueiredo; Sandra Fonseca; Alexandrina Cardoso
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2020-12-30
Aceite para publicação:  2021-06-07
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH ARTICLE (ORIGINAL)
Ano:  2021
DOI:  10.12707/RV20217
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Resumo
Enquadramento: A adaptação à gravidez implica que quem a vivencia incorpore um conjunto de competências
que permitam a promoção da saúde. O conhecimento disciplinar que suporta a identificação das necessidades de aprendizagem é ainda limitado.
Objetivo: Identificar as necessidades de aprendizagem, das mães e dos pais, para a promoção do autocuidado durante a gravidez.
Metodologia: Estudo transversal, qualitativo. Participaram 80 mães e 20 pais, com intenção de engravidar ou gravidez atual ou prévia. Foram salvaguardados os princípios éticos. Foram realizadas entrevistas, entre janeiro e junho 2016. Os dados foram submetidos a análise de conteúdo (grounded analysis), com recurso ao NVivo11.
Resultados: As necessidades de aprendizagem identificadas pelas mães e pais foram categorizadas em preparar-se para a gravidez; ajustar-se à gravidez; cuidar de si; cuidar do bebé (feto); assegurar a vigilância da saúde.
Conclusão: Para se adaptarem à gravidez emergem três domínios de necessidades em cuidados - processo corporal, autocuidado/autovigilância e saúde fetal. As necessidades identificadas na mãe e pai são sobreponíveis, pelo que poder-se-á considerar o casal como cliente dos cuidados.

Palavras-chave
gravidez; autocuidado; avaliação das necessidades educacionais; cuidados de enfermagem
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