Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Tradução e validação da versão portuguesa europeia da Baby Pediatric Symptom Checklist
Autores:  Bruno Rocha; Cristina Nunes
Orientadores: 
Recebido para publicação:  2021-04-04
Aceite para publicação:  2021-10-15
Secção:  ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH ARTICLE (ORIGINAL)
Ano:  2022
DOI:  10.12707/RV21058
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
Enquadramento: Os problemas socio-emocionais e comportamentais das crianças estão relacionados com o desenvolvimento de transtornos na vida adulta e afetam negativamente as relações com a família e os pares. É importante detetar precocemente estes problemas para o desenvolvimento saudável da criança. A Baby Pediatric Symptom Checklist (BPSC) é um instrumento simples e fiável para a avaliação de crianças de 1 aos 18 meses.

Objetivos: Este estudo tem como objetivo traduzir, adaptar e validar culturalmente a versão portuguesa europeia do BPSC, e analisar as diferenças sociodemográficas.

Metodologia: Participaram 185 pais portugueses de crianças de 1 aos 18 meses através do preenchimento de um questionário, num estudo quantitativo, transversal, e instrumental, com recurso à análise fatorial confirmatória.

Resultados: Na versão portuguesa, os índices de ajuste da escala original com três fatores apresentaram valores adequados (2/gl = 1,83; IFI = 0,91; RMSEA = 0,07; CFI = 0,91; AIC = 147,29).

Conclusão: Esta tradução para a língua portuguesa pode ser utilizada em crianças de 1 a 18 meses em Portugal, mantendo a sua precisão diagnóstica.

Palavras-chave
análise fatorial confirmatória; lactente; psicometria; problemas de comportamento; ajustamento emocional
Abad, F., Olea, J., Ponsoda, V., & Garcia, C. (2011). Medición en ciencias sociales y de la salud [Measurement in health and social sciences]. Editorial Sintesis.

Alakortes, J., Kovaniemi, S., Carter, A. S., Bloigu, R., Moilanen, I., & Ebeling, H. (2017). Do child healthcare professionals and parents recognize social-emotional and behavioral problems in 1-year-old infants? European Child & Adolescent Psychiatry, 26, 481–495. https://doi.org//10.1007/s00787-016-0909-3

Briggs-Gowan, M. J., Carter, A. S., Skuban, E. M., & Horwitz, S. M. (2001). Prevalence of social emotional and behavioral problems in a community sample of 1- and 2-year-old children. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry, 40(7), 811–819. https://doi.org/10.1097/00004583-200107000-00016

Clark, L. A., & Watson, D. B. (1995). Constructing validity: Basic issues in objective scale development. Psychological Assessment, 7(3), 309-319. https://doi.org/10.1037/1040-3590.7.3.309

Klein, A., Schlesier-Michel, A., Otto, Y., White, L., Andreas, A., Sierau, S., Bergmann, S., Perren, S., & Von Klitzing, K. (2019). Latent trajectories of internalizing symptoms from preschool to school age: A multi-informant study in a high-risk sample. Development and Psychopathology, 31(2), 657-681. https://doi.org/10.1017/S0954579418000214

Montero, I., & León, O. G. (2007). A guide for naming research studies in Psychology. International Journal of Clinical and Health Psychology, 7(3), 847-862. https://www.redalyc.org/pdf/337/33770318.pdf

Moreira, R. S., Magalhães, L. C., Siqueira, C. M., & Alves. C. R. L. (2019). Cross-cultural adaptation of the child development surveillance instrument “Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC)” in the Brazilian context. Journal of Human Growth and Development, 29(1), 28-38. https://doi.org/10.7322/jhgd.145001

Nunes, C., & Ayala, A. (2013). Consejo o prescripción?: Análisis de las recomendaciones pediátricas en las consultas del programa del niño sano [Advice or prescription?: Analysis of the pediatric recommendations in the healthy child program visits]. Revista de Pediatría de Atención Primaria, 15(60), e135-e143. https://doi.org/10.4321/S1139-76322013000500003

Nunnally, J., & Bernstein, I. (1994). Psychometric theory (3rd ed.). McGraw-Hill.

Peralta-Carcelen, M., Carlo, W. A., Pappas, A., Vaucher, Y. E., Yeates, K. O., Phillips, V. A., Gustafson, K. E., Payne, A. H., Duncan, A. F., Newman, J. E., & Bann, C. M. (2017). Behavioral problems and social-emotional competence at 18 to 22 months of extremely premature children. Pediatrics, 139(6), e20161043. https://doi.org/10.1542/peds.2016-1043

Perrin, E. C., Sheldrick, R. C., Visco, Z., & Mattern, K. (2016). The survey of well-being of young children (SWYC): User’s manual. Tufts Medical Center. https://www.tuftschildrenshospital.org/The-Survey-of-Wellbeing-of-Young-Children/Manual-Training-Resources

Rolim, L., Amaral, J., & Leite, A. (2019). Instrumentos que avaliam o vínculo materno e os riscos de alteração no desenvolvimento infantil [Instruments that validate or maternal bond and the risks of alteration or child development]. International Journal of Developmental and Educational Psychology INFAD, 2(2), 35-44. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2019.n2.v2.1736

Sheldrick, R. C., Henson, B. S., Neger, E. N., Merchant, S., Murphy, J. M., & Perrin, E. C. (2013). The baby pediatric symptom checklist: Development and initial validation of a new social-emotional screening instrument for very young children. Academic Pediatrics, 13(1), 72-80. https://doi.org/10.1016/j.acap.2012.08.003

Silva, D. I., Mello, D. F., Mazza, V. A., Toriyama, A. T., & Veríssimo, M. L. (2019). Dysfunctions in the socio emotional development of infants and its related factors: An integrative review. Texto e Contexto - Enfermagem, 28, e20170370. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2017-0370

Sim, F., Thompson, L., Marryat, L., Ramparsad, N., & Wilson, P. (2019). Predictive validity of preschool screening tools for language and behavioural difficulties: A PRISMA systematic review. PLoS ONE, 14(2), e0211409. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0211409

West, S., Taylor, A., & Wu, W. (2012). Model fit and model selection in structural equation modeling. In R. Hoyle (Ed.), Handbook of structural equation modeling (pp. 209–231). The Guilford Press.
Texto integral
Total: 0 registo(s)
REF_apr2022_e21058_eng.pdf
REF_apr2022_e21058_port.pdf


[ Detalhes da edição ]