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Resumo
A utilização de estratégias para diminuir a ansiedade no pós-operatório é parte essencial de uma boa prática de cuidados. Com o objectivo de avaliar o efeito de um programa psico-educativo na ansiedade no pós-operatório de cirurgia geral, foram constituídos dois grupos de doentes de forma aleatória: grupo experimental (n=30) e grupo controlo (n=30). Nos dois grupos foram avaliadas a ansiedade-traço no pré-operatório e a ansiedade-estado no pós-operatório através de STAI-I e II (Spielberger, 1970). Os dois grupos não possuíam diferenças quanto às variáveis caracterizadoras das amostras, nomeadamente quanto ao sexo (p=0,392), idade (p=0,362) e ansiedade-traço (p=0,533). O grupo experimental, no pré-operatório, foi submetido a um programa psico-educativo desenvolvido em três fases: aquecimento, exploração e ajuda. A ansiedade no pós-operatório, avaliada na sua forma estado, foi significativamente inferior no grupo experimental (p=0,000). Os resultados indicam que os programas psico-educativos individualizados, no pré-operatório, baseados nos princípios de diminuir a incerteza e aumentar o controlo da situação, são mais eficazes na redução da ansiedade do que o fornecimento de informação padronizada. Palavras-chave Ansiedade pré e pós-operatória, stress, programa psico-educativo
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