Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Título:  Influência de um Programa Psico-educativo no Pré-operatório nos Níveis de Ansiedade do Doente no Pós-operatório
Autores:  Aida Cruz Mendes - Professora Coordenadora na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca, Enfermeira Especialista de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, Doutorada em Psicologia da Educação.
Anabela Silva - Enfermeira.
Deolinda Nunes - Enfermeira.
Guida Fonseca - Enfermeira.
Orientadores: 
Secção:  Artigo
Facebook Twitter LinkedIn

Resumo
A utilização de estratégias para diminuir a ansiedade no pós-operatório é parte essencial de uma boa prática de cuidados. Com o objectivo de avaliar o efeito de um programa psico-educativo na ansiedade no pós-operatório de cirurgia geral, foram constituídos dois grupos de doentes de forma aleatória: grupo experimental (n=30) e grupo controlo (n=30). Nos dois grupos foram avaliadas a ansiedade-traço no pré-operatório e a ansiedade-estado no pós-operatório através de STAI-I e II (Spielberger, 1970). Os dois grupos não possuíam diferenças quanto às variáveis caracterizadoras das amostras, nomeadamente quanto ao sexo (p=0,392), idade (p=0,362) e ansiedade-traço (p=0,533). O grupo experimental, no pré-operatório, foi submetido a um programa psico-educativo desenvolvido em três fases: aquecimento, exploração e ajuda. A ansiedade no pós-operatório, avaliada na sua forma estado, foi significativamente inferior no grupo experimental (p=0,000). Os resultados indicam que os programas psico-educativos individualizados, no pré-operatório, baseados nos princípios de diminuir a incerteza e aumentar o controlo da situação, são mais eficazes na redução da ansiedade do que o fornecimento de informação padronizada.

Palavras-chave
Ansiedade pré e pós-operatória, stress, programa psico-educativo
Texto integral
Total: 1 registo(s)
II-Rev.1-9_14.pdf
Página 1 de 1


[ Detalhes da edição ]