Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional


Pesquisar


Ocorrências de «conforto»
Total: 21 registo(s)
101
[Artigo] Percepção Significativa dos Cuidados de Enfermagem pelos Utentes Hospitalizados
O conhecimento da prática de enfermagem, desenvolvido com base nos elementos que o utente hospitalizado nos fornece acerca dos seus juízos sobre os cuidados de enfermagem, permite-nos reflectir sobre os comportamentos dos enfermeiros e conhecer os efeitos psico-emocionais da prestação de cuidados de enfermagem. O presente artigo refere-se a um estudo das percepções significativas ou juízos polarizados acerca dos cuidados de enfermagem dos utentes hospitalizados em três serviços de um Hospital Central. Dos resultados obtidos verificámos que alguns utentes apresentaram juízos polarizados sobre cuidados de enfermagem, revelando mais juízos favoráveis do que desfavoráveis. A formulação desses juízos permite-nos identificar o «valor» atribuído aos cuidados de manutenção e à capacidade de diagnóstico dos enfermeiros. O desconforto físico e o desconforto emocional foram, entre outras, condições mediadoras desses juízos.

108
[Artigo] Sofrimento e conforto em doentes submetidas a quimioterapia
Contextualização: A pessoa em situação de doença grave experiência sentimentos de ameaça, perda, insatisfação das necessidades básicas que despertam desconforto e sofrimento. Em situação de doença oncológica em quimioterapia, associa-se ainda o desconforto que decorre do tratamento, e consequente aumento da ameaça à integridade. Objectivos: Descrever as características do sofrimento e do conforto das doentes em tratamento quimioterápico em Hospital de Dia; Analisar a relação existente entre conforto e sofrimento e se estes estão relacionados com o n.de ciclos de quimioterapia e com a idade. Método: Estudo descritivo correlacional utilizando-se o Inventário de Experiências Subjectivas de Sofrimento na Doença e a Escala de avaliação do conforto em doentes a realizar quimioterapia, numa amostra de 50 doentes. Resultados: As doentes a realizar quimioterapia, percepcionam maior conforto a nível sócio-cultural, menor conforto no contexto físico e maiores níveis de sofrimento empático, preocupando-se com o impacto negativo que a doença tem nos entes próximos. Conforto e sofrimento estão negativamente associados e não estão relacionados com o n.de ciclos de quimioterapia realizados ou com a idade das doentes. Conforto e experiências positivas de sofrimento estão positivamente associados. Conclusões: Pelo facto dos entes próximos serem percepcionados como uma fonte relevante de conforto mas também como um potencial foco de sofrimento a intervenção cuidativa deverá assentar, para além do alívio físico, no conhecimento dos contextos sócio-relacionais da pessoa doente, ajudando-a a procurar o sentido da vida, no sofrimento e na existência.

2103
[Artigo] Burnout no trabalho
O burnout é um processo de resposta ao stress laboral crónico, em que as principais manifestações são a exaustão emocional e física, o cinismo e a ineficácia profissional, e cujas consequências se reflectem negativamente a nível individual, familiar, social e profissional. Este estudo, do tipo descritivo-correlacional, teve como objectivo principal descrever as características do burnout no trabalho nos trabalhadores de uma empresa de quadros eléctricos, da região de Coimbra. Neste sentido, estudou-se a relação entre o burnout no trabalho e variáveis sociodemográficas e profissionais, assim como com a variável clima organizacional. Verificou-se que 44,4% dos trabalhadores apresentavam exaustão emocional e física, 25,9% tinham cinismo e que, 100% dos indivíduos se percepcionavam eficazes profissionalmente. O burnout correlacionou-se também com o tipo de contrato (p=0,049), na medida em que os trabalhadores que apresentavam mais cinismo eram os que tinham vínculo contratual temporário, ou seja menos estabilidade no emprego. Concluiu-se ainda que, os trabalhadores que apresentavam mais exaustão emocional e física consideravam ter menor envolvimento (r=-0,404; p=0,002), menor conforto físico (r=-0,410; p=0,002) e menor controlo no seu trabalho (r=- 0,287; p=0,035). Os trabalhadores que manifestaram mais cinismo foram os que apresentaram menor envolvimento com o seu trabalho (r=-0,285; p=0,037). Os trabalhadores mais eficazes foram os que apresentavam mais pressão no trabalho (r=0,292; p=0,032).

2196
[Artigo] Intervenções não farmacológicas no controlo da dor em cuidados intensivos neonatais
Introdução: Apesar de se reconhecer que a maior parte da dor experimentada pelo recém-nascido (RN) pode ser prevenida ou substancialmente aliviada, inúmeros estudos continuam a revelar um tratamento insuficiente. Objectivos: Determinar a prevalência e gravidade da dor sentida pelo RN submetido a cuidados intensivos e a efectividade das medidas terapêuticas não farmacológicas. Metodologia: Numa UCIN de um Hospital Universitário estudaram-se 170 RN, ao longo de um ano, de que resultaram 844 observações. Os dados foram colhidos através da observação do RN, entrevista a pais e enfermeiros prestadores de cuidados e análise retrospectiva seriada dos registos intermitentes efectuados no processo clínico. A Intensidade da dor foi medida através da escala Echelle Douleur et d’Inconfort du Nouveau-Né (EDIN). Resultados: Em oito horas de observação, as 844 observações realizadas mostraram uma alta prevalência de dor (94,8%), com predomínio para a dor ligeira (72,7%). As intervenções não farmacológicas foram utilizadas em 88,7% das observações, com evidência para os posicionamentos, massagens e técnicas de conforto. Conclusões: Os enfermeiros usam com frequência e eficácia as medidas não farmacológicas de conforto, massagem e posicionamentos, mas outras técnicas deveriam ser incrementadas como o uso de sacarose, glicose ou aleitamento materno.

2507
[Artigo] Cuidados de higiene – banho: significados e perspetivas dos enfermeiros
Enquadramento: Como cuidado direto à pessoa, o banho, na sua execução ou supervisão, exalta-se como espaço/tempo de interação e conhecimento entre enfermeiro/pessoa. Porém, por vezes, é entendido como a tarefa de manter apenas a pessoa limpa. Objetivos: Compreender o significado que os enfermeiros atribuem aos cuidados de higiene - banho; identificar os focos, relativos à pessoa no seu todo, que os enfermeiros consideram aquando da prestação do banho; e descrever o cuidado desenvolvido durante o banho. Metodologia: Qualitativa. Estudo descritivo-exploratório, transversal, com recurso à entrevista e observação, com 18 participantes. Resultados: Orientam-nos para a prestação dos cuidados de higiene - banho, como um cuidado de Enfermagem essencial à limpeza e conforto do corpo, sendo uma oportunidade para comunicação, presença e relação com a pessoa, onde se pode ter em conta focos que orientem a prestação de cuidados face às suas necessidades. Conclusão: Um cuidado que potencia um espaço direcionado à pessoa, que deve ser efetuado pelo enfermeiro, incentivando-a na participação ativa do seu plano de cuidados.

2113
[Teses] O Imaginário Conduzido no Conforto de Doentes em Contexto Psiquiátrico
Estudos prévios evidenciam os benefícios positivos do imaginário conduzido (I.C.) no conforto dos doentes bem como na redução dos sintomas depressivos, porém não são conhecidos estudos em contexto de clínica psiquiátrica. A estrutura conceptual do conforto deriva da teoria de médio alcance de KolcabConforto; Imaginário Conduzido;

2052
[Fichas Técnicas] Massagem Dorsal de Bem Estar e de Conforto
Massagem é um conjunto de manipulações praticadas geralmente com as mãos, sem ajuda de instrumentos, sobre uma parte ou a totalidade do corpo, com o objectivo de provocar modificações directas ou reflexas. É o tipo de massagem mais utilizado no dia a dia dos cuidados de enfermagem ao utente internado e, pelas suas características, constitui um momento ideal ao estabelecimento da relação privilegiada entre o enfermeiro e o cliente. Consiste numa massagem higiénica porquanto se realiza com fins preventivos, e manual porque se utilizam, exclusivamente, as mãos. A sua finalidade é preventiva, curativa, de reabilitação, de relaxamento e de conforto.

2142
[Artigo de Investigação] Pessoa em fase final de vida: que intervenções terapêuticas de enfermagem no serviço de urgência?
No contexto hospitalar, perante o doente em fase final de vida o enfermeiro tem um papel fundamental na medida em que é o profissional de saúde que está mais próximo do doente e que mais possibilidade tem de o apoiar nessa fase tão difícil como é a fase final de vida. Com a finalidade de descrever os fenómenos relacionados com o processo de percepção das intervenções terapêuticas de enfermagem nos doentes em fase final de vida de um serviço de urgência, adoptou-se uma abordagem qualitativa, os autores realizaram um estudo de natureza descritiva e de carácter exploratório, utilizando-se no processo de colheita de dados a entrevista semi-estruturada. Realizaram-se 20 entrevistas, tendo-se evidenciado, após o seu tratamento e análise, uma preocupação premente dos enfermeiros com doentes em fase final de vida, valorizando especificamente intervenções do tipo relacionais como a comunicação, o conforto, o apoio e acompanhamento pela família, proporcionar um ambiente calmo, com privacidade; e algumas técnicas como o alívio dos sintomas, especificamente o alívio da dor.

2391
[Artigo de Investigação] Equipe de saúde e familiares cuidadores: atenção ao doente terminal no domicílio
Objetivou-se identificar a perceção que a equipe de saúde e os familiares cuidadores de doentes terminais em domicílio possuem em relação ao cuidado dispensado a estes durante o processo de morrer e morte. Trata-se de uma pesquisa exploratória-descritiva, com abordagem qualitativa, realizada com cinco profissionais da saúde e quatro familiares de doentes terminais, vinculados ao Serviço de Internação Domiciliar de um hospital escola no sul Brasil, em 2009. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a entrevista semi-estruturada. Para análise dos dados empregou-se a Análise de Conteúdo de Bardin. O domicílio é percebido como o local ideal à realização do cuidado de doentes terminais, por propiciar maior conforto e proximidade familiar. As ações educativas são fundamentais para assegurar a qualidade do cuidado prestado. Contudo, a melhor compreensão acerca da morte pode contribuir na implementação de ações humanizadas que visem uma melhor qualidade de vida àqueles que morrem.

2133
[Artigo de Revisão] O conforto nas teorias de enfermagem – análise do conceito e significados teóricos
Objectivo: enquadrar o estado actual do conhecimento sobre os significados teóricos do conforto no contexto das teorias de enfermagem. Método: A pesquisa foi feita nas bases de dados bibliográficas on-line CINAHL Plus with Full Text, MEDLINE with Full Text, Scielo e em duas bibliotecas de duas Escolas Superiores de Enfermagem de Portugal, seguindo um processo sistemático desde a selecção dos recursos de pesquisa até à avaliação crítica dos textos seleccionados. Questão de investigação: Quais os significados teóricos do conforto no contexto das teorias de enfermagem? Resultados: A literatura deixa transparecer que o conforto tem sido identificado como um elemento dos cuidados de enfermagem e está vinculado à sua origem e desenvolvimento. Não obstante, nesta análise, encontramos maior expressão deste conceito nas teorias de Leininger, de Watson, de Morse e de Kolcaba. Leininger e Watson consideram o conforto como um componente do cuidar, enquanto Morse considera o cuidar como um construto do conforto. Morse e Kolcaba concordam que a intervenção de enfermagem é a acção de confortar e que o conforto é o resultado dessa intervenção. Morse centrou o seu trabalho no processo de conforto, ou seja, nas acções dos enfermeiros, mas não se refere à avaliação do resultado dessas acções. Kolcaba considerando que o processo do conforto só fica completo com a avaliação dos resultados criou uma teoria de médio alcance na qual o conceito é operacionalizado.

2165
[Artigo de Revisão] Qual o papel da esperança na saúde da pessoa? – Revisão Sistemática
Objectivo: compreender o papel da esperança na saúde da pessoa. Métodos: Pesquisa de estudos empíricos, entre Janeiro de 1999 e Fevereiro de 2009, realizada em bases de dados e outros, e seleccionados de acordo com o método PICOS. Conclusões: A esperança é um dos aspectos centrais no cuidar em enfermagem, dado que esta contribui para o aumento da capacidade da pessoa para lidar com situações de crise, manutenção da qualidade de vida, determinação de objectivos saudáveis e promoção da saúde. É encarada como uma possível saída do ciclo do sofrimento e experienciada como um conforto. Implicações para a Enfermagem: Os enfermeiros encontram-se, inevitavelmente, numa posição que pode influenciar positiva ou negativamente a esperança pelo que, esta deve ser uma componente imprescindível do seu agir profissional.

2311
[Artigo de Revisão] O conforto do doente idoso crónico em contexto hospitalar: contributos para uma revisão sistemática da literatura
Este artigo constitui o relatório de um estudo com contributos para uma revisão sistemática da literatura (RS), centrado na temática do conforto na prática de cuidados de enfermagem ao doente idoso crónico hospitalizado. Diretamente relacionado com o fenómeno de conforto do doente idoso crónico hospitalizado, não se encontrou qualquer trabalho em contexto nacional, verificando-se a existência de poucos trabalhos de investigação em contexto internacional, em amostras de doentes ou prestadores de cuidados/enfermeiros que procuram perceber as perspetivas/vivências dos diferentes atores. O objetivo é determinar a melhor evidência disponível relativamente ao processo de conforto – estrutura, construção e resposta do conforto - do doente idoso crónico hospitalizado – incluindo como participantes doentes idosos e enfermeiros/prestadores de cuidados, divulgando assim aspetos fundamentais da literatura. Na condução desta RS foi utilizada a metodologia PI[C]OD e a técnica de análise e integração de dados por metasumário. Foram identificados apenas quatro estudos, cujos achados foram analisados e sintetizados. Embora os achados revelem algumas pistas, não são suficientemente conclusivos e específicos para dar resposta à questão central do estudo. Recomenda-se o desenvolvimento de investigação que possibilite a compreensão da natureza do processo de conforto do doente idoso com vivência de uma situação crónica num contexto situacional de hospitalização.

2798
[Série Monográfica] Higiene e conforto: da tarefa ao cuidar com humanitude


2802
[Série Monográfica] Higiene e conforto: da tarefa ao cuidar com humanitude


2593
[ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH PAPER (ORIGINAL)] Vivencias, experiências e diferenças sexuais: mulher puérpera espanhola e imigrante. Área Palma sanitária de Maiorca (Espanha)
Enquadramento: Área de estudo obstetricia-ginecologia, com ênfase em questões sexuais. O período pós-parto é uma fase em que a sexualidade tem a mesma finalidade, o prazer e conforto. Os fatores envolvidos com a sexualidade são numerosos e fundamentais. Objetivos: Conhecer os aspetos relacionados com as vivências, experiências e diferenças sexuais, em mulheres espanholas e de imigrantes durante o seu pós-parto, em uma área de saúde em Palma de Mallorca (Espanha). Metodologia: Estudo qualitativo etnográfico (2013-2014). Observação realizada em 2 centros de saúde (154 observações), 32 visitas etnográficos de campo, entrevistas semi-estruturadas com mulheres espanholas, imigrantes (50 Espanhol e 20 imigrantes). Resultados: Note-se que tanto as mulheres espanholas como as imigrantes, têm a sua própria identidade e desenvolver a sua condição sexual e reprodutiva neste período. Conclusão: A visão sexual da mulher durante o puerperio deveria ser ampla; o profissional sanitário deveria escutar sem esquecer o contexto cultural e social dela, de forma que a atenção sanitária que é oferecida ao puérpera é efetivo.

2629
[ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH PAPER (ORIGINAL)] Revalidação do Holistic Comfort Questionnaire – Family para cuidadores de pessoas com doença crónica avançada
Enquadramento: O conforto é fundamental na prática de enfermagem pelo que emerge a necessidade de instrumentos úteis e válidos para o avaliar. Objetivos: Determinar as características psicométricas do Holistic Comfort Questionnaire – Family (HCQ-F) para a população Portuguesa e, avaliar o nível de conforto dos cuidadores de pessoas com doença crónica e avançada. Metodologia: Estudo metodológico com uma análise do tipo quantitativo, realizado a 314 cuidadores. Para o estudo das propriedades psicométricas, calculámos medidas descritivas de resumo, correlações de cada item com o total e, o alfa de Cronbach. Para a análise fatorial, utilizámos a rotação ortogonal do tipo varimax e a extração de fatores com valores próprios > 1. Resultados: Da determinação da consistência interna e análise fatorial dos itens do HCQ-F resultou o Holistic Comfort Questionnaire – Cuidadores – Portugal (HCQ-C-PT) com 18 itens que se distribuíram por 3 fatores: alívio, tranquilidade e transcendência (α=0,795). Conclusão: Os resultados sugerem que o HCQ-C-PT apresenta validade e consistência interna adequados para avaliar o conforto em cuidadores de pessoas com doença crónica avançada.

2817
[ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH PAPER (ORIGINAL)] Construção de um programa de imaginação guiada para doentes internados em unidades de cuidados paleativos
Enquadramento: Uma das intervenções não farmacológicas cada vez mais implementada em diferentes contextos clínicos é a imaginação guiada (IG). Porém, não existem programas de intervenção de IG desenvolvidos e adaptados aos doentes admitidos em unidades de cuidados paliativos, o que impossibilita a sua implementação. Assim, emerge a necessidade de se desenvolver e validar um programa de IG. Objetivo: Construir e validar um programa de IG. Metodologia: Estudo descritivo, seguindo as diretrizes para desenvolvimento de intervenções complexas do Medical Research Council que consiste em 3 fases: identificação da evidência existente, identificação e/ou desenvolvimento de teoria, modelagem do processo e resultados. Resultados: O processo de desenvolvimento resultou num programa composto por 2 sessões de IG a serem implementadas numa mesma semana. Resultados provisórios relativamente à implementação de uma sessão de IG sugerem que a intervenção é eficaz na melhoria do conforto. Conclusão: O programa de IG demonstrou ter características ajustadas ao contexto e população-alvo. A eficácia do programa será provada num estudo quasi-experimental, a desenvolver.

3318
[ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH PAPER (ORIGINAL)] Necessidades de saúde: experiência de mulheres idosas num centro de dia
Enquadramento: A população de idosos é vulnerável a mostrar efeitos sobre as suas condições de saúde, sociais, económicas, culturais ou políticas em que se desenvolvem. Objetivo: Descrever as necessidades de saúde das mulheres idosas que frequentam um centro de dia. Metodologia: Estudo misto, com uma população de 490 mulheres e amostra de 177. Aplicou-se o questionário de 11 padrões funcionais de Marjory Gordon com 60 itens e uma confiabilidade de 0,735; bem como uma entrevista em profundidade em 10 participantes. Os dados foram analisados com medidas de tendência central e análise de conteúdo. Resultados: As necessidades das mulheres idosas foram analisadas de forma integral (física, social, emocional e espiritual). A maioria sofre de diabetes mellitus tipo 2 ou hipertensão. Quase metade tem problemas com excesso de peso, prisão de ventre e inchaço. Não há acompanhamento de ações preventivas em saúde, apenas curativas. Conclusão: As necessidades identificadas são: orientação nutricional, prevenir e superar desconfortos físicos, continuar em movimento, reduzir o stress e ansiedade.

4293
[ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA (ORIGINAL)/HISTORICAL RESEARCH ARTICLE (ORIGINAL)] Um dilema atual: O uso da contenção como técnica terapêutica garante a dignidade da pessoa?
Enquadramento: A contenção como técnica terapêutica tem sido controversa ao longo do tempo. A contenção está atualmente limitada a situações de emergência que envolvem riscos para a vida do paciente ou para terceiros. Objetivo: Conhecer as técnicas terapêuticas para prender a pessoa, rever os seus efeitos secundários e promover boas práticas. Metodologia: Revisão bibliográfica, relacionada com a contenção de pessoas. Análise interpretativa da informação recolhida a partir de documentos, artigos, livros e leis, utilizando a hermenêutica de Gadamer. Resultados: Ao longo do tempo, é possível refletir sobre a contenção das pessoas por meio de contenção como medida terapêutica. Os aspetos éticos são investigados e o quadro legislativo é examinado em profundidade. As implicações que esta prática pode ter para o pessoal de saúde são analisadas. Conclusão: É necessário promover medidas de conforto terapêutico que atenuem e limitem o uso de restrições por parte da pessoa com perturbações comportamentais e/ou necessidades especiais. Isto garante os direitos e a dignidade da pessoa.

3759
[ARTIGO DE INVESTIGAÇÃO (ORIGINAL)/RESEARCH ARTICLE (ORIGINAL)] Diagnósticos de enfermagem em idosos hospitalizados à luz da teoria do conforto de Kolcaba
Enquadramento: É fundamental que o enfermeiro incorpore ações para a promoção do conforto ao idoso nas unidades de terapias intensivas (UTI). Objetivo: Identificar os diagnósticos de enfermagem (DE) em idosos hospitalizados numa UTI; categorizar os diagnósticos conforme as dimensões do conforto (Física, Psicoespiritual, Sociocultural e Ambiental) da teoria de Kolcaba. Metodologia: Estudo transversal. Foram analisados 103 registos clínicos de idosos internados entre 01/10/2019 e 31/12/2019 numa UTI de um hospital, localizado na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Resultados: A mediana da idade dos idosos foi de 82 anos e 58,25% eram do sexo feminino. Foi identificada a frequência de 1140 DE distribuídos em 26 títulos e seis domínios da taxonomia NANDA-I. Dos 26 títulos de diagnósticos, 80,77% foram categorizados como pertencentes à dimensão do conforto físico, 11,54% ao conforto sociocultural, 3,58% ao conforto ambiental e 3,58% ao conforto psicoespiritual. Conclusão: A incorporação de teoria ao processo de enfermagem poderá auxiliar o enfermeiro na identificação e implementação de medidas de conforto em todas as dimensões ao idoso hospitalizado.

Página 1 de 2
Primeiro
1
2
Último