Determinantes afetivos de cuidar a criança hospitalizada sem acompanhante: um estudo de Grounded Theory | | Português | | Paula Diogo, Patricia Guerreiro, Ana Prudêncio | | Comunicação oral | | B1 - Cuidados de Saúde Baseados na Evidência | | 2016-06-06 | 14:00 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Determinantes e Vivências na transição para a parentalidade, em idade reprodutiva tardia, em mães pela primeira vez | | Português | | Sandra Rodrigues, Isabel Mendes, Marinha Carneiro | | Comunicação oral | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2016-06-07 | 10:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Determinantes y consecuencias de los patrones de actividad física durante el embarazo en gestantes de Toledo | | Español | | Minerva Abellán, Sagrario Cantarino, Mercedes Aguado, Beatriz López, Mª Rojas, CELIA BUENO | | Comunicação oral | | A3 - Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2016-06-07 | 08:30 | Polo A - Sala 2.5 - 2º andar |
Dificuldades e aprendizagens dos estudantes em contexto de ensino clínico hospitalar da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho | | Português | | Carmen Cunha, Ana Macedo, Flávia Vieira | | Comunicação oral | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2016-06-07 | 10:30 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
Diretivas antecipadas de vontade: conhecimento, atitude e prática de médicos, enfermeiros e idosos | | Português | | Maria Oliveira, Leônia Rodrigues | | Comunicação oral | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2016-06-07 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Disfunção sexual em grávidas no terceiro trimestre de gravidez | | Português | | Dora Carteiro, Silvia Berenguer, Lisete Sousa | | Póster | | A4 - Enfermagem Clínica | | 2016-06-07 | 10:30 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
Diversidade cultural e enfermagem: experiências de inclusão e/ou exclusão de estudantes estrangeiros no Ensino Superior em Coimbra | | Português | | Ana Monteiro, Luísa Santos, Adriana Almeida, Inês Fernandes | | Comunicação oral | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2016-06-08 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Do paciente e mitigação de eventos adversos | | Português | | Eneida Cerqueira, Fernanda Santos, Telma Santana | | Póster | | A6 - Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2016-06-08 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
Doença de Pompe: A Intervenção Humanizada do Enfermeiro em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no tratamento de Terapia de Reprodução de Enzimas | | Português | | Sandra Conceição, Daiane Costa, Maria Julio, Marluce Santos, SILVIA SANTOS, Evanilde Santos | | Póster | | A4 - Enfermagem Clínica | | 2016-06-08 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
Dor e qualidade de vida de pessoas com úlcera venosa | | Português | | Sandra Torres, Rhayssa Araújo, Luana Souza, Dalva Silva, Felismina Mendes, Eulália Maia | | Comunicação oral | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2016-06-07 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Dotação segura em enfermagem enquanto construto: opinião de um painel de enfermeiros | | Português | | António Fernandes | | Comunicação oral | | A6 - Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2016-06-07 | 14:30 | Pólo A - Sala 2.1 - 2º andar |
Edad Media: Clases Sociales y Atención Sanitaria Hospitalaria | | Español | | Sagrario Cantarino, Minerva Abellán, Isabel Fernández, Paulo Queirós, GONZALO CORRAL, José Pinto | | Comunicação oral | | A5 - História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2016-06-07 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
Educação em saúde na atenção pré-natal: fortalecendo potenciais, reduzindo assimetrias | | Português | | Ana Bonilha, Mariana Porciuncula | | Póster | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2016-06-07 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Educação permanente em saúde como metodologia para melhoria da comunicação de equipes na estratégia saúde da família. | | Português | | Patricia Santos, Carla Lecca, Gabriela Zinn, Vera Mira | | Póster | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2016-06-07 | 10:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Educação Permanente em Saúde: percepção de gestores e trabalhadores assistenciais | | Português | | Patricia Santos, Gabriela Zinn, Carla Lecca, Vera Mira | | Póster | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2016-06-07 | 10:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Educação Permanente no Instituto Federal Fluminense sobre Infecção Sexualmente Transmissível | | Português | | Elaine Cortez, Lauanna Alves | | Comunicação oral | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2016-06-07 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
Educação permanente: concepções, desafios e possibilidades segundo a equipe multidisciplinar de um programa gerontológico | | Português | | Irinéa Meneses, Edmundo . | | Póster | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2016-06-07 | 10:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Efeito da puntura do Yintang em Indicadores de Saúde | | Português | | Cristina Costeira, Nelson Pais, Diogo Amorim, João Graveto | | Póster | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2016-06-07 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Efeito da sessão de sensibilização “Quiz: álcool verdades e consequências” dirigida a adolescentes em contexto escolar | | Português | | Tereza Barroso, Marisol Simões, Fernando Carvalho | | Comunicação oral | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2016-06-08 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Efeito do género, familiaridade e autoconfiança na intenção de procura de ajuda em saúde mental de adolescentes | | Português | | Luís Loureiro | | Comunicação oral | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2016-06-07 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
Efeitos da Estimulação Cognitiva no Idoso com Doença Mental: Programa Horizonte | | Português | | Joana Sarmento, Rosa Simões, Tânia Simões, Joana Piedade, Vanda Sêco | | Comunicação oral | | A4 - Enfermagem Clínica | | 2016-06-08 | 14:30 | Pólo A - Sala 2.2 - 2º andar |
Efeitos da terapia de reminiscência nas emoções de pessoas idosas com demência leve | | Português | | Teresa Lopes | | Comunicação oral | | A3 - Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2016-06-08 | 14:30 | Polo A - Sala 2.5 - 2º andar |
Efeitos de Terapias não farmacológicas em doentes Oncológicos com dor | | Português | | Cristina Costeira | | Comunicação oral | | A4 - Enfermagem Clínica | | 2016-06-07 | 14:30 | Pólo A - Sala 2.3 - 2º andar |
Efeitos dos banhos de imersão envolto e não envolto nas respostas biocomportamentais de recém-nascidos pré-termos: ensaio clinico randomizado cruzado | | Português | | Patrícia Freitas, Mariana Bueno, Amélia Kimura | | Póster | | A4 - Enfermagem Clínica | | 2016-06-08 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
Efetividade da terapia do riso na promoção da saúde mental nos idosos: Um estudo de revisão | | Português | | Maria Marques, Ana Trigoso, Mariana Cardoso, Pedro Pimentel, Sara Ferreira | | Comunicação oral | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2016-06-08 | 14:30 | Polo A - Sala Maior - 1º andar |
Efetividade da visita domiciliária na prevenção e reincidência da violência e maus tratos sobre crianças e jovens | | Português | | Jorge Apóstolo, Elsa Henriques, Silvana Seixas, Luísa Apóstolo | | Comunicação oral | | B1 - Cuidados de Saúde Baseados na Evidência | | 2016-06-06 | 14:00 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Efetividade das intervenções educativas na transição para o domicílio da pessoa adulta ou idosa hospitalizada por doença coronária aguda: uma revisão sistemática da literatura | | Português | | Maria Leal, Maria Botelho, Maria Henriques | | Comunicação oral | | B1 - Cuidados de Saúde Baseados na Evidência | | 2016-06-06 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
Efetividade do gel de papaína no tratamento de úlceras venosas: ensaio clínico randomizado. | | Português | | Beatriz Oliveira, Ana Rodrigues, Débora Futuro, Silvia Secoli | | Comunicação oral | | B1 - Cuidados de Saúde Baseados na Evidência | | 2016-06-06 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
Effectiveness of haloperidol prophylaxis in critically ill patients with a high risk for delirium: a systematic review | | English | | Eduardo Santos, Daniela Cardoso, João Apóstolo, Hugo Neves, Madalena Cunha, Manuel Rodrigues | | Comunicação oral | | B1 - Cuidados de Saúde Baseados na Evidência | | 2016-06-06 | 14:00 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
Effectiveness of multisensory stimulation in older adults with major neurocognitive disorder in managing neuropsychiatric symptoms: a systematic review protocol | | Português | | Rosa Silva, João Apóstolo | | Póster | | B1 - Cuidados de Saúde Baseados na Evidência | | 2016-06-06 | 14:00 | Polo A - Sala Maior - 1º andar |
Effectiveness of progressive muscle relaxation training for adults diagnosed with schizophrenia: a systematic review | | English | | Carlos Melo-Dias, Daniela Cardoso | | Póster | | B1 - Cuidados de Saúde Baseados na Evidência | | 2016-06-06 | 14:00 | Polo A - Sala Maior - 1º andar |
Effectiveness of the use of bedrails in preventing falls among hospitalized older adults: a systematic review | | English | | Carmen Queirós, Paulo Marques, Daniela Cardoso | | Comunicação oral | | B1 - Cuidados de Saúde Baseados na Evidência | | 2016-06-06 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
El abordaje de la violencia de género en Atención Primaria: un estudio de opinión | | Español | | Luisa Casado, José Perea, Maria Tarín, Antonio Sabater, Carmen Angulo, Georgina Landgrave | | Comunicação oral | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2016-06-07 | 08:30 | Polo A - Sala Maior - 1º andar |
Elaboração de uma cartilha de Primeiros Socorros como instrumento do processo ensino-aprendizagem para crianças | | Português | | Cleuza Vedovato, Ana Boaventura, Célia Carvalho, Estelamares Moraes, Sandra Mandl, Adrielly Gaspar | | Póster | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2016-06-07 | 10:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Encontros periódicos com professores: instrumento de gestão para o acompanhamento do Ensino Superior em Enfermagem | | Português | | Valéria Leonello, Aurea Toriama, Cecília Frizzo, Célia Campos, Paula Nogueira | | Comunicação oral | | A6 - Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2016-06-07 | 10:30 | Pólo A - Sala 2.1 - 2º andar |
Enfermagem na Câmara dos Pares do Reino e na Câmara dos Senhores Deputados da Nação Portuguesa em 1896. | | Português | | Paulo Queirós, Antonio Filho, Ana Monteiro, Tânia Santos, Maria Peres | | Comunicação oral | | A5 - História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2016-06-07 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
Enfermeiros e Famílias com Crianças: Estudos Realizados em Portugal | | Português | | Cátia Santos, Luísa Andrade, Margarida Ferreira, Henriqueta Fernandes | | Comunicação oral | | A3 - Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2016-06-07 | 14:30 | Polo A - Sala 2.5 - 2º andar |
Ensino da sistematização da assistência de enfermagem na formação em nível técnico: típico ideal de docentes | | Português | | Maria Fernandes, Pétala Salvador, Allyne Vítor, Marcos Júnior, José Martins, Viviane Santos | | Comunicação oral | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2016-06-07 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Ensino, Aprendizagem e Formação em obstetrícia | | Português | | Richardson Machado, Sebastião Duarte | | Comunicação oral | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2016-06-08 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
Envelhecer: os medos da pessoa idosa | | Português | | Maria Almeida | | Comunicação oral | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2016-06-07 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico: Personalidade Hardiness | | Português | | Luana Oussaki, João Jacques, Alessandro Scholze, Renata Ribeiro, Patricia Aroni, Patricia Ribeiro | | Póster | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2016-06-07 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Escola de Saúde Unilasale-Divina Providência: um case de sucesso na integração do ensino-serviço em saúde. | | Português | | Sonara Estima, Alexandre Lazzarotto, Willian Dalpra | | Póster | | A6 - Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2016-06-08 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
Esquizofrenia refratária: síndrome metabólica e qualidade de vida de pacientes em uso de clozapina | | Português | | Richardson Machado, Pedro Freitas, Jeizziani Pinto, Ariana Ferreira, Fernanda Nunes, Sebastião Duarte | | Comunicação oral | | A4 - Enfermagem Clínica | | 2016-06-07 | 10:30 | Pólo A - Sala 2.3 - 2º andar |
Establishing a Transitional Care Program in the Neonatal Intensive Care Unit: Development and Evaluation of a Complex Intervention | | Português | | Denise Araújo, Evalotte Mörelius, Maria Figueiredo | | Comunicação oral | | A4 - Enfermagem Clínica | | 2016-06-07 | 14:30 | Polo A - Sala 2.4 - 2º andar |
Estilo e Qualidade de vida de trabalhadores coletores de resíduos de Minas Gerais Brasil | | Português | | Pedro Freitas, Flávia Silva, Paulo Sousa, Renata Silveira, Richardson Machado, Mariana Gontijo | | Comunicação oral | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2016-06-07 | 10:30 | Polo A - Sala Maior - 1º andar |
Estratégias de enfrentamento dos enfermeiros diante do processo de morte e morrer | | Português | | Maria Oliveira, PAULO SANTOS, Neuza Matos | | Póster | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2016-06-07 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Estratégias de ensino-aprendizagem do Raciocínio Clínico em Enfermagem | | Português | | Maria Mendes, Raul Santos, Amanda Souza, Geovana Silva, Paula Dias | | Comunicação oral | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2016-06-07 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Estratégias de Metodologia Ativa no Aprendizado dos Alunos de Enfermagem no Ambiente de Estágio - Relato de Experiência | | Português | | Nadia Santos, Fernanda Santos, Eneida Cerqueira | | Póster | | A1 - Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2016-06-07 | 14:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Estratégias para alívio da sede: revisão integrativa da literatura | | Português | | Patricia Aroni, Aline Garcia, Lígia Fonseca | | Póster | | A2 - Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2016-06-07 | 08:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Estrategias de regulación emocional en las relaciones de cuidado enfermero | | Español | | Maria Sanchez, Juan García, Julia Martínez, Veronica Cabezas, Consuelo Fernández, María Hervás | | Comunicação oral | | A3 - Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2016-06-08 | 14:30 | Polo A - Sala 2.5 - 2º andar |