Instruções para submissão de abstracts

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Regulamento para submissão de abstracts

1º DATAS

Data limite para submissão de comunicações livres – 5 de fevereiro de 2018.
Data limite da resposta de aceitação/rejeição das comunicações livres – 8 de fevereiro de 2018.
Data limite para inscrição e pagamento dos apresentadores de comunicações livres aceites – 15 de fevereiro de 2018.
Data limite para submeter os instrumentos de apresentação – 19 de fevereiro de 2018.

2º TIPOS DE COMUNICAÇÃO LIVRE
Poderão ser submetidos dois tipos de comunicações livres a decorrer em sessão paralela:
1 – Comunicação oral;
2 – Póster.

3º EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO
As comunicações devem corresponder à apresentação de trabalhos de investigação ou de experiências de boas práticas relacionadas com a área temática geral do Seminário “Translação da ciência com envolvimento do cidadão”
As candidaturas para as comunicações devem incidir na estrutura, no processo e nos resultados em eixos temáticos, específico do enquadramento da investigação.

A – EIXOS TEMÁTICOS para comunicações livres:
1 – Investigação com envolvimento de utentes ou grupos populacionais específicos.
2 – Investigação cujos resultados têm aplicabilidade em utentes ou grupos populacionais específicos.
3 – Experiências de boas práticas com efeitos benéficos no utente ou grupos populacionais específicos.
4 – Inovação e translação em saúde.
5 – Revisões de literatura que incidam em investigações que versem a eficácia, aplicabilidade, adequação de cuidados ou o seu significado para a pessoa ou grupos populacionais.

4º CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ABSTRACTS
Os abstracts deverão adequar-se aos critérios (científicos e formais) estabelecidos pela comissão científica do evento.

Critérios Científicos:
a) Os temas devem ser pertinentes e de acordo com os eixos temáticos;
b) Os estudos em formato comunicação oral devem estar concluídos e apresentar resultados relevantes;
c) Estudos em fase de projeto, ou não concluídos devem ser apresentados em formato poster;
d) Os autores devem preencher todos os campos do formulário de candidatura online, respeitando o conteúdo científico específico de cada campo;
e) Os conteúdos das comunicações livres são da responsabilidade dos seus autores e apresentador.

Critérios Formais:
a) Cada autor deverá indicar qual o eixo temático em que se insere a sua comunicação livre;
b) Cada comunicação livre apenas poderá ser submetida a um dos eixos temáticos;
c) O número de autores de cada comunicação livre não poderá ser superior a 6;
d) Apenas 1 dos autores da comunicação livre poderá ser o seu apresentador e será indicado no formulário de submissão online;
e) Cada Apresentador poderá apresentar no máximo 2 comunicações livres;
f) Os idiomas, nos quais se poderão apresentar as comunicações livres, são o português, o espanhol e o inglês;
g) Todas as comunicações livres deverão ser submetidas, no formulário de submissão online, através da página do Congresso (na sua área pessoal, no separador “abstrats”, “submeter ou alterar abstract”) não sendo aceites as enviadas por fax ou por email;
h) Todos os campos do formulário de candidatura online deverão ser preenchidos não podendo ser excedido o número de palavras definido para cada um:
    a) Título - máximo 20 palavras;
    b) Introdução - máximo de 80 palavras;
    c) Objetivos - máximo de 60 palavras;
    d) Metodologia - máximo de 80 palavras;
    e) Resultados - máximo de 100 palavras;
    f) Conclusões - máximo de 80 palavras;
   g) Palavras-chave - máximo de 5 palavras;
   h) Referências bibliográficas (máximo de 5 - Norma APA);

5º FASE DE PEER REVIEW
Os abstracts são avaliados por revisores, membros da comissão científica peer review do evento. A resposta da aceitação ou rejeição será enviada até ao dia 8 de fevereiro de 2018.

6º PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DOS INSTRUMENTOS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
Uma vez aceite o abstract, os autores devem preparar e submeter os instrumentos de apresentação (na sua área pessoal, no separador “abstrats”, “Ficheiros Finais”) até dia 19 de Fevereiro de 2018.
Comunicações Orais:
- Os autores/apresentadores de comunicações orais aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação em formato power point ou pdf. Este ficheiro ficará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos;
- A apresentação deve ser elaborada de modo a não ultrapassar os 10 minutos de apresentação e 3 minutos de discussão.
Pósteres:
- Os autores/apresentadores de pósters aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação digital no formato PNG (Portable Network Graphics) ou pdf, deverão ser apresentados em formato "imagem projetada". Este ficheiro ficará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos. Não se aceitam pósteres em formato impresso.
- O póster submetido deverá conter apenas uma página/slide, com orientação horizontal (landscape). O tamanho mínimo de letra aconselhado é o correspondente ao tipo Times New Roman 16.
- A apresentação deve ser preparada de modo a não ultrapassar os 5 minutos.

7º APRESENTAÇÃO
Os apresentadores devem estar no local de apresentação na data e hora indicada no timetable, que estará disponível antecipadamente.
Cada mesa de apresentação será moderada e assessorada com registo de presença dos apresentadores.
Serão rigorosamente cumpridos os tempos definidos para cada apresentação.
NB: Todos os apresentadores das comunicações livres aceites deverão inscrever-se e pagar a inscrição até 15 de fevereiro de 2018, às 24 h TMG. As comunicações aceites serão eliminadas do programa, se até àquela data não for recebido o pagamento da inscrição.
NB: Poderá ser aceite a alteração do apresentador por um dos outros autores até 19 de fevereiro de 2018. Após esta data não é garantida alteração no programa.

8º CERTIFICAÇÃO
O certificado de apresentação será elaborado conforme dados lançados no formulário de submissão, incluindo: o título da comunicação livre, o nome dos autores, o nome do apresentador, data de realização e nome do evento.
O certificado será emitido em uma única via e será entregue pelo moderador da mesa ao apresentador no final da sessão.
Serão certificadas as comunicações livres aceites e apresentadas conforme o timetable. As comunicações livres que não foram apresentadas à hora e data estabelecida não serão certificadas.
A Organização não procederá a correções dos Certificados.


 

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