Instruções para submissão de abstracts

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Regulamento para submissão de abstracts de comunicações livres

1º DATAS

Data de início para submissão de comunicações livres - 4 de junho de 2019
Data limite para submissão de comunicações livres - 30 de outubro de 2019, às 24h TMG
Data limite da resposta de aceitação das comunicações livres - 4 de novembro de 2019, às 24h TMG
Data limite para pagamento das inscrições dos autores de comunicações livres - 7 de novembro de 2019, às 24h TMG.
Data limite para submeter os instrumentos de apresentação (na sua área pessoal, no separador “Ficheiros Finais”) - 11 de novembro de 2019, 24h TMG

2º TIPOS DE COMUNICAÇÃO LIVRE

Poderão ser submetidos dois tipos de comunicações livres a decorrer em sessão paralela:
1 – Comunicação oral;
2 – Póster.

NB: Cada tipo de comunicação livre terá um formato específico de apresentação (ver ponto 6).

3º EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO

Ao submeter o abstract deve identificar o eixo temático específico de enquadramento da investigação.

A – EIXOS TEMÁTICOS para comunicações livres a serem apresentadas nos dias 14 ou 15 de novembro de 2019 (IV Simpósio Internacional da ANHE e II Simpósio de História de Enfermagem da ESEnfC “Enfermagem,  História e Desenvolvimento”):

A1 – História do ensino de Enfermagem;
A2 – História da prática de cuidados de Enfermagem;
A3 – História da investigação em Enfermagem;
A4 – História enquanto disciplina no desenvolvimento da ciência de enfermagem;
A5 – Saúde: instituições de ensino e assistência;
A6 – As especializações das profissões de saúde;
A7 – História oral.

4º CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ABSTRACTS

Os abstracts deverão adequar-se aos critérios (científicos e formais) estabelecidos pela comissão científica do evento.

Critérios científicos:
a) Os temas devem ser pertinentes e de acordo com os eixos temáticos;
b) Privilegiam-se estudos de investigação histórica;
c) Os estudos devem estar concluídos e apresentar resultados relevantes;
d) Os autores devem preencher todos os campos do formulário de candidatura, respeitando o conteúdo científico específico de cada campo;
e) Os conteúdos das comunicações livres são da responsabilidade dos seus autores e apresentador.

Critérios formais:
a) Cada autor deverá indicar qual o eixo temático em que se insere a sua comunicação livre;
b) Cada comunicação livre apenas poderá ser submetida a um dos eixos temáticos;
c) O número de autores de cada comunicação livre não poderá ser superior a 7;
d) Cada autor não poderá estar incluído em mais de 5 comunicações livres;
e) Apenas 1 dos autores da comunicação livre poderá ser o seu apresentador e será indicado no formulário de submissão;
f)  Cada apresentador poderá apresentar no máximo 3 comunicações livres;
g) Os idiomas, nos quais se poderão apresentar as comunicações livres, são o português, o espanhol e o inglês;
h) Todas as comunicações livres deverão ser submetidas através da página do Simpósio não sendo aceites as enviadas por fax ou por email;
i)  Todos os campos do formulário de candidatura deverão ser preenchidos não podendo ser excedido o número de palavras definido para cada um:
- Introdução - máximo de 80 palavras;
- Objetivos - máximo de 70 palavras;
- Metodologia - máximo de 90 palavras;
- Resultados - máximo de 160 palavras;
- Conclusões - máximo de 100 palavras;
- Palavras-chave – mínimo de 1 palavra-chave e máximo de 6 palavras-chave; (de acordo com MeSH/DeCS)
- Referências bibliográficas - mínimo de 1 referência bibliográfica e máximo de 4 referências bibliográficas (Norma APA - versão 6 )
- Entidade(s) Financiadora(s) - máximo de 15 palavras (pode indicar que não há).

5º FASE DE PEER REVIEW
Os abstracts são avaliados por dois revisores, membros da comissão científica peer review do evento. A resposta da aceitação ou rejeição será enviada até ao dia 4 de novembro de 2019 às 24 h TMG.

6º PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DOS INSTRUMENTOS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO

Uma vez aceite o abstract, os autores devem preparar e submeter os instrumentos de apresentação (na sua área pessoal, no separador “Ficheiros Finais”) até dia 7 de novembro de 2019, até às 24h TMG.

Comunicações Orais:
- Os autores/apresentadores de comunicações orais aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação preferindo-se formato power point ou pdf. Este ficheiro ficará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos;
- A apresentação deve ser elaborada de modo a não ultrapassar os 10 minutos de apresentação e 3 minutos de discussão.

Pósteres:
- Os autores/apresentadores de pósters aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação digital no formato PNG (Portable Network Graphics) ou pdf. Este ficheiro ficará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos. Não se aceitam pósteres em formato impresso.
- O póster submetido deverá conter apenas uma página/slide, com orientação horizontal (landscape). O tamanho mínimo de letra aconselhado é o correspondente ao tipo Calibri ou Arial 18.
- Os apresentadores dos pósteres poderão oferecer aos participantes no Simpósio, cópias em papel (formato A4 preferencialmente) da sua apresentação, reservando a organização um local apropriado para esta distribuição. A organização aconselha a que cada póster apresente no mínimo 30 exemplares em formato A4.
- A apresentação deve ser preparada de modo a não ultrapassar os 5 minutos. Durante a apresentação poderão distribuir cópia do póster em papel aos interessados.

7º APRESENTAÇÃO

Os apresentadores devem estar no local de apresentação na data e hora indicada no timetable, que estará disponível antecipadamente.
Cada mesa de apresentação será moderada e assessorada com registo de presença dos apresentadores.
Serão rigorosamente cumpridos os tempos definidos para cada apresentação.

NB: Todos os apresentadores e autores de comunicações livres aceites deverão estar inscritos no IV Simpósio Internacional da ANHE e II Simpósio de História de Enfermagem da ESEnfC “Enfermagem, História e Desenvolvimento” e pagar a inscrição até 7 de novembro de 2019, às 24 h TMG. As comunicações aceites serão eliminadas do programa se até àquela data não for recebido o pagamento da inscrição.

NB: Poderá ser aceite a alteração do apresentador por um dos outros autores até 7 de novembro de 2019 às 24 h TMG. Neste caso não é garantida alteração no programa.



8º CERTIFICAÇÃO

O certificado de apresentação será elaborado conforme dados lançados no formulário de submissão, incluindo: o título da comunicação livre, o nome dos autores, o nome do apresentador, data de realização e nome do evento.

O certificado será emitido em uma única via e será disponibilizado online, ao apresentador, no final do evento.

Serão certificadas as comunicações livres aceites e apresentadas conforme o timetable. As comunicações livres que não foram apresentadas à hora e data estabelecida não serão certificadas.

A organização não procederá a correções dos certificados.

9º PUBLICAÇÃO

As conferências, comunicações em painéis e mesas redondas serão publicadas na íntegra, para os autores que assim o desejarem, na Revista da Escola de Enfermagem Anna Nery, revista indexada, nos termos, custos e regras de elaboração indicados em http://www.revistaenfermagem.eean.edu.br/. Para o efeito, seguir "instruções aos autores", "categoria dos artigos" e considerar "pesquisa original". Seguir as normas para esta categoria.
Os autores de comunicações livres: orais e pósteres, que assim o desejarem, poderão submeter, com a mediação da comissão científica do evento, para publicação integral o texto da sua comunicação, na Revista da Escola de Enfermagem Anna Nery, revista indexada, nos termos, custos e regras de elaboração indicados em http://www.revistaenfermagem.eean.edu.br/. Para o efeito, seguir "instruções aos autores", "categoria dos artigos" e considerar "pesquisa original". Seguir as normas para esta categoria.



Nota: os autores ficam isentos da taxa de avaliação no valor de 250 reais, no entanto, têm que pagar a taxa de submissão conforme as regras (no valor de 900 reais) a tratar após a aceitação da publicação.


Dúvidas, informações complementares sobre submissão de abstracts, entre em contato através do telefone (00351 239 487 217) ou através do e-mail simposiohistoria@esenfc.pt

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