Instruções para submissão de abstracts

[ Ir para os abstracts ]

1. DATAS


Data limite para submissão de resumos – 6 de setembro de 2021, às 23h59 TMG.


 


2. TIPOS DE COMUNICAÇÃO


Poderão ser submetidos dois tipos de comunicações livres:


1 – Comunicação oral;


2 – Póster.


 


3. TEMÁTICAS PARA SUBMISSÃO


Ao submeter o resumo deve identificar uma das temáticas apresentadas:


1. Revisões integrativas/sistemáticas da literatura sobre prevenção e controlo de infeções;


2. Estudos empíricos sobre práticas inovadoras de prevenção e controlo de infeções em ambientes de cuidados de saúde;


3. Inovações relacionadas com a prevenção e controlo de infeções;


4. Melhoria da qualidade dos cuidados relacionada com a prevenção e controlo de infeções;


5. Outras temáticas relacionadas com prevenção e controlo de infeções.


 


4. CRITÉRIOS A TER EM CONTA NA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE RESUMOS


Critérios científicos


1. Aceitam-se estudos empíricos e revisões da literatura;


2. Os estudos devem evidenciar contributos para a melhoria da qualidade dos cuidados.


 


Procedimentos a seguir


1. Os autores devem preencher todos os campos do formulário de candidatura;


2. Os conteúdos das comunicações são da responsabilidade dos autores e apresentador (se aplicável);


3. Cada autor deverá indicar a temática no qual se insere a sua comunicação;


4. Cada comunicação apenas poderá ser submetida a uma das temáticas;


5. O número de autores de cada comunicação não poderá ser superior a oito;


6. Cada autor não poderá estar incluído em mais de cinco comunicações;


7. Apenas um dos autores da comunicação poderá apresentar a comunicação e terá de ser indicado no formulário de submissão;


8. Cada apresentador poderá apresentar no máximo duas comunicações;


9. As comunicações poderão ser apresentadas em Português ou Inglês;


10. Todas as comunicações deverão ser submetidas através da página do evento. Resumos enviados por outra qualquer via não serão aceites;


11. Os resumos poderão ser redigidos em Português ou Inglês;


12. Todos os campos do formulário de candidatura deverão ser preenchidos não podendo ser excedido o número de palavras definido para cada um:


Introdução - máximo de 80 palavras;


Objetivos - máximo de 70 palavras;


Metodologia - máximo de 90 palavras;


Resultados - máximo de 160 palavras;


Conclusões - máximo de 100 palavras;


Contribuições para a prática – máximo de 100 palavras;


Palavras-chave – mínimo de 3 palavras-chave e máximo de 6 palavras-chave;


Referências bibliográficas - mínimo de 1 referência bibliográfica e máximo de 4 referências bibliográficas (Norma APA - versão 6 – Revista de Enfermagem Referência);


Agradecimentos e entidade(s) financiadora(s) - máximo de 50 palavras.


 


5. FASE DE PEER REVIEW


Os resumos serão avaliados por um revisor, membro da Comissão Científica do evento. O conteúdo científico dos resumos é da responsabilidade exclusiva dos autores. Os quatro melhores resumos submetidos serão aceites para apresentação. A resposta da aceitação ou rejeição para apresentação será enviada até ao dia:


- 10 de setembro de 2021, às 23h59 TMG.


 


6. PREPARAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES


Uma vez aceite o resumo para apresentação:


Os apresentadores dos resumos aceites devem inscrever-se no evento até dia 10 de setembro de 2021, às 23h59 TMG. Devendo assegurar a sua inscrição para poder fazer a apresentação. 


Deve ser preparado e submetido o instrumento de apresentação, na sua área pessoal, no separador “Ficheiros Finais”, até dia 16 de setembro de 2021, às 23h59 TMG.


A apresentação não poderá ultrapassar 10 minutos.


 


a) Comunicações Orais:


- Os autores/apresentador de comunicações orais aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação preferindo-se formato PowerPoint ou PDF;


- Os apresentadores deverão ter o ficheiro disponível para partilha à hora prevista para a apresentação, através da plataforma Zoom. Em caso de imprevistos, a Comissão Organizadora partilhará a apresentação enviada até 16 de setembro de 2021.


 


b) Pósteres:


- Os autores/apresentador dos pósteres aceites deverão preparar a versão definitiva da apresentação digital no formato PNG (Portable Network Graphics) ou PDF;


- O póster submetido deverá conter apenas uma página/slide, com orientação horizontal (landscape). O tamanho mínimo de letra aconselhado é o correspondente ao tipo Calibri ou Arial 20;


- Os apresentadores deverão ter o ficheiro disponível para partilha à hora prevista para a apresentação, através da plataforma Zoom. Em caso de imprevistos, a Comissão Organizadora partilhará a apresentação enviada até 16 de setembro de 2021.


 


7. APRESENTAÇÃO


Os apresentadores devem estar presentes na sessão na data e hora indicada no programa, que estará disponível antecipadamente;


Serão rigorosamente cumpridos os tempos definidos para cada apresentação.


 


8. CERTIFICAÇÃO


O certificado de apresentação será elaborado conforme dados lançados no formulário de submissão, incluindo: o título da comunicação, o nome dos autores, o nome do apresentador (se aplicável), data de realização e nome do evento.


O certificado será emitido em uma única via e será disponibilizado online, ao apresentador, no final do evento. Serão certificadas as comunicações livres aceites e apresentadas conforme o timetable. As comunicações livres que não foram apresentadas à hora e data estabelecida não serão certificadas. A organização não procederá a correções dos certificados.


 


 


Dúvidas, informações complementares, submissão de resumos, entre em contacto através do telefone + 351 239 802 850 (Gabinete de Apoio aos Projetos), ou através do e-mail inovsafecare@esenfc.pt.

[ Ir para os abstracts ]
Português English
Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Organização

Apoios

Consórcio