1) DATAS
Data de início para submissão de comunicações livres - 19 de agosto de 2021
Data limite para submissão de comunicações livres - 2 de novembro de 2021 às 24h TMG
Data limite da resposta de aceitação das comunicações livres - 10 de novembro de 2021, às 24h TMG
Data limite para pagamento das inscrições dos apresentadores de comunicações livres - 14 de novembro de 2021, às 24h TMG.
Data limite para submeter os instrumentos de apresentação (na sua área pessoal, no separador “Ficheiros Finais”) - 17 de novembro de 2021, 24h TMG
2) TIPOS DE COMUNICAÇÃO LIVRE
Poderão ser submetidas comunicações livres a decorrer em sessão paralela:
1 – Comunicação oral;
2 – E-poster.
3) EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO
Ao submeter o abstract deve identificar o eixo temático específico de enquadramento da investigação e a forma como pretende fazer a divulgação (comunicação oral ou e-poster).
A – EIXOS TEMÁTICOS para comunicações livres (comunicação oral ou e-poster) a serem apresentadas no dia 19 de novembro de 2021 no Simpósio Internacional de História da Enfermagem da ESEnfC/ANHE/SPHE “(Des)semelhanças nos percursos históricos da enfermagem no espaço ibero-americano”:
A1 – História Comparada
A2 – História das Instituições e das organizações
A3 – Artefactos de Enfermagem
A4 – Metodologia em História da Enfermagem
A5 – Historia Oral
A6 – Fontes para a História da Enfermagem
A7 – Pandemias e Enfermagem
4) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ABSTRACTS
Os abstracts deverão adequar-se aos critérios (científicos e formais) estabelecidos pela comissão científica do evento.
Critérios científicos:
a) Os temas devem ser pertinentes e de acordo com os eixos temáticos;
b) Privilegiam-se estudos de investigação histórica;
c) Os estudos devem estar concluídos e apresentar resultados relevantes;
d) Os autores devem preencher todos os campos do formulário de candidatura, respeitando o conteúdo científico específico de cada campo;
e) Os conteúdos das comunicações livres são da responsabilidade dos seus autores e apresentador.
Critérios formais:
a) Cada autor deverá indicar qual o eixo temático em que se insere a sua comunicação livre;
b) Cada comunicação livre apenas poderá ser submetida a um dos eixos temáticos;
c) O número de autores de cada comunicação livre não poderá ser superior a 7;
d) Cada autor não poderá estar incluído em mais de 5 comunicações livres;
e) Apenas 1 dos autores da comunicação livre poderá ser o seu apresentador e será indicado no formulário de submissão;
f) Cada apresentador poderá apresentar no máximo 3 comunicações livres;
g) Os idiomas, nos quais se poderão apresentar as comunicações livres, são o português, o espanhol e o inglês;
h) Todas as comunicações livres deverão ser submetidas através da página do Simpósio não sendo aceites as enviadas por fax ou por email;
i) Todos os campos do formulário de candidatura deverão ser preenchidos não podendo ser excedido o número de palavras definido para cada um:
- Introdução - máximo de 80 palavras;
- Objetivos - máximo de 70 palavras;
- Metodologia - máximo de 90 palavras;
- Resultados - máximo de 160 palavras;
- Conclusões - máximo de 100 palavras;
- Palavras-chave – mínimo de 1 palavra-chave e máximo de 6 palavras-chave; (de acordo com MeSH/DeCS)
- Referências bibliográficas - mínimo de 1 referência bibliográfica e máximo de 4 referências bibliográficas (Norma APA - versão 7)
- Entidade(s) Financiadora(s) - máximo de 15 palavras (pode indicar que não há).
5) FASE DE PEER REVIEW
Os abstracts são avaliados por dois revisores, membros da comissão científica peer review do evento. A resposta da aceitação ou rejeição será enviada até ao dia 10 de novembro de 2021 às 24 h TMG.
6) PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DOS INSTRUMENTOS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO
Uma vez aceite o abstract, os autores devem preparar e submeter os instrumentos de apresentação (na sua área pessoal, no separador “Ficheiros Finais”) até dia 17 de novembro de 2021, até às 24h TMG.
1 - Comunicações Orais:
- Os autores/apresentadores de comunicações orais aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação preferindo-se formato power point ou pdf.
- A apresentação deve ser elaborada de modo a não ultrapassar os 15 minutos de apresentação e 5 minutos de discussão.
2 – E-poster:
- Os autores/apresentadores de e-posteres aceites deverão submeter a versão final da apresentação digital em formato PNG (Portable Network Graphics) ou PDF. Este ficheiro estará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos. Não se aceitam pósteres impressos.
- O e-poster enviado deve incluir apenas uma página, na orientação paisagem (“landscape orientation”). O tamanho de letra mínimo recomendado é Calibri ou Arial 20. Indique o título e os autores na parte superior do e-poster. Indique o apresentador se não for o primeiro autor. Texto e ilustrações devem ser fáceis de ler a uma distância de 2 metros. Por favor, refira qualquer potencial conflito de interesse. Uma declaração relativa a conflitos de interesse deve constar no poster.
- A apresentação deve ser preparada de modo a não ultrapassar os 10 minutos. Durante a apresentação, o apresentador do e-poster pode distribuir folhetos (preferencialmente em formato A4) do seu poster aos participantes do Simpósio.
7) APRESENTAÇÃO
Os apresentadores devem estar no local de apresentação na data e hora indicada no programa, ou apresentar via zoom.
Cada mesa de apresentação será moderada e assessorada com registo de presença dos apresentadores.
Serão rigorosamente cumpridos os tempos definidos para cada apresentação.
NB: Todos os apresentadores de comunicações livres aceites, (comunicação oral ou e-poster), deverão estar inscritos no Simpósio Internacional da ESEnfC / ANHE / SPHE e pagar a inscrição até 14 de novembro de 2021, às 24 h TMG. As comunicações aceites serão eliminadas do programa se até àquela data não for recebido o pagamento da inscrição.
NB: Poderá ser aceite a alteração do apresentador, por um dos outros autores, até 16 de novembro de 2021 às 24 h TMG. Neste caso, não é garantida alteração no programa.
8) CERTIFICAÇÃO
O certificado de apresentação será elaborado conforme dados lançados no formulário de submissão, incluindo: o título da comunicação livre, o nome dos autores, o nome do apresentador, data de realização e nome do evento.
O certificado será emitido em uma única via e será disponibilizado online, ao apresentador, no final do evento.
Serão certificadas as comunicações livres aceites e apresentadas conforme o timetable. As comunicações livres que não foram apresentadas à hora e data estabelecida não serão certificadas.
A organização não procederá a correções dos certificados.
9) Recomendações especiais para Sessões online (Zoom)
- Por favor, instale a aplicação Zoom e teste a sua câmara e microfone antes do início do evento. Se tiver alguma dificuldade na utilização do Zoom, por favor envie um e-mail à Comissão Organizadora através do email: simposiohistoria@esenfc.pt
- Os autores das apresentações orais/pósteres aceites devem estar ao vivo durante a sessão paralela, que será moderada. O link para a Sala Zoom para cada sessão paralela será disponibilizado por e-mail a cada apresentador 48 horas antes do evento;
- Os autores poderão utilizar programas como PowerPoint ou Adobe Acrobat (para PDF) para apresentar o seu trabalho. Cada apresentador será convidado a partilhar o seu ecrã através da plataforma Zoom. Em caso de imprevistos, a Comissão Organizadora partilhará a apresentação enviada a 17 de novembro de 2021.
- As apresentações não deverão durar mais do que 15 minutos para comunicações orais e 10 minutos para pósteres.
Serão apresentados outros trabalhos na mesma sessão, pelo que os limites de tempo serão rigorosamente cumpridos. Por isso, solicitamos-lhe que não exceda o tempo limite, a fim de dar aos outros oradores tempo suficiente para as suas intervenções e permitir uma discussão produtiva.
- Como planeamos gravar todas as apresentações ao vivo, solicitamos a sua autorização para partilhar a sua apresentação na página da Virtual Experience do Simpósio, permitindo assim que outros participantes em diferentes fusos horários possam também assistir à sua apresentação. Como tal, informamos que todos os autores de abstracts aceites, receberão um termo de consentimento, via email, o qual deverão enviar posteriormente ao Secretariado, devidamente assinado, em formato PDF.
10) Dúvidas e Informações Complementares
Dúvidas, informações complementares sobre submissão de abstracts, entre em contato através do telefone (00351 239 487 217) ou através do e-mail simposiohistoria@esenfc.pt