Instruções para submissão de abstracts

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1) DATAS


Data de início para submissão de comunicações livres - 19 de agosto de 2021


Data limite para submissão de comunicações livres - 2 de novembro de 2021 às 24h TMG


Data limite da resposta de aceitação das comunicações livres - 10 de novembro de 2021, às 24h TMG


Data limite para pagamento das inscrições dos apresentadores de comunicações livres - 14 de novembro de 2021, às 24h TMG.


Data limite para submeter os instrumentos de apresentação (na sua área pessoal, no separador “Ficheiros Finais”) - 17 de novembro de 2021, 24h TMG


 


2) TIPOS DE COMUNICAÇÃO LIVRE


Poderão ser submetidas comunicações livres a decorrer em sessão paralela:


1 – Comunicação oral;


2 – E-poster.


 


3) EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO


Ao submeter o abstract deve identificar o eixo temático específico de enquadramento da investigação e a forma como pretende fazer a divulgação (comunicação oral ou e-poster).


 


A – EIXOS TEMÁTICOS para comunicações livres (comunicação oral ou e-poster) a serem apresentadas no dia 19 de novembro de 2021 no Simpósio Internacional de História da Enfermagem da ESEnfC/ANHE/SPHE “(Des)semelhanças nos percursos históricos da enfermagem no espaço ibero-americano”:


 


A1 – História Comparada


A2 – História das Instituições e das organizações


A3 – Artefactos de Enfermagem


A4 – Metodologia em História da Enfermagem


A5 – Historia Oral


A6 – Fontes para a História da Enfermagem


A7 – Pandemias e Enfermagem


 


4) CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ABSTRACTS


Os abstracts deverão adequar-se aos critérios (científicos e formais) estabelecidos pela comissão científica do evento.


 


Critérios científicos:


a) Os temas devem ser pertinentes e de acordo com os eixos temáticos;


b) Privilegiam-se estudos de investigação histórica;


c) Os estudos devem estar concluídos e apresentar resultados relevantes;


d) Os autores devem preencher todos os campos do formulário de candidatura, respeitando o conteúdo científico específico de cada campo;


e) Os conteúdos das comunicações livres são da responsabilidade dos seus autores e apresentador.


 


Critérios formais:


a) Cada autor deverá indicar qual o eixo temático em que se insere a sua comunicação livre;


b) Cada comunicação livre apenas poderá ser submetida a um dos eixos temáticos;


c) O número de autores de cada comunicação livre não poderá ser superior a 7;


d) Cada autor não poderá estar incluído em mais de 5 comunicações livres;


e) Apenas 1 dos autores da comunicação livre poderá ser o seu apresentador e será indicado no formulário de submissão;


f)  Cada apresentador poderá apresentar no máximo 3 comunicações livres;


g) Os idiomas, nos quais se poderão apresentar as comunicações livres, são o português, o espanhol e o inglês;


h) Todas as comunicações livres deverão ser submetidas através da página do Simpósio não sendo aceites as enviadas por fax ou por email;


i)  Todos os campos do formulário de candidatura deverão ser preenchidos não podendo ser excedido o número de palavras definido para cada um:


- Introdução - máximo de 80 palavras;


- Objetivos - máximo de 70 palavras;


- Metodologia - máximo de 90 palavras;


- Resultados - máximo de 160 palavras;


- Conclusões - máximo de 100 palavras;


- Palavras-chave – mínimo de 1 palavra-chave e máximo de 6 palavras-chave; (de acordo com MeSH/DeCS)


- Referências bibliográficas - mínimo de 1 referência bibliográfica e máximo de 4 referências bibliográficas (Norma APA - versão 7)


- Entidade(s) Financiadora(s) - máximo de 15 palavras (pode indicar que não há).


 


5) FASE DE PEER REVIEW


Os abstracts são avaliados por dois revisores, membros da comissão científica peer review do evento. A resposta da aceitação ou rejeição será enviada até ao dia 10 de novembro de 2021 às 24 h TMG.


 


6) PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DOS INSTRUMENTOS DE APRESENTAÇÃO/COMUNICAÇÃO


Uma vez aceite o abstract, os autores devem preparar e submeter os instrumentos de apresentação (na sua área pessoal, no separador “Ficheiros Finais”) até dia 17 de novembro de 2021, até às 24h TMG.


1 - Comunicações Orais:


- Os autores/apresentadores de comunicações orais aceites deverão submeter a versão definitiva da apresentação preferindo-se formato power point ou pdf.


- A apresentação deve ser elaborada de modo a não ultrapassar os 15 minutos de apresentação e 5 minutos de discussão.


2 – E-poster:


- Os autores/apresentadores de e-posteres aceites deverão submeter a versão final da apresentação digital em formato PNG (Portable Network Graphics) ou PDF. Este ficheiro estará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos. Não se aceitam pósteres impressos.


- O e-poster enviado deve incluir apenas uma página, na orientação paisagem (“landscape orientation”). O tamanho de letra mínimo recomendado é Calibri ou Arial 20. Indique o título e os autores na parte superior do e-poster. Indique o apresentador se não for o primeiro autor. Texto e ilustrações devem ser fáceis de ler a uma distância de 2 metros. Por favor, refira qualquer potencial conflito de interesse. Uma declaração relativa a conflitos de interesse deve constar no poster.


- A apresentação deve ser preparada de modo a não ultrapassar os 10 minutos. Durante a apresentação, o apresentador do e-poster pode distribuir folhetos (preferencialmente em formato A4) do seu poster aos participantes do Simpósio.


 


7) APRESENTAÇÃO


Os apresentadores devem estar no local de apresentação na data e hora indicada no programa, ou apresentar via zoom.


 


Cada mesa de apresentação será moderada e assessorada com registo de presença dos apresentadores.


Serão rigorosamente cumpridos os tempos definidos para cada apresentação.


 


NB: Todos os apresentadores de comunicações livres aceites, (comunicação oral ou e-poster), deverão estar inscritos no Simpósio Internacional da ESEnfC / ANHE / SPHE e pagar a inscrição até 14 de novembro de 2021, às 24 h TMG. As comunicações aceites serão eliminadas do programa se até àquela data não for recebido o pagamento da inscrição.


NB: Poderá ser aceite a alteração do apresentador, por um dos outros autores, até 16 de novembro de 2021 às 24 h TMG. Neste caso, não é garantida alteração no programa.


 


8) CERTIFICAÇÃO


O certificado de apresentação será elaborado conforme dados lançados no formulário de submissão, incluindo: o título da comunicação livre, o nome dos autores, o nome do apresentador, data de realização e nome do evento.


O certificado será emitido em uma única via e será disponibilizado online, ao apresentador, no final do evento.


Serão certificadas as comunicações livres aceites e apresentadas conforme o timetable. As comunicações livres que não foram apresentadas à hora e data estabelecida não serão certificadas.


A organização não procederá a correções dos certificados.


 


 9) Recomendações especiais para Sessões online (Zoom)


- Por favor, instale a aplicação Zoom e teste a sua câmara e microfone antes do início do evento. Se tiver alguma dificuldade na utilização do Zoom, por favor envie um e-mail à Comissão Organizadora através do email: simposiohistoria@esenfc.pt


- Os autores das apresentações orais/pósteres aceites devem estar ao vivo durante a sessão paralela, que será moderada. O link para a Sala Zoom para cada sessão paralela será disponibilizado por e-mail a cada apresentador 48 horas antes do evento;


- Os autores poderão utilizar programas como PowerPoint ou Adobe Acrobat (para PDF) para apresentar o seu trabalho. Cada apresentador será convidado a partilhar o seu ecrã através da plataforma Zoom. Em caso de imprevistos, a Comissão Organizadora partilhará a apresentação enviada a 17 de novembro de 2021.


- As apresentações não deverão durar mais do que 15 minutos para comunicações orais e 10 minutos para pósteres.


Serão apresentados outros trabalhos na mesma sessão, pelo que os limites de tempo serão rigorosamente cumpridos. Por isso, solicitamos-lhe que não exceda o tempo limite, a fim de dar aos outros oradores tempo suficiente para as suas intervenções e permitir uma discussão produtiva.


- Como planeamos gravar todas as apresentações ao vivo, solicitamos a sua autorização para partilhar a sua apresentação na página da Virtual Experience do Simpósio, permitindo assim que outros participantes em diferentes fusos horários possam também assistir à sua apresentação. Como tal, informamos que todos os autores de abstracts aceites, receberão um termo de consentimento, via email, o qual deverão enviar posteriormente ao Secretariado, devidamente assinado, em formato PDF.


 


10) Dúvidas e Informações Complementares


Dúvidas, informações complementares sobre submissão de abstracts, entre em contato através do telefone (00351 239 487 217) ou através do e-mail simposiohistoria@esenfc.pt


 


 


 


 

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