Fundamentação (02 de Fevereiro a 07 de dezembro de 2016)


Há um crescente interesse internacional na aplicação da pesquisa-ação participativa (PaPS) pois esta abordagem de pesquisa não só permite a co-criação de conhecimentos com os sujeitos-alvo da pesquisa, como pode gerar dados para a resolução de problemas de saúde e para a mudança social (www.icphr.org). A ARS Centro tem-se desenvolvido muito no campo da saúde comunitária, dadas as caraterísticas do seu tecido social, mas não tem sido muito visível o impacte dos vários projetos de intervenção comunitária. Este curso direciona-se para os gestores de projetos de intervenção comunitária em contexto escolar e habilitará os participantes a:
• (re)conceberem projetos que incluem os sujetos-alvo no seu desenvolvimento (mais participativos);
• (re)estabelecerem indicadores de processo, de resultado e de impacte (mais objetivos);
• disseminarem melhor os resultados de boas praticas.

 

Destaca-se que os gestores de projetos, ao participarem no curso, terão uma oportunidade de apresentarem/desenvolverem os seus projetos de intervenção comunitária em contexto escolar, refletindo sobre os mesmos e imprimindo-lhe a vertente de pesquisa e/ou a juntarem-se em equipas internacionais criando estudos de caso multicêntricos.


Este Curso Internacional de Pesquisa-ação Participativa em Saúde está a ser desenvolvido na língua local, com esta metodologia, em 4 paises/instituições diferentes: Universidade de Northumbria em Newcastle (Newcastle, Reino Unido); Universidade Católica de Ciências Aplicadas de Berlim (Berlin, Alemanha); Universidade de Alberta (Edmonton, Canadá); Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra, Portugal). A ideia que esteve subjacente à conceção deste curso foi de proporcionar oportunidades de aprendizagem compartilhada sobre a PaPS, dado que é cada vez mais útil nas áreas de saúde, social e educação.


O curso será oferecido em 3 dias presenciais (02 a 04 de fevereiro de 2016) seguido de pelo menos mais 9 sessões presenciais e/ou virtuais para acompanhamento dos projetos, perfazendo 12 dias completos de formação. Essas sessões decorrerão até novembro de 2016 e serão agendadas antes do final do módulo presencial, 06 e 07 dezembro de 2016. Os participantes deverão estar presentes na totalidade dos módulos presenciais e em 50% dos módulos virtuais para obterem a certificação no curso. Sugere-se a participação do coordenador da UCC e do responsável pelo programa de Saúde Escolar.


Neste curso de formação abordaremos os conceitos e métodos de pesquisa-ação participativa em saúde de uma forma prática, mobilizando os participantes a apresentarem/desenvolverem os seus projetos de pesquisa, refletindo sobre eles, e beneficiando da partilha de conhecimentos de equipas internacionais.

 

Objetivos

O curso irá permitir aos participantes:
• Identificar as origens da pesquisa participativa no país e a nível internacional;
• Compreender as características definidoras de pesquisa participativa, as teorias subjacentes e conceitos que sustentam essa abordagem;
• Desenhar e implementar um projeto de pesquisa participativa dentro de seu próprio campo de interesse ou área de intervenção;
• Interpretar criticamente os resultados dos projectos de pesquisa participativa para aplicação na sua área de interesse;
• Identificar e discutir o impacte e sustentabilidade da pesquisa participativa.

Haverá também oportunidades para os participantes dos diferentes países compartilharem suas experiências numa plataforma de e-learning, potenciando a co-aprendizagem e a co-criação de conhecimento. Os participantes também serão encorajados e apoiados para apresentarem o seu trabalho na conferência Anual do ICPHR e outros eventos científicos.
Ainda como produto desta formação prevê-se a apresentação dos projetos no V Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa (07-08.06.2016) e a elaboração de uma coletânea de boas práticas a disponibilizar on-line. Este documento terá por base os critérios de apresentação de boas práticas em enfermagem.
No final do módulo de formação inicial, recolheremos a sua opinião sobre a formação e o efeito que ela teve em si. Ao longo do curso serão enviados formulários on-line para se monitorizar o desenvolvimento do seu projeto e o impacte na sua vida pessoal e profissional.

 

Inscrição

Os participantes são convidados a apresentarem as suas boas práticas em Saúde Escolar e, através da reflexão ao longo do ano, desenvolver uma proposta de pesquisa participativa. Em todo o curso trabalha-se de forma colaborativa para desenvolver a compreensão dos princípios e práticas da pesquisa participativa e discutir questões práticas. Para promover a comunicação e colaboração internacionais a par com a utilidade local, haverá oportunidades de contato contínuo entre os participantes do curso nos outros países, através de links da web.
São requisitos para frequência estar integrado numa UCC e ter (ou vir a ter) projectos de Saúde Escolar

 

Programa

Datas

Carga Horária: 100H 


Temas/Conteúdo

Formador

Dia

Horas

Introdução e antecedentes da pesquisa-ação participativa:

Introdução e apresentação dos objectivos da formação

Panorama histórico e fundamentos teóricos da pesquisa-ação participativa

Conceitos e definições

Como organizar um grupo de pesquisa

Irma Brito

Fernando Mendes

Vera Saboia

02-02-2016

Manhã

4h

São apresentados projectos onde se identificam os critérios de qualidade da PaPS definidos pelo ICPHR

 

 

 

Ética e peer research no desenvolvimento de pesquisa-ação participativa

Questões éticas e de liderança na pesquisa-ação participativa

Definindo funções: “peer research”

Criação de comunidades dialógicas: modelo PRECEDE-PROCEEED

Formulação de um projeto de pesquisa

Mª do Céu Barbieri

Mª Elisabete Martins

Irma Brito

Lina Bernadineli

02-02-2016

Tarde

4h

Dos projectos apresentados identificam-se os desafios e exigências éticas da PaPS definidos pelo ICPHR

 

 

 

Desenvolvimento de um projeto de pesquisa-ação participativa

(Re) Formulação de um projeto de pesquisa

Empowerment

Irma Brito

Lina Bernadineli

03-02-2016

Manhã

4h

Os conteúdos das sessões 1M e 1T são aplicados no desenho do projeto com o grupo de pesquisa local

 

 

 

Recolha e análise de dados em pesquisa-ação participativa

Recolha e análise de dados: discutir as questões práticas de cada projeto

Reprodução, transformação e impacte da pesquisa-ação participativa

Processos de construção compartilhada do conhecimento: a reprodutividade e transferibilidade

Irma Brito

Vera Saboia

Fernando Mendes

03-02-2016

Tarde

4h

Os conteúdos da sessão 2 são aplicados no desenho da recolha e análise de dados com os grupos-alvo

 

 

 

Histórias dos projectos: discussão e resolução de problemas

História dos projectos e solução de problemas e/ou alternativas pelos participantes

Disseminação da pesquisa participativa: a comunicação científica versus a notícia

Advocacia e lobbing

Avaliação intermédia do curso

Paulo Queirós

Fernando Mendes

Irma Brito

04-02-2016

 

4h

Os projectos locais estão concluídos: Elabora-se uma apresentação científica e de media para os apresentar

 

 

 

Reflexão e disseminação dos projectos de pesquisa participativa

 

23-02 a 11-11-2016

32H

ESEnfC. Mostra de projetos de saúde escolar

 

23-02-2016

 

Virtual. A naturaleza do conhecimiento e sua produção

 

04-03-2016

 

Virtual. Elaboração do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

 

01-04-2016

 

Virtual. Métodos e ferramentas para recolher evidências

 

03-06-2016

 

ESEnfC. Mostra de projetos de saúde escolar

 

27-09-2016

 

Virtual. Utilização de novas tecnologías de informacão

 

28-10-2016

 

Virtual. Reflexão e avaliacão da ação e da participação

 

11-11-2016

 

Apresentação dos projectos de pesquisa participativa

Apresentações dos projectos (seminário) e reflexão sobre sustentabilidade da PaPS

Desenvolvimento de ligações entre projectos nacionais e internacionais

Fernando Mendes

Irma Brito

Paulo Queirós

Mª do Céu Barbieri

Mª Elisabete Martins

06 e 07-12-2016

4h

4h

Conferências em que pretende participar

 

 

 

 

Equipa Pedagógica

Irma Brito (ESEnfC, PT)
Vera Maria Saboia (ESAAC-UFF, BR)
Lina Bernadineli (UERJ, BR)
Paulo Queirós (ESEnfC, PT)
Fernando Mendes (IREFREA Portugal, PT)
Elisabete Martins (ESEnfC, PT)
Maria do Céu Barbieri (ESEP, PT)

 

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