Fundamentação (02 de Fevereiro a 07 de dezembro de 2016)
Há um crescente interesse internacional na aplicação da pesquisa-ação participativa (PaPS) pois esta abordagem de pesquisa não só permite a co-criação de conhecimentos com os sujeitos-alvo da pesquisa, como pode gerar dados para a resolução de problemas de saúde e para a mudança social (www.icphr.org). A ARS Centro tem-se desenvolvido muito no campo da saúde comunitária, dadas as caraterísticas do seu tecido social, mas não tem sido muito visível o impacte dos vários projetos de intervenção comunitária. Este curso direciona-se para os gestores de projetos de intervenção comunitária em contexto escolar e habilitará os participantes a:
• (re)conceberem projetos que incluem os sujetos-alvo no seu desenvolvimento (mais participativos);
• (re)estabelecerem indicadores de processo, de resultado e de impacte (mais objetivos);
• disseminarem melhor os resultados de boas praticas.
Destaca-se que os gestores de projetos, ao participarem no curso, terão uma oportunidade de apresentarem/desenvolverem os seus projetos de intervenção comunitária em contexto escolar, refletindo sobre os mesmos e imprimindo-lhe a vertente de pesquisa e/ou a juntarem-se em equipas internacionais criando estudos de caso multicêntricos.
Este Curso Internacional de Pesquisa-ação Participativa em Saúde está a ser desenvolvido na língua local, com esta metodologia, em 4 paises/instituições diferentes: Universidade de Northumbria em Newcastle (Newcastle, Reino Unido); Universidade Católica de Ciências Aplicadas de Berlim (Berlin, Alemanha); Universidade de Alberta (Edmonton, Canadá); Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Coimbra, Portugal). A ideia que esteve subjacente à conceção deste curso foi de proporcionar oportunidades de aprendizagem compartilhada sobre a PaPS, dado que é cada vez mais útil nas áreas de saúde, social e educação.
O curso será oferecido em 3 dias presenciais (02 a 04 de fevereiro de 2016) seguido de pelo menos mais 9 sessões presenciais e/ou virtuais para acompanhamento dos projetos, perfazendo 12 dias completos de formação. Essas sessões decorrerão até novembro de 2016 e serão agendadas antes do final do módulo presencial, 06 e 07 dezembro de 2016. Os participantes deverão estar presentes na totalidade dos módulos presenciais e em 50% dos módulos virtuais para obterem a certificação no curso. Sugere-se a participação do coordenador da UCC e do responsável pelo programa de Saúde Escolar.
Neste curso de formação abordaremos os conceitos e métodos de pesquisa-ação participativa em saúde de uma forma prática, mobilizando os participantes a apresentarem/desenvolverem os seus projetos de pesquisa, refletindo sobre eles, e beneficiando da partilha de conhecimentos de equipas internacionais.
Objetivos
O curso irá permitir aos participantes:
• Identificar as origens da pesquisa participativa no país e a nível internacional;
• Compreender as características definidoras de pesquisa participativa, as teorias subjacentes e conceitos que sustentam essa abordagem;
• Desenhar e implementar um projeto de pesquisa participativa dentro de seu próprio campo de interesse ou área de intervenção;
• Interpretar criticamente os resultados dos projectos de pesquisa participativa para aplicação na sua área de interesse;
• Identificar e discutir o impacte e sustentabilidade da pesquisa participativa.
Haverá também oportunidades para os participantes dos diferentes países compartilharem suas experiências numa plataforma de e-learning, potenciando a co-aprendizagem e a co-criação de conhecimento. Os participantes também serão encorajados e apoiados para apresentarem o seu trabalho na conferência Anual do ICPHR e outros eventos científicos.
Ainda como produto desta formação prevê-se a apresentação dos projetos no V Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa (07-08.06.2016) e a elaboração de uma coletânea de boas práticas a disponibilizar on-line. Este documento terá por base os critérios de apresentação de boas práticas em enfermagem.
No final do módulo de formação inicial, recolheremos a sua opinião sobre a formação e o efeito que ela teve em si. Ao longo do curso serão enviados formulários on-line para se monitorizar o desenvolvimento do seu projeto e o impacte na sua vida pessoal e profissional.
Inscrição
Os participantes são convidados a apresentarem as suas boas práticas em Saúde Escolar e, através da reflexão ao longo do ano, desenvolver uma proposta de pesquisa participativa. Em todo o curso trabalha-se de forma colaborativa para desenvolver a compreensão dos princípios e práticas da pesquisa participativa e discutir questões práticas. Para promover a comunicação e colaboração internacionais a par com a utilidade local, haverá oportunidades de contato contínuo entre os participantes do curso nos outros países, através de links da web.
São requisitos para frequência estar integrado numa UCC e ter (ou vir a ter) projectos de Saúde Escolar
Programa
Datas
Carga Horária: 100H
Temas/Conteúdo |
Formador |
Dia |
Horas |
Introdução e antecedentes da pesquisa-ação participativa: Introdução e apresentação dos objectivos da formação Panorama histórico e fundamentos teóricos da pesquisa-ação participativa Conceitos e definições Como organizar um grupo de pesquisa |
Irma Brito Fernando Mendes Vera Saboia |
02-02-2016 Manhã |
4h |
São apresentados projectos onde se identificam os critérios de qualidade da PaPS definidos pelo ICPHR |
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Ética e peer research no desenvolvimento de pesquisa-ação participativa Questões éticas e de liderança na pesquisa-ação participativa Definindo funções: “peer research” Criação de comunidades dialógicas: modelo PRECEDE-PROCEEED Formulação de um projeto de pesquisa |
Mª do Céu Barbieri Mª Elisabete Martins Irma Brito Lina Bernadineli |
02-02-2016 Tarde |
4h |
Dos projectos apresentados identificam-se os desafios e exigências éticas da PaPS definidos pelo ICPHR |
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Desenvolvimento de um projeto de pesquisa-ação participativa (Re) Formulação de um projeto de pesquisa Empowerment |
Irma Brito Lina Bernadineli |
03-02-2016 Manhã |
4h |
Os conteúdos das sessões 1M e 1T são aplicados no desenho do projeto com o grupo de pesquisa local |
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Recolha e análise de dados em pesquisa-ação participativa Recolha e análise de dados: discutir as questões práticas de cada projeto Reprodução, transformação e impacte da pesquisa-ação participativa Processos de construção compartilhada do conhecimento: a reprodutividade e transferibilidade |
Irma Brito Vera Saboia Fernando Mendes |
03-02-2016 Tarde |
4h |
Os conteúdos da sessão 2 são aplicados no desenho da recolha e análise de dados com os grupos-alvo |
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Histórias dos projectos: discussão e resolução de problemas História dos projectos e solução de problemas e/ou alternativas pelos participantes Disseminação da pesquisa participativa: a comunicação científica versus a notícia Advocacia e lobbing Avaliação intermédia do curso |
Paulo Queirós Fernando Mendes Irma Brito |
04-02-2016
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4h |
Os projectos locais estão concluídos: Elabora-se uma apresentação científica e de media para os apresentar |
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Reflexão e disseminação dos projectos de pesquisa participativa |
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23-02 a 11-11-2016 |
32H |
ESEnfC. Mostra de projetos de saúde escolar |
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23-02-2016 |
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Virtual. A naturaleza do conhecimiento e sua produção |
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04-03-2016 |
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Virtual. Elaboração do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido |
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01-04-2016 |
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Virtual. Métodos e ferramentas para recolher evidências |
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03-06-2016 |
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ESEnfC. Mostra de projetos de saúde escolar |
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27-09-2016 |
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Virtual. Utilização de novas tecnologías de informacão |
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28-10-2016 |
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Virtual. Reflexão e avaliacão da ação e da participação |
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11-11-2016 |
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Apresentação dos projectos de pesquisa participativa Apresentações dos projectos (seminário) e reflexão sobre sustentabilidade da PaPS Desenvolvimento de ligações entre projectos nacionais e internacionais |
Fernando Mendes Irma Brito Paulo Queirós Mª do Céu Barbieri Mª Elisabete Martins |
06 e 07-12-2016 |
4h 4h |
Conferências em que pretende participar |
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Equipa Pedagógica
Irma Brito (ESEnfC, PT)
Vera Maria Saboia (ESAAC-UFF, BR)
Lina Bernadineli (UERJ, BR)
Paulo Queirós (ESEnfC, PT)
Fernando Mendes (IREFREA Portugal, PT)
Elisabete Martins (ESEnfC, PT)
Maria do Céu Barbieri (ESEP, PT)