No cenário de transição demográfica, com implicações em todas as áreas da vida social, mas em que ao mesmo tempo se assume como dever ético reduzir as desigualdades de acesso a bens e serviços, surge como imperativo social a necessidade de adequar as respostas de cuidados e serviços, a uma população idosa cada vez mais significativa colaborando no esforço de responder às suas carências e expectativas. A avaliação geriátrica, enquanto avaliação multidimensional ou compreensiva, inclui não apenas os aspetos patológicos ou meramente clínicos, mas também as funções física, cognitiva, emocional e social, permitindo, com o conhecimento do ambiente onde estão inseridos os idosos, um concreto conhecimento das realidades e um melhor planeamento em saúde.



Tendo como pano de fundo esta perspetiva, foi levado a cabo um projeto de investigação intitulado “Os muito idosos: estudo do envelhecimento em Coimbra”, PTDC/CS-SOC/114895/2009, financiado por fundos FEDER através do Programa Operacional Fatores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sediado na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Este projeto teve como objetivo principal a avaliação da capacidade funcional da população com idade superior ou igual a 75 anos (n=1153) abrangida pelos seis centros de saúde do concelho de Coimbra, nas áreas funcionais de recursos sociais, recursos económicos, saúde mental, saúde física e actividades de vida diária. Foi, ainda, avaliada a utilização e necessidade sentida de 23 serviços, principalmente de âmbito social e de saúde.



Neste momento, estando o projeto na sua reta final, assume extrema importância a divulgação dos dados junto das entidades responsáveis, profissionais de saúde e de âmbito social, estudantes e de todos aqueles que desenvolvam trabalho, ou demostrem interesse pela área, de forma a promover a melhoria das políticas atuais e das medidas a implementar, tendo por base a discussão pública e científica.



 A apresentação dos dados já disponíveis sob a forma de seminário permite a sua apresentação e discussão por profissionais com experiência reconhecida em cada uma das áreas funcionais e serviços estudados, realçando as intervenções que poderão ser implementadas em prol de um envelhecimento saudável e ativo.

Evento terminado

Obrigado a todos os participantes

Contactos


link http://www.esenfc.pt/event/simi2014
Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.