A diversidade cultural tem vindo a aumentar nos sistemas de saúde, levantando novos desafios para enfermeiros e profissionais de saúde.
Embora a inclusão social de migrantes, refugiados e requerentes de asilo seja uma prioridade na Europa, a educação em enfermagem não está a capacitar os estudantes de enfermagem, como futuros profissionais, a intervir em contextos multiculturais.
O projecto MulticulturalCare visa desenvolver práticas pedagógicas inovadoras para preparar os estudantes de enfermagem a intervir em contextos multiculturais e proteger a saúde de migrantes, requerentes de asilo e refugiados: o Modelo Educacional MulticulturalCare.
A Escola de Enfermagem de Coimbra organizará a primeira atividade de Aprendizagem, Ensino, e Formação (LTT) em Portugal.
Esta LTT reunirá um grupo de peritos nacionais em enfermagem (professores e tutores), envolvidos na implementação do Modelo MulticulturalCare na educação em enfermagem e utilizando o E-book MulticulturalCare e Cenários de Simulação como ferramentas pedagógicas.
Espera-se que professores e tutores de enfermagem divulguem o Modelo MulticulturalCare na sua rede de estudantes, professores, enfermeiros, e outros intervenientes relevantes, envolvendo-os como agentes ativos no projecto.