As inscrições pela página do evento encontram-se encerradas. Para mais informações ou solicitação de inscrição contacte para o email do evento (eqe@esenfc.pt).
O conceito de resultados em saúde que sejam sensíveis aos cuidados de enfermagem, não sendo novo, está hoje a surgir com muita acuidade. A demonstração de qual o impacto que cada disciplina ou profissão tem no bem-estar e na saúde das pessoas é uma necessidade em períodos de pouco desafogo económico.
Duma lógica de quase sacralização dos profissionais de saúde, em que as suas decisões eram inquestionáveis, passou-se para uma outra onde se pede que prestem contas e se responsabilizem pelo que fazem, sobre as razões de fazerem o que fazem, sobre os resultados que as pessoas podem obter com o que fazem e no final quanto é que tudo isto custa.
Na investigação produzida verifica-se que os cuidados de saúde entraram na era da “accountability”, visível na quantidade de estudos que cada vez mais surgem sobre efetividade e sobre resultados dos cuidados.
Para além da complexidade associada aos cuidados e aos contextos onde esses cuidados são prestados é também a diversidade de opiniões sobre o que medir que torna desafiante ainda que complexo medir o impacto dos cuidados de enfermagem nas pessoas. No entanto e apesar disso quanto mais dados podermos obter sobre os cuidados e o seu impacto maiores serão as possibilidades de prestar cuidados de qualidade que sejam efetivos.