Na sequência do I Seminário de Ciência Cidadã realizado em 2024, que promoveu a reflexão e o diálogo em torno do envolvimento dos cidadãos na investigação em saúde, o II Seminário Ciência Cidadã: Inovação e Sustentabilidade em Saúde dá continuidade a este percurso, consolidando o compromisso com o desenvolvimento e a afirmação desta abordagem na investigação.
A Ciência Cidadã na área da saúde tem vindo a afirmar-se como uma abordagem inovadora e de crescente relevância, contribuindo para o esforço de produção de conhecimento mais próximo das necessidades das pessoas e das comunidades. Ao integrar cidadãos em todas as etapas da investigação, contribui para o reforço da literacia científica e em saúde, bem como para uma participação mais informada e ativa na definição de políticas públicas.
Num contexto marcado por desafios complexos - como o envelhecimento populacional, as doenças crónicas, as desigualdades em saúde e a transformação digital - a Ciência Cidadã emerge como um instrumento estratégico para promover inovação e sustentabilidade na investigação.
O Grupo da saúde da Rede Portuguesa de Ciência Cidadã, juntamente com a UICISA: E da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra, convida-o para o presente seminário, que pretende constituir um espaço estruturado de reflexão, partilha e colaboração entre investigadores, profissionais de saúde e cidadãos. O evento visa, assim, impulsionar o desenvolvimento e a disseminação de práticas e metodologias de Ciência Cidadã, reforçar a visibilidade dos projetos nesta área e contribuir para uma investigação em saúde mais inclusiva e sustentável, fortalecendo o ecossistema científico e social.


