A promoção da saúde mental e a prevenção dos comportamentos suicidários em adolescentes são tarefas globais e prioritárias da OMS.


 


O contexto pandémico (SARS-CoV-2) que vivemos nos últimos anos ditou um conjunto de medidas preventivas para a contenção da propagação do vírus e proteção da saúde pública, como o distanciamento e o isolamento social (Nussbaumer-Streitet al., 2020).


 


Especificamente nas crianças e adolescentes, estas medidas e outros aspetos associados, como a recessão económica, a mudança das rotinas, o distanciamento da família e amigos, a falta de interação em ambiente escolar e das brincadeiras trouxeram implicações negativas ao nível da saúde mental como ansiedade, depressão, stress pós-traumático e adoção de comportamentos de risco dos quais se destacam o consumo abusivo de álcool e os comportamentos suicidários (Aydogdu, 2020; Mayne et al., 2021; Patelarouet al., 2021).


 


A par com estas questões, também neste Encontro, abordaremos as questões de género e as implicações nos comportamentos suicidários, procurando uma linguagem e prática inclusiva.


 


Fruto da nova organização dos cuidados de saúde mental, a interligação, a cooperação e a complementaridade entre cuidados de pedopsiquiatria e cuidados primários na promoção da saúde mental serão discutidas por organizações representativas dos diversos profissionais.


 


XI Encontro Mais Contigo será um espaço de aprendizagem e debate em torno destas temáticas!


 


Contamos com a sua participação!


 


Evento realizado exclusivamente em formato presencial (ESEnfC - Pólo B - Auditório António Arnaut).


 

Faltam 1 dias

Não falte ao evento

Contactos

| (+351) 239 802 850
link http://www.esenfc.pt/event/XIencontromaiscontigo



 


Últimas vagas disponíveis para a Peça de Teatro


"Todas as Coisas Extraordinárias"


 



Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Organização

Apoio