Temas/Conteúdo |
Formador |
Dia |
Horas |
Introdução e antecedentes da pesquisa-ação participativa: Introdução e apresentação dos objectivos da formação Panorama histórico e fundamentos teóricos da pesquisa-ação participativa Conceitos e definições Como organizar um grupo de pesquisa |
Irma Brito Fernando Mendes Vera Saboia |
02-02-2016 Manhã |
4h |
São apresentados projectos onde se identificam os critérios de qualidade da PaPS definidos pelo ICPHR |
|
|
|
Ética e peer research no desenvolvimento de pesquisa-ação participativa Questões éticas e de liderança na pesquisa-ação participativa Definindo funções: “peer research” Criação de comunidades dialógicas: modelo PRECEDE-PROCEEED Formulação de um projeto de pesquisa |
Mª do Céu Barbieri Mª Elisabete Martins Irma Brito Lina Bernadineli |
02-02-2016 Tarde |
4h |
Dos projectos apresentados identificam-se os desafios e exigências éticas da PaPS definidos pelo ICPHR |
|
|
|
Desenvolvimento de um projeto de pesquisa-ação participativa (Re) Formulação de um projeto de pesquisa Empowerment |
Irma Brito Lina Bernadineli |
03-02-2016 Manhã |
4h |
Os conteúdos das sessões 1M e 1T são aplicados no desenho do projeto com o grupo de pesquisa local |
|
|
|
Recolha e análise de dados em pesquisa-ação participativa Recolha e análise de dados: discutir as questões práticas de cada projeto Reprodução, transformação e impacte da pesquisa-ação participativa Processos de construção compartilhada do conhecimento: a reprodutividade e transferibilidade |
Irma Brito Vera Saboia Fernando Mendes |
03-02-2016 Tarde |
4h |
Os conteúdos da sessão 2 são aplicados no desenho da recolha e análise de dados com os grupos-alvo |
|
|
|
Histórias dos projectos: discussão e resolução de problemas História dos projectos e solução de problemas e/ou alternativas pelos participantes Disseminação da pesquisa participativa: a comunicação científica versus a notícia Advocacia e lobbing Avaliação intermédia do curso |
Paulo Queirós Fernando Mendes Irma Brito |
04-02-2016
|
4h |
Os projectos locais estão concluídos: Elabora-se uma apresentação científica e de media para os apresentar |
|
|
|
Reflexão e disseminação dos projectos de pesquisa participativa |
|
23-02 a 11-11-2016 |
32H |
ESEnfC. Mostra de projetos de saúde escolar |
|
23-02-2016 |
|
Virtual. A naturaleza do conhecimiento e sua produção |
|
04-03-2016 |
|
Virtual. Elaboração do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido |
|
01-04-2016 |
|
Virtual. Métodos e ferramentas para recolher evidências |
|
03-06-2016 |
|
ESEnfC. Mostra de projetos de saúde escolar |
|
27-09-2016 |
|
Virtual. Utilização de novas tecnologías de informacão |
|
28-10-2016 |
|
Virtual. Reflexão e avaliacão da ação e da participação |
|
11-11-2016 |
|
Apresentação dos projectos de pesquisa participativa Apresentações dos projectos (seminário) e reflexão sobre sustentabilidade da PaPS Desenvolvimento de ligações entre projectos nacionais e internacionais |
Fernando Mendes Irma Brito Paulo Queirós Mª do Céu Barbieri Mª Elisabete Martins |
06 e 07-12-2016 |
4h 4h |
Conferências em que pretende participar |
|
|
|