Limite máximo de inscrições: 40
Aprofundar o sentido da necessidade de uma apreciação crítica dos significados atribuídos aos resultados estatísticos em que se fundamentam as conclusões da investigação.
A estatística dispõe de um amplo acervo de ferramentas e de técnicas desenvolvidas com o intuito de obter informação relevante a partir de dados suficientemente estruturados para que possam ser analisados a partir de expressões numéricas. O problema é que a aprendizagem da utilização dessas ferramentas e técnicas nas ciências humanas e sociais é frequentemente realizada em pouco tempo, de modo intensivo e, actualmente, muito apoiada em programas informáticos, como é o caso do SPSS. Na sequência deste tipo de formação, é natural que se fique com uma ideia muito normalizada e externa dos processos analíticos a que se sujeitaram os dados e, como consequência, com uma capacidade de leitura dos resultados insuficiente para apreciar os seus significados e a relevância efectiva enquanto respostas ou provas empíricas, concernentes às questões e/ou hipóteses de investigação.
Limite máximo de inscrições: 40
Contribuições de SLR para uma evidência baseada na prática;
RSL como Metodologia de Investigação e diferenciação the revisão narrativa
Passos essenciais da Revisão Sistemática da Literatura;
RSL com metanálise e metassíntese;
Simulação de uma busca na Plataforma EBSCO, organização da informação para uma Revisão Sistemática da Literatura e organização dos relatórios de investigação.
Limite máximo de inscrições: 40
Tipos e formas de obtenção dos dados qualitativos;
Métodos e técnicas de análise dos dados qualitativos;
A construção do discurso do Sujeito Coletivo, origem e proposta;
Aplicação do Discurso do Sujeito Coletivo para análise de dados qualitativos proposto por Lefévre & Lefévre.
Limite máximo de inscrições: 40
A divulgação de resultados de investigação é um dos passos fundamentais da actividade científica. Esta pode ser realizada, fundamentalmente, recorrendo à participação em eventos científicos ou pela redacção de artigos e respectiva publicação em revistas de referência. A construção de um artigo científico obedece a um conjunto de regras, estrutura e linguagem própria, que se pode aperfeiçoar e ajustar aos critérios editoriais das revistas a que se destina.
Neste workshop iremos explorar tópicos relacionados com a preparação de artigos científicos, estratégias a utilizar no ajustamento do veículo de divulgação (revista) em função do objecto estudado, conhecimento produzido e público-alvo; recomendações aos autores, critérios editoriais; critérios subjacentes à qualidade (características estruturais e do discurso científico) dos manuscritos a submeter.
Reunião aberta a Editores e Revisores (gratuita).
Inscrições livres - por especialidade - (gratuito)
Reuniões orientadas por Coordenadores das Unidades Científico Pedagógicas da ESEnfC, por especialidade. A participação nestas Reuniões é livre e visa partilhar experiências profissionais, pedagógicas e de investigação (projetos de investigação).
Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia - Pólo A - Sala 1.3 - 1º Andar
Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria - Pólo A - Sala 1.2 - 1º Andar
Enfermagem Médico-Cirúrgica - Pólo A - Sala 1.5 - 1º Andar
Enfermagem de Reabilitação - Pólo A - Sala 1.1 - 1º Andar
Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária - Pólo A - Sala Maior - 1º Andar
Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria - Pólo A - Sala 1.4 - 1º Andar
Enfermagem do Idoso - Pólo A - Sala 1.6 - 1º Andar
Enfermagem Fundamental - Pólo A - Sala 1.7 - 1º Andar