Pós-Graduação em Cuidados de Saúde Informados pela Evidência


Tipo de curso


 

Contando que 1 ECTS = 27h no total (6 horas de contacto)

 

CARGA HORÁRIA

 

 

TRABALHO AUTÓNOMO DO ESTUDANTE

 

630

TOTAL

 

 

 

 

CONTACTO

 

 

180

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

810 horas

T: 38

TP: 70

 

PL:

 

S:

E:

OT: 72

ECTS: 30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



COORDENADORES

João Luís Alves Apóstolo, Professor Coordenador Principal

Amorim Gabriel Santos Rosa, Professor Adjunto

ENQUADRAMENTO

Os Cuidados de Saúde Informados pela Evidência (CSIE) podem ser definidos como a “tomada de decisão clínica que considera a melhor evidência disponível; o contexto em que o atendimento é realizado; preferência do cliente; e o julgamento profissional do profissional de saúde” (Pearson, Wiechula, Court & Lockwood, 2005, p. 209).

Os CSIE promovem cuidados de saúde de elevado valor, melhoram a experiência do utente e os resultados de saúde e reduzem os custos dos cuidados de saúde (Melnyk, Gallagher-Ford, Long e Fineout-Overholt, 2014). Portanto, a sua adoção, implementação e manutenção nas organizações de saúde é fundamental (Apóstolo, Cardoso, & Rodrigues, 2016). Além disso, organizações nacionais e internacionais, como a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2004, 2015), o International Council of Nurses (ICN, 2012), o Institute of Medicine (IoM, 2000, 2001, 2009), a Direção-Geral de Saúde (Ministério da Saúde, 2012) e a Ordem dos Enfermeiros (2006) recomendam a implementação de CSIE.

Contudo, os CSIE não são devidamente utilizados na prestação de cuidados de saúde em todo o mundo (Melnyk et al., 2014), uma vez que existe uma lacuna entre investigação e prática clínica/políticas em saúde.

Neste sentido, são colocados aos profissionais de saúde, nomeadamente aos enfermeiros, novos desafios na promoção dos CSIE, exigindo-lhes a aquisição de conhecimentos e capacidades ao nível do questionamento clínico, procura de evidência, análise crítica de evidência, síntese da evidência e sua implementação na prática clínica diária.

Esta Pós-Graduação é desenvolvida em associação com a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E).

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO
 
Promover a formação avançada em CSIE de profissionais de saúde e investigadores, nomeadamente ao nível do questionamento clínico, procura de evidência, análise crítica de evidência, síntese da evidência e sua implementação na prática clínica diária.

Contribuir para a capacitação dos profissionais de saúde para a tomada de decisão clínica informada pela melhor evidência científica.

METODOLOGIA

A organização da estrutura curricular desta pós-graduação assenta no princípio da aprendizagem centrada no estudante. As metodologias de ensino utilizadas serão diversas de acordo com os objetivos de aprendizagem, competências e conteúdos programáticos. Mais detalhes na ficha de cada Unidade Curricular.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

A avaliação do curso incluirá provas escritas, e realização e apresentação de trabalhos escritos de acordo com o definido em cada Unidade Curricular pelo seu regente.

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra é a entidade responsável pela certificação do curso.

ARTICULAÇÃO COM A RESTANTE OFERTA FORMATIVA DA ESEnfC

Esta oferta formativa articula-se com a restante oferta formativa da ESEnfC, uma vez que complementa os conteúdos introdutórios em CSIE oferecidos nos cursos de licenciatura, pós-licenciaturas e mestrados, ao promover a formação avançada em CSIE e a capacitação dos profissionais de saúde para a tomada de decisão clínica informada pela melhor evidência científica.

Esta oferta formativa é dirigida a profissionais de saúde de diversas áreas dando resposta à procura e ampliando a oferta.





Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas PL Horas S Horas E/TC Horas OT ECTS


T - Ensino Teórico; TP - Ensino Teórico-Prático; PL - Ensino Prático e Laboratorial;
S - Seminário; E/TC - Ensino Clínico/Trabalho de Campo; OT - Orientação Tutorial




ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre
João Luís Alves Apóstolo



2º Semestre
João Luís Alves Apóstolo