6º Colóquio Envelhecimento Saúde e Cidadania - LOCAL: ESEnfC, Polo B

IMUNIDADE E ESPECIFICIDADES DAS DOENÇAS TRANSMISSIVEIS NA PESSOA IDOSA

O Censos de 2011 revelou o agravamento do envelhecimento da população portuguesa na última década, apontando para cerca de 19% da população com 65 ou mais anos de idade.


Este incremento determina desafios diversos, entre os quais o das doenças transmissíveis que se estão a constituir como um grave problema de saúde pública.O aumento do risco de infeções, observado com o processo de envelhecimento, pode ser devido a mudanças fisiológicas inerentes ou a doenças crónicas associadas à idade e a intervenções médicas, cirúrgicas e de diagnóstico que os acompanham.Embora o aumento da susceptibilidade dos idosos a doenças infecciosas seja, frequentemente, atribuída ao declínio da função imunitária decorrente do processo de envelhecimento, os dados que confirmam esta hipótese são ainda escassos. Muito se aprendeu sobre o envelhecimento e sobre a resistência do hospedeiro e infecções nos últimos anos. No entanto, se quisermos enfrentar o desafio da complexidade das doenças transmissíveis na pessoa idosa, das suas repercussões individuais e comunitárias e das suas especificidades clinicas naquela população, os responsáveis políticos, cuidadores, professores, e investigadores devem assumir um papel pró-ativo no cuidado clínico, formação, educação e pesquisa sobre problemas e questões que conformam o envelhecimento da população. A pesquisa adicional é claramente necessária relativamente a outros fatores contribuintes, tais como a nutrição, o transporte ciliar, a função dos macrófagos, dos neutrófilos e do complemento, entre muitos outros.


Partilhando destas preocupações e responsabilidades, a UCP de Enfermagem do Idoso, no 6º Colóquio Envelhecimento Saúde e Cidadania propõe-se criar um espaço de reflexão e discussão sobre o enquadramento atual das doenças transmissíveis na pessoa idosa, desde a sua incidência e vigilância, os custos para o Sistema Nacional de Saúde e as especificidades clinicas das doenças transmissíveis na pessoa idosa.
Para tal foram convidados peritos nesta área e, como habitual, salvaguardado um espaço para debate de ideias e estratégias.


A UCPEI deseja a todos um dia profícuo de forma a corresponder às necessidades emergentes das pessoas idosas e dos seus cuidadores.

Evento terminado

Obrigado a todos os participantes

Contactos


link http://www.esenfc.pt/event/6cesc
Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Organização

Apoios