Os modelos conceptuais constituem um quadro de referência e “… um modo coerente de pensar sobre fenómenos da enfermagem.” Permitem aos enfermeiros ver a família a partir de uma variedade de perspetivas que de acordo com a estrutura, processos e o estilo de funcionamento da família possam identificar as potencialidades e as necessidades da família e consequentemente as intervenções a implementar (Hanson, 2005, p. 41).
A prática de cuidados orientada por modelos e instrumentos permite aos enfermeiros utilizar o processo de cuidados de forma clara e lógica o que lhes possibilita sintetizar os dados e identificar forças e as necessidades das famílias, planear as intervenções e proporcionar um foco para a intervenção com famílias enquanto unidade de cuidados (Figueiredo, 2023; Hanson, 2005; Wright & Leahey, 2012).
Este Curso destina-se aos formandos que frequentaram o Curso CCD25_03 - "Perspetiva Sistémica em Enfermagem de Saúde Familiar", promovido pela ESEnfC, por ser um referencial importante para a utilização dos modelos e instrumentos em Enfermagem de Saúde Familiar.
Este Curso insere-se no Programa de Investimento RE-C06-i03 - Incentivo Adultos, do Projeto Living the Future Academy (LFA) - Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Contamos consigo!