Taxas de retorno de doadores de sangue de primeira vez | | Português | | Rodrigo Almeida, Adriana Lourençon, Edson Martinez | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo B - Anfiteatro 3 - 2º andar |
Teaching transitions theory in undergraduate Nursing education | | English | | Maria Figueiredo, Carla Silva | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo A - Sala 2.2 - 2º andar |
Tecnologia educativa no ensino de Enfermagem em contracepção | | Português | | Priscila Aquino, Emeline Lopes, Ana Pinheiro, Caroline Aquino, Ana Nicolau | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 1 - r/ch |
Tecnologia educativa para educação em saúde com mulheres mastectomizadas – um instrumento a favor da enfermagem | | Português | | Ana Fernandes, Mariza Oliveira, Anna Silva, Míria Santos, Carolina Carvalho | | Poster | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-22 | 17:30 | Pólo B - Sala 13 - 2º andar |
Tecnologias não-invasivas de cuidado: um caminho para a desmedicalização do parto sob a ótica de enfermeiras obstétricas no Brasil | | Português | | Octavio Vargens, Jane Progianti | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo B - Sala 1 - Piso -1 |
Tempo de assistência de enfermagem em UTI e indicadores de qualidade assistencial: análise correlacional | | Português | | Paulo Garcia, Fernanda Fugulin | | Comunicação oral | | Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 7 - 1º andar |
Tempo de permanência de pacientes oncológicos em programa de cuidados paliativos | | Português | | Maria Souza, Paola Lemes, Maria Pereira, Renata Silva | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Tempo despendido em intervenções de Enfermagem relativas aos processos educativos | | Português | | Daiana Bonfim, Carla Cruz, Fernanda Fugulin, Raquel Gaidzinski | | Comunicação oral | | Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
Tendências das investigações sobre educação em enfermagem no Brasil: foco nas teses de doutorado 2001-2006 | | Português | | Elizabeth Teixeira, Bruna Silva | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo A - Sala 2.5 - 2º andar |
Tendências na gestão de pessoas em um hospital universitário público | | Português | | Ligia Minami, Maria Ciampone, Vera Mira, Sarah Bucchi, Jaqueline Silva | | Comunicação oral | | Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Sala 12 - 2º andar |
Termos identificados em registros de enfermagem e não constantes na CIPE® versão 1.0 | | Português | | Ana Medeiros, GABRIELA SOUZA, Maria Nóbrega, Telma Garcia | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
Termos relacionados a diagnósticos de enfermagem identificados em registros de um hospital filantrópico | | Português | | Candice , Luciana Furtado, Jackeline Santos | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Sala 1 - Piso -1 |
Terna Aventura: expectativas na preparação para o parto e parentalidade | | Português | | Teresa Silva, Rosa | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B - Anfiteatro 1 - 2º andar |
Teste de Papanicolaou: construção e validação de material educativo para usuárias do serviço de saúde | | Português | | Marlene Gonçales, Márcia Barbieri, Maria Gabrielloni | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 18:30 | Pólo B - Anfiteatro 2 - 2º andar |
The evolution of knowledge translation through Cross-National Nursing Partnerships in Latin America and the USA | | English | | Karen Breda, Maria Wright | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
The pain experience of children with cancer: an international multicenter research project | | English | | Ananda Fernandes | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Tornar-se pai – uma transição para ser cuidada… | | Português | | Mª Torre, Arminda Vieira, Maria Viana | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 18:30 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Trabalho de conclusão de curso de graduação em Enfermagem - do imaginário ao mundo real | | Português | | Milca Pereira, Vanessa Vila, Adenícia Souza, Anaclara Tipple, José Filho | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Trabalho dos motociclistas profissionais: caracterização laboral, riscos ocupacionais e perspectivas profissionais | | Português | | Cristiane Silveira, Ramon Oliveira, Maria Robazzi | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Laboratório 1 - 1º andar |
Trabalho em turnos e seus efeitos sobre a saúde dos profissionais de Enfermagem hospitalar | | Português | | Sônia Souza, Liana Lautert, Priscilla Moreira, Meíra Teixeira | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Trabalho interdisciplinar como estratégia de ensino aprendizagem | | Português | | Efigenia Freitas, Fabiola Gomes, Líbera Souza, Luciana Cardoso, Luana Maciel | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Trabalhos de conclusão do curso de graduação em Enfermagem de 2004 a 2009: linhas, áreas e métodos de pesquisa | | Português | | Arlete Silva, Marcia Car, Lívia Ávila | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 17:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Tradução e adaptação cultural do "Global Appraisal of Individual Needs - Initial" para uso no Brasil | | Português | | Heloísa Claro, Márcia Oliveira, Paula Pinho, Heloisa Paglione, Divane Vargas | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo A - Sala 2.5 - 2º andar |
Tradução e Adaptação da Escala de Adição ao Jogo Electrónico – estudo realizado numa amostra de adolescentes portugueses | | Português | | Emanuel Baptista, Paulo Viegas, Sérgio Gradil, Teresa | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
Traducción de la clasificación internacional para la práctica de enfermería (CIPE®) al español | | Español | | Veronica Behn, Alina Souza, Julia Castillo, Mº Alonso, Mª Romero | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Transferencia tecnológica de la consejería telefónica de apoyo al auto-manejo de personas con condiciones crónicas de salud | | Español | | Giselle Hernandez, Claudia Troncoso, Claudia Rojas, Mila Bunster, Ilta Haensgen | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B (ESTSC) - Anfiteatro 1 - 1º andar |
Transformações no ensino de história da Enfermagem na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo: três décadas, diversas mudanças | | Português | | Alessandra Carrijo, Maria Leite, Maria Lopes | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
Transição hospital/casa – dificuldades dos cuidadores familiares | | Português | | Paula Ramos, Elisa Garcia | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
Transtorno afetivo bipolar e terapêutica medicamentosa: adesão, conhecimento e dificuldades de pacientes adultos e familiares | | Português | | Adriana Miasso, Livia Pedrilio | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 6 - 1º andar |
Tratamento de feridas – dificuldades sentidas pelos estudantes no cuidar da pessoa com ferida | | Português | | Luís Paiva, Maria Cerejo, Rogério Rodrigues, Florbela Caniceiro | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Treino de habilidades de higienização das mãos em estudantes de licenciatura em Enfermagem: ganhos em aprendizagem | | Português | | Carmen Andrade, Vânia Gonçalves, Marina Marques, Bruno Teixeira, Carolina Oliveira | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Triagem com classificação de risco em pessoas vivendo com HIV/AIDS acompanhadas num serviço de referência, Salvador – Bahia | | Português | | Rita Silva, Monaliza Rebouças, Ana Travassos | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
Um olhar dos estudantes sobre o processo ensino/aprendizagem do cuidar | | Português | | Maria Correia | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 17:30 | Pólo A - Sala 1.4 - 1º andar |
Um olhar heideggeriano sobre: Cuidar é... percepções de estudantes de Enfermagem | | Português | | Luciara Sebold, Silvana Kempfer, Marta Prado, Telma Carraro | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 6 - 1º andar |
Um olhar sobre a intenção das jovens em amamentar | | Português | | Carolina Henriques, Maria Dixe, Helena Catarino | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Um olhar sobre a prevenção das Úlceras por pressão: Sistema de monitorização da temperatura | | Português | | Maria Santos, Joaquim Azevedo, Maria Jardim, Carla Santos, Maria Santo | | Comunicação oral | | História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B (ESTSC) - Anfiteatro 1 - 1º andar |
Uma imagem vale mais que mil palavras: sentimentos de enfermeiros desvelados à luz da fotografia em um Hospital de Grande Porte da cidade de Recife – PE, Brazil. | | Português | | Estela Monteiro, Lucas Feitosa, Waldemar Neto, Andrea Silva, Victor Santos | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 15:30 | Pólo B - Laboratório 1 - 1º andar |
Uma nova estratégia de ensino e desenvolvimento em Enfermagem: BOPE - Bases da Oncologia Pediátrica para a Enfermagem | | Português | | Adriana Duarte, Ana Melaragno, Carla Dias | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo A - Sala 2.1 - 2º andar |
Uma proposta curricular integrada e interdisciplinar: curso de enfermagem da Universidade Federal de São João del Rei, Divinópolis, Minas Gerais, Brasil | | Português | | Heloiza Rennó, Valéria Oliveira, Eliete Guimarães, Janete Ricas | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo B - Sala 1 - Piso -1 |
Un modelo para medir la calidad de los master en Enfermería | | Español | | Emilio García, Julio Trujillo, Mª Hervás, Maria Cornejo | | Poster | | Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Anfiteatro 1 - 2º andar |
Una aproximación mediacional a las representaciones históricas enfermeras en España - una identidad en conflicto | | Español | | Antonio Sellán, Florentino Trejo, María Soto, Jose García, Antonio Cachá | | Poster | | História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
Una experiencia de autoobservación en la investigación educativa en Enfermería | | Español | | Luz Alvarez, José Medina | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
Una experiencia docente en la enseñanza de la Historia de la Enfermería | | Español | | Mª Peña, Inmaculada García | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 4 - r/ch |
Unidade de prática profissional - UPP4: elemento de terminalidade da graduação em Enfermagem | | Português | | Cássia Hamamoto, Maria Costa, Osni Pinheiro, Haydée Moreira, Sílvia Tonhom | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Unidades dedicadas à educação: um modelo inovador de orientação em ensino clínico | | Português | | Irene Oliveira, Beatriz Araújo | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo B - Sala 8 - r/ch |
Universidade sem fronteiras: fortalecendo a extensão como cenário de aprendizagem para os alunos de Enfermagem | | Português | | Elaine Alves, Flávia Pieri, Elma Dessunti | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Uso de atividade didático-pedagógica na prevenção do erro de medicação | | Português | | Aline , Tania Tavares, Marina Vaidotas, Milka Almeida, Paola Andreoli | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 8 - 1º andar |
Uso de metodologias ativas na disciplina planejamento e administração de serviços de saúde no curso de Enfermagem da UFRB/Bahia/Brasil | | Português | | Rosa Cordeiro, Maria Rivemales | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 6 - 1º andar |
Usuários frequentes dos serviços de urgência e emergência: uma revisão integrativa | | Português | | Aline Acosta, Alísia Pelegrini, Maria Lima | | Poster | | Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2011-09-22 | 16:30 | Pólo B - Anfiteatro 1 - 2º andar |
Utilização da metodologia FMEA na análise de risco do processo de administração de medicamentos por via intravenosa | | Português | | Ana Silva, Silvia Cassiani | | Comunicação oral | | Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |