Utilização de mapas conceptuais: da perspectiva dos estudantes de formação pós-graduada de Enfermagem | | Português | | Lucília Nunes | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Utilização de tecnologias de informação e comunicação - TICS - no processo de formação do enfermeiro – relato de experiência | | Português | | Rosali Ohl, Suzel Chavaglia | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
Utilización de las tecnologías educativas de información y comunicación (Tics) por estudiantes del curso de Enfermería obstétrica. Facultad de Enfermería. Universidad de Panamá | | Español | | Norma Andrade | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
Vínculo profissional-usuário: ferramenta para a reorganização dos serviços de saúde | | Português | | Dirce Backes, Marli Backes, Adriana Pereira, Alacoque Erdmann, Andreas Büscher | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Anfiteatro 2 - 2º andar |
Validação e propriedades psicométricas da escala de barreiras à utilização da investigação em enfermagem | | Português | | José Janeiro, Marta Basto | | Poster | | História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Sala 13 - 2º andar |
Validação para o Brasil da escala revised two-factor study process questionnaire (R-SPQ-2F) | | Português | | Simone Godoy, Maria Nogueira, Isabel Mendes, Leila Alves, Silvia Tognoli | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B - Sala 1 - Piso -1 |
Validación de escala de liderazgo y gestión en enfermeros de Hospital Dr. HHA, Temuco años 2011-2012 | | Español | | Edith Riveros | | Comunicação oral | | Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Sala 12 - 2º andar |
Validación de instrumento de funcionalidad de la salud familiar | | Español | | Graciela Martinez | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B - Anfiteatro 1 - 2º andar |
Validar el cuestionario para identificar las expectativas y necesidades que tienen las personas internadas en áreas críticas respecto al cuidado enfermero | | Español | | Teresa Buncuga, Susana Fulvio, Cecilia Rossi, Nora Peretó, Lilia Lopez | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
Valoración de la incorporación de estrategias educativas en el ambito de la salud en los programas senior de la universidad de Cantabria | | Español | | Cristina Pfeiffer, Noriega josé, San M.Mar | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 6 - 1º andar |
Valoración de las actividades instrumentales de la vida diaria en la población anciana con la escala de Lawton y Brody | | Español | | Laura Bermejo, Salvador Mota, Francisco Peña, Ana Carrasco, Inés Verdejo | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 15:30 | Pólo A - Sala 1.5 - 1º andar |
Valoración del desayuno y su importancia en el alumnado universitario | | Español | | Amaia Astiazaran, Idoia Arizaga, Irantzu Alvarez, Maider Rubio, Itziar Cillero | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Anfiteatro 2 - 2º andar |
Valoración del tiempo y esfuerzo empleado por alumnos de Enfermería (master en Ciencias de la Enfermería) en sus actividades de aprendizaje: un estudio preliminar en el proceso de convergencia de créditos europeos (ECTS) | | Español | | M. Solano, Jose Gonzalez | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 6 - 1º andar |
Valoración enfermera: comparación de la eficacia de los modelos de Virginia Henderson y Marjory Gordon en el aprendizaje del lenguaje enfermero en alumnos de primer curso del Grado en Enfermería | | Español | | Beatriz Martín, Raúl Martín, Carlos Sarmiento, Clara | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 17:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Valoración por los alumnos de enfermería de las plataformas informáticas “Tablón de docencia” y “Swad” como herramientas de apoyo a la docencia | | Español | | Mª Cano, Emilio , Judit Ferre, Carlos Lopez, Maria Cordero | | Poster | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo A - Sala 2.5 - 2º andar |
Valores en estudiantes universitarios de Enfermería de Colombia | | Español | | Myriam Parra | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 6 - 1º andar |
Verificação do conhecimento dos profissionais de higiene quanto suas ações no controle de infecção hospitalar em um hospital do município de Lavras-MG | | Português | | Marcelo Viana, Iara Valaci, Marília Alves | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 18:30 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
Videoconferência Brasil-Portugal: avaliação de uso no ensino de Enfermagem | | Português | | Simone Godoy, Alessandra Mazzo, Isabel Mendes, Carlos Seixas, Verónica Coutinho | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Violência de género nas relações de intimidade: perfis de mulheres em diferentes relações | | Português | | Joana Correia, Maria Dixe | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B - Anfiteatro 1 - 2º andar |
Violência de gênero e notificação compulsória em município de São Paulo - Brasil. | | Português | | Rosa Fernandes, Maria Garcia | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Anfiteatro 2 - 2º andar |
Violência nas escolas de nível médio em uma capital da região amazônica | | Português | | Maria Miranda, Rosilâine Delfino, Renata Restier, Pedro Barreto, Marcuce Santos | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo A - Sala 2.5 - 2º andar |
Violência nas relações de intimidade: formação e intervenção em saúde | | Português | | Maria Leitão, Joana Fabião, Maria Sá, Maria Fernandes, Cristina Veríssimo | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 2 - r/ch |
Violência sexual infanto-juvenil: porque é importante diagnosticar? | | Português | | Laureni Tavares | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Violencia de género: un problema de salud al que debemos dar respuesta las enfermeras | | Español | | Mª Cano, Emilio , Judit Ferre, Encarnación García, Carlos Lopez | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Visão de enfermeiras sobre o atendimento às situações de urgências na atenção básica de saúde de Porto Alegre, RS, Brasil | | Português | | Maria Lima, Alísia Pelegrini, Isabel Colomé, Kelly Abreu, Patrícia Levandovski | | Comunicação oral | | Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo A - Sala 2.3 - 2º andar |
Visibilidade da Enfermagem nos media em Portugal: uma pesquisa histórico-documental | | Português | | Rodrigo Cardoso, João Graveto, Ana Queiroz | | Comunicação oral | | História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Visita domiciliar para atenção sistematizada junto a adultos e idosos com doenças crônicas não transmissíveis após alta do Hospital Universitário Antônio Pedro | | Português | | Marina Santos, Patrícia Fuly, fatima santo | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 2 - r/ch |
Vivência comunicativa do enfermeiro com pacientes e familiares de unidades críticas: do discurso à prática | | Português | | Mariana Santos, Eliana Braga | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Anfiteatro 3 - 2º andar |
Vivência da condição crônica por adrenoleucodistrofia de criança e família: a garantia do direito à saúde nas práticas profissionais | | Português | | Roseney Bellato, Marly Nepomuceno, Laura Araújo | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Anfiteatro 2 - 2º andar |
Vivência do sofrimento moral no trabalho da Enfermagem: percepção de enfermeiras brasileiras | | Português | | Helena Vaghetti, Edison Barlem, Valéria Lunardi, Rosemary Silveira, Jamila Tomaschewski | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Anfiteatro 3 - 2º andar |
Vivências das mães que mantêm a amamentação após o regresso ao trabalho ou às actividades escolares | | Português | | Rosa Pedroso, Dulce Galvão, Florencio Castro | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Vivências de mulheres acerca do cuidado materno no espaço do alojamento conjunto | | Português | | Diva , Helen Ferreira | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
Vivências didáctico-pedagógicas dos docentes do ensino da enfermagem: uma proposta de operacionalização do Código Pedagógico de Miguel Zabalza | | Português | | Manuel Chaves, Maria Pinheiro | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
Vivências dos estudantes de enfermagem no contexto universitário que podem desencadear situações de crise | | Português | | Iracema Frazão, Rodrigo Melo, Selene Vasconcelos, Jacyane Mendes | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 2 - r/ch |
Vivências e expectativas da mulher submetida à histerectomia | | Português | | Deíse Oliveira, Miriam Merighi, Anabella Pedroso | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Sala 13 - 2º andar |
Vivenciando a fase pós-parto no contexto da família: a construção do cuidado do bebê e do cuidado puerperal | | Português | | Juliana Stefanello, Ana Nakano, Flávia Azevedo, Juliana Monteiro | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 7 - 1º andar |
Vivendo e convivendo com a hemodiálise | | Português | | Fátima Scattolin, Joelma Godinho, Rogério Simão | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Anfiteatro 2 - 2º andar |
Viver com o corpo ferido: história de vida de uma mulher | | Português | | Mirian , EVANILDA CARVALHO, Gilmara Rodrigues, Tamara Rios, Fanny Barra | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo B (ESTSC) - Sala 8 - 1º andar |
Vulnerabilidade ao stresse no ensino superior | | Português | | José Dias, Maria Monteiro | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo B - Laboratório 1 - 1º andar |
“Cuidar-se para saber cuidar” – programa de intervenção com estudantes de Enfermagem | | Português | | Rosa Lopes, Zaida Azeredo, Rogério Rodrigues | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
“Processo Reflexivo do Professor”: avaliação da aprendizagem de licenciandos de Enfermagem brasileiros em aula virtual | | Português | | Débora Vaz, Cláudia Prado, Denise Almeida, Candice Heimann, Maria Fernandes | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo A - Sala 2.2 - 2º andar |