Conhecimento e atitudes de usuários com diabetes mellitus em uma Unidade Básica Distrital de Saúde de Ribeirão Preto - SP | | Português | | Maria Zanetti, Flávia Rodrigues, Carla Teixeira | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Anfiteatro 3 - 2º andar |
Conhecimento e expectativas das pessoas vivendo com HIV/AIDS sobre as terapias complementares | | Português | | Carla Araújo, Luciene Sampaio, Tauany Nery, Mayara Moreira, Cristiane Silva | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Conhecimento sobre tuberculose das famílias de pacientes acompanhados pelo tratamento diretamente observado em um serviço de saúde do município de Ribeirão Preto/SP, Brasil | | Português | | Isabela Freitas, Juliane Crispim, Michelle Touso, Julian Faoro, Ricardo | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo B - Anfiteatro 3 - 2º andar |
Conhecimentos das pessoas com hipertensão arterial para gerir o regime terapêutico: um estudo exploratório | | Português | | Inês Sousa | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Sala 8 - r/ch |
Conhecimentos e atitudes dos estudantes de enfermagem face ao aleitamento materno | | Português | | Dulce Galvão | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Laboratório 1 - 1º andar |
Conhecimentos e perpetração e/ou vitimização nas relações de namoro | | Português | | Maria Sá, Joana Fabião, Maria Dixe, Ana Caetano, Sara Santos | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 8 - 1º andar |
Conhecimentos, atitudes e aspectos motivacionais dos jovens face à sexualidade | | Português | | Carolina Henriques, Maria Santos, Elisa Caceiro | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Anfiteatro 2 - 2º andar |
Connecting: creating a culture of community using interactive online teaching technologies | | English | | Margaret Edwards, Beth Perry | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 18:00 | Pólo A - Sala 1.6 - 1º andar |
Conocimiento materno sobre cuidados mediatos y signos de alarma del recien nacido. Chacas – Peru | | Español | | Rocio Zavaleta | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 7 - 1º andar |
Conocimiento y cumplimiento de las medidas de bioseguridad de los estudiantes de enfermería | | Español | | Felicitas Hoz, Maria Ros, Luis López, Silvia Gómez, Inmaculada Gutierrez | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
Conocimiento y estado de inmunizacion de estudiantes de Enfermeria | | Español | | Elena Escribano, María Paniagua, Jose Muriel, MARIA GONZALO, María Esperanza | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 2 - r/ch |
Conocimientos y comportamientos sobre factores de riesgo de cáncer de mama en un grupo de mujeres | | Español | | Sofía Zumano, Ana Romero, Luis Chavira, Leticia Alonso | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Sala 8 - r/ch |
Conseguir resultados adicionales: un reto para el investigador | | Español | | María Maté, Elias Martin, María Abaunza, Lourdes Miguélez | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 18:30 | Pólo A - Sala 1.1 - 1º andar |
Consequências da exposição à violência interparental na criança e adolescente | | Português | | Regina Amado | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo B - Anfiteatro 3 - 2º andar |
Considerações acerca da carência de formação pedagógica na graduação em enfermagem | | Português | | Benedito Oliveira, Antonieta Shimo, Elaine Almeida, Samuel Paula, Eliza Ferreira | | Poster | | História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2011-09-22 | 17:30 | Pólo B - Sala 13 - 2º andar |
Construção da liderança na formação do enfermeiro | | Português | | Aida Peres, José Riera, Angela Quiles | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 2 - r/ch |
Construção de hipermídia educativa acerca da consulta de enfermagem ginecológica: um relato de experiência | | Português | | Ana Pinheiro, Maria Morais, Diego Lima, Paula Lessa, Priscila Aquino | | Poster | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 8 - 1º andar |
Construção de um inventário de concepções de avaliação de docentes de Enfermagem | | Português | | Rui Gonçalves, Maria Ferreira, Nilza Costa | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 2 - r/ch |
Construção de um manual de orientações aos cuidadores de pessoas com mobilidade física prejudicada: participação do enfermeiro no processo de educação em saúde | | Português | | Luciene Andrade, Zuila Carvalho, Maria Monteiro | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 17:30 | Pólo B - Anfiteatro 2 - 2º andar |
Construção do banco de dados de termos da clínica médica de um hospital filantrópico em João Pessoa - PB | | Português | | Luciana Furtado, Kátia Fernandes, Jackeline Santos, Maria Nóbrega | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
Construção do plano estadual de educação permanente em saúde do estado de Santa Catarina/Brasil | | Português | | Carine Vendruscolo, Fabiane , Fernando Wendhausen, Alessandra Silva, Flávio Magajewski | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 2 - r/ch |
Construção e análise das propriedades psicométricas de uma escala de avaliação de eventos adversos associados aos cuidados de enfermagem | | Português | | Amélia Castilho, Pedro Parreira | | Comunicação oral | | Organização e Gestão de Serviços de Saúde e de Instituições de Ensino | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Construção e validação de hipermídia para o ensino de enfermagem em contracepção | | Português | | Priscila Aquino, Emeline Lopes, Ana Pinheiro, Cássia Coelho, Samila Ribeiro | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 1 - r/ch |
Construindo textos e compartilhando ideias: o uso de editor de texto coletivo no apoio ao ensino de administração em Enfermagem | | Português | | Karen Caetano, Heloísa Peres, Saulo Caetano | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
Consulta baseada no modelo de Orem para portadores de HIV/AIDS | | Português | | Carolina Carvalho, Marli Galvão, Ana Fernandes | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 18:30 | Pólo A - Sala 1.2 - 1º andar |
Consulta puerperal de enfermagem: frequência de problemas mamários no período puperperal de 2007 a 2009 | | Português | | Ana Ravelli | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Anfiteatro 2 - 2º andar |
Conteúdo de empreendedorismo nos cursos de graduação em enfermagem: panorama da cidade de São Paulo – Brasil | | Português | | Andréia Andrade, Carolina Cagnacci, Maria Sanna | | Poster | | História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
Contextos da prática e a (co)construção de cuidados de enfermagem à pessoa dependente e ao prestador de cuidados familiar | | Português | | Carmen Andrade | | Comunicação oral | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo B - Laboratório 2 - 1º andar |
Contextos institucionais no ensino superior em Enfermagem no estado de São Paulo, Brasil | | Português | | Maria Oliveira, Valéria Leonello, Manoel Neto | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B (ESTSC) - Anfiteatro 1 - 1º andar |
Contextualização teórica do ensino superior de enfermagem no Brasil | | Português | | Chrissandra Rebouças | | Comunicação oral | | História e desenvolvimento da profissão e da Enfermagem Científica | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
Continuous learning culture for patient safety: the importance of the nursing participation | | Português | | Helaine Capucho, Silvia Cassiani, Emilly Arnas | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo A - Sala 2.1 - 2º andar |
Contribuição da formação para mudanças na prática clínica dos enfermeiros que cuidam de mulheres que interrompem voluntariamente uma gravidez | | Português | | Márcia Ornelas, Ana Santos, Cláudia Andrade, Liliana Sousa | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 17:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Contribuições da articulação ensino-serviço-extensão universitária para implementação do processo de enfermagem: relato de experiência | | Português | | Kleyde Souza, Tania Chianca, Carla Ribeiro, Amélia Gomes, Rosangela Lima | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 15:00 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
Contribuições da Enfermagem na detecção precoce do câncer de colo uterino: revisão sistemática | | Português | | María Salazar, Maria Souza, Maria Bub | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Sala 1 - Piso -1 |
Contribuições de docentes do curso de Enfermagem da UNISA na construção dinâmica do projeto pedagógico | | Português | | Sonia Prado, Rosa Damaral, Hogla Murai | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 18:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 2 - r/ch |
Contribuições do feminismo dialógico para a compreensão do desmame precoce: aspectos transformadores e obstáculos | | Português | | Márcia Fabbro, Carolina Clapis | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-22 | 17:30 | Pólo B - Laboratório 1 - 1º andar |
Contribuições do Programa Educação em Saúde e Meio Ambiente (PET Saúde) para a formação em Enfermagem em uma Universidade Federal Brasileira | | Português | | Eduardo Silva, Heloiza Rennó, Renata Silveira, Luciana Maia, Valeriana Pereira | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-21 | 17:00 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Contribuições do projeto de educação pelo trabalho - PET saúde - na formação de trabalhadores de saúde e de Enfermagem | | Português | | Celia Campos, Carla Trape, Sonia Grosche, Maria Marcondes, Edileuza Oliveira | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B - Sala 8 - r/ch |
Contributos da intervenção de enfermagem para a promoção da transição da maternidade | | Português | | Luís Graça, Maria Figueiredo, Maria Conceição | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 18:30 | Pólo B - Anfiteatro 3 - 2º andar |
Contributos da intervenção de Enfermagem para a promoção do aleitamento materno | | Português | | Luís Graça, Maria Conceição | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Sala 8 - r/ch |
Cooperação entre as Escolas de Enfermagem e as Universidades da Terceira Idade (UTI´s) – uma estratégia de promoção do Envelhecimento Activo | | Português | | Sónia Ferrão | | Poster | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo B - Anfiteatro 2 - 2º andar |
Correlação do nursing activities score e o índice Apache II para pacientes admitidos em uma unidade de terapia intensiva adulto de um hospital universitário | | Português | | Fabiana Silva, Vanessa Fernandes, Renata Cardoso, Fabiola Gomes, Maria Pereira | | Poster | | Enfermagem Clínica | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo B - Sala 13 - 2º andar |
Creación de un medio audiovisual (DVD) para la enseñanza de la fisiología del amamantamiento en alumnos de pregrado de las carrera de enfermería y medicina, en idioma inglés | | Español | | Giselle Hernandez, Claudia Torres, Jorge Cabrera | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Creando lazos afectivos padres hijos(as): desarrollo de un curso y diploma en modalidad e-learning | | Español | | Francisca Márquez, Camila | | Comunicação oral | | Inovação e Transferência de Conhecimento | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Creativity in nursing students: can drama be used to support education? | | English | | Sirma , Ayla Keçeci | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 17:00 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
Crenças e atitudes dos estudantes de enfermagem acerca das doenças e doentes mentais: impacto do ensino clinico de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria | | Português | | Isabel Gil, José Santos, Manuel Quartilho | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-22 | 16:00 | Pólo B (ESTSC) - Sala 2 - r/ch |
Criação de um referencial de competências para a graduação de enfermeiros | | Português | | José Gomes, António Amaral | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 15:30 | Pólo A - Sala 1.3 - 1º andar |
Criação e implantação do centro de simulação realística do centro de aprimoramento profissional de enfermagem: relato de experiência | | Português | | Ariadne Fonseca, Rita Janicas, Claudio , Maria Sena, Marlene | | Poster | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 16:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Cross-Cultural Nursing Education | | English | | Lynette Hamlin | | Comunicação oral | | Ensino, Aprendizagem e Formação Contínua | | 2011-09-21 | 15:00 | Pólo A - Sala 1.7 - 1º andar |
Cuida-me: abordagem ao portador de úlceras crônicas | | Português | | Daniel Cortez, Fernanda Lanza, Maisa Macedo, Jessica Faleiro, Samantha Oliveira | | Comunicação oral | | Promoção de Saúde e Educação para a Saúde | | 2011-09-21 | 16:00 | Pólo A - Sala 2.1 - 2º andar |