Seminário Internacional Virtual


Violência Sexual: (Des)Ocultar Violências



A Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de alertar para um problema que atinge mulheres em todo o mundo, definiu em 1999, o dia 25 de novembro como o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. 


O Projeto (O)Usar & Ser Laço Branco associa-se a este evento com a realização do Seminário Internacional Virtual, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, este ano com o tema Violência Sexual: (Des)Ocultar Violências.


Dados reportados pela ONU Mulheres indicam que 1 em cada 3 mulheres em todo o mundo experienciam violência sexual ou física ao longo da sua vida. 


A iniciativa global de Cidades e Espaços Públicos Seguros para Mulheres e Meninas: Relatório de resultados globais 2017-2020 coloca ênfase nas intervenções para prevenir e responder ao assédio sexual e outras formas de violência sexual contra mulheres e meninas em espaços públicos. Apela a um maior desenvolvimento e à implementação de leis e políticas abrangentes que previnam e respondam à violência sexual em espaços públicos – uma das principais lacunas identificadas na revisão de 25 anos da implementação da Plataforma de Ação de Pequim.


A subsecretária-geral da ONU e diretora executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka, refere que “A violência contra mulheres e meninas é uma violação dos direitos humanos que se perpetua há décadas. É universal, mas não é inevitável, a menos que permaneçamos em silêncio”.  De acordo com a ONU, acabar com este flagelo mundial exige um compromisso firme e o envolvimento de todos, governos, instituições, ONG e da sociedade civil em geral. Exige, sobretudo, o envolvimento dos homens. 


As instituições de ensino superior, espaços de formação e produção de conhecimentos, representam, também, contextos privilegiados para o desenvolvimento de propostas para enfrentar e transformar fenómenos sociais complexos, como o da violência. As suas responsabilidades na formação de jovens, futuros profissionais, releva a pertinência de análise desta área. Assim, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, enquanto responsável pela formação de futuros enfermeiros, e o Projeto (O)Usar & Ser Laço Branco reconhecem a importância de prevenir este fenómeno e o contributo da implementação dos Planos de Igualdade nas Instituições de Ensino Superior. 


Por esta razão, neste dia, pretendemos consciencializar para a importância que todos possuem no combate à violência baseada no género, tendo assim o Seminário os seguintes objetivos:


- Conhecer diferentes manifestações / comportamentos de violência sexual, suas implicações na saúde / bem-estar e respostas socio-legais para a sua minimização / irradicação.


- Reforçar os conhecimentos sobre masculinidades, enquanto marco na prevenção da violência de género, promoção da igualdade de oportunidades e desenvolvimento humano. 


- Compartilhar experiências de investigação, formação e prestação de serviços à comunidade sobre violência nas relações de intimidade/violência sexual.


- Analisar a implementação de planos de ação para a igualdade de género (GEPs) nas instituições de Ensino Superior identificando áreas prioritárias de intervenção.


Acreditamos que será uma oportunidade para partilhar conhecimentos, experiências e de identificar novas oportunidades para redes e projetos. 


Contamos consigo!


 


 EVENTO ONLINE (VIA ZOOM)


 



Evento terminado

Obrigado a todos os participantes

Contactos

| 00351 239 802 850
link http://www.esenfc.pt/event/lacobranco2021



 


 



Português English
Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Organização

Apoios