Instruções para submissão de abstracts

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O Congresso vai oferecer um conjunto diverso de comunicações: Sessões Plenárias; Comunicações Orais e Pósteres.
Estas comunicações devem corresponder à apresentação de trabalhos de investigação, de experiências de boas práticas de cuidados de enfermagem de reabilitação ou de experiências relacionadas com a área temática geral do congresso “A PESSOA, FUNÇÃO E AUTONOMIA: REABILITAR NOS PROCESSOS DE TRANSIÇÃO”.
O idioma oficial é o português, no entanto, também se poderão aceitar resumos em espanhol e inglês. Esta medida também se aplica a todas as comunicações.


SP – Sessões Plenárias: (Já terminou o prazo para a submissão deste tipo de comunicações)
Constituem um grupo estruturante e congruente de três comunicações relacionadas com um tema do programa científico, moderadas por um especialista da área, que estimule o debate final, não só entre os apresentadores das comunicações, mas também com os participantes na conferência. Cada comunicação das Sessões Plenárias terá a duração de 20 minutos.


As candidaturas a estas comunicações devem ser no âmbito dos seguintes temas:
- Enfermagem de reabilitação e ganhos em saúde
- A reabilitação e empowerment
- Autocuidado, funcionalidade e cognição
- Inovação em enfermagem de reabilitação
- Planificação dos cuidados em enfermagem de reabilitação
- A enfermagem de reabilitação nos processos de transição


Comunicação Oral:
As comunicações orais serão agrupadas de acordo com a área temática geral do congresso “A PESSOA, FUNÇÃO E AUTONOMIA - REABILITAR NOS PROCESSOS DE TRANSIÇÃO” e terão cada uma a duração de 10 minutos. Estas sessões serão moderadas por um especialista na área temática, que no final da sessão promove a discussão e reflexão do tema entre os autores das comunicações e os participantes.


Poster:
Os pósteres serão apresentados de acordo com a área temática geral do congresso “A PESSOA, FUNÇÃO E AUTONOMIA - REABILITAR NOS PROCESSOS DE TRANSIÇÃO”, deverão ter a dimensão máxima de 1,20m de comprimento e 1,00m de largura que serão colocados em painéis para o efeito. Os autores terão 5 minutos para apresentar e discutir o seu conteúdo junto ao poster, sendo moderado por um júri convidado.


Júri dos postéres:
Carlos Oliveira - Presidente do júri
António Morais
Maria do Rosário Carreiró
Virgílio da Cruz Conceição


As candidaturas aos diferentes tipos de comunicação deverão atender às seguintes caraterísticas:
- Os resumos de trabalhos de investigação que incluam resultados finais já concluídos devem ser originais ou inéditos;
- Todos os resumos devem ser enviados através da página do Congresso (clique aqui), e os campos de submissão deverão ser todos preenchidos não podendo ser excedido o número de palavras definidos para cada campo.


a) Introdução - máximo de 80 palavras
b) Objetivos - máximo de 70 palavras
c) Metodologia - máximo de 90 palavras
d) Resultados - máximo de 160 palavras
e) Conclusões - máximo de 100 palavras
f) Referências bibliográficas - até ao limite de 4 (APA)
g) Justificação (só a preencher no caso das sessões plenárias)


A receção das candidaturas será sempre confirmada por e-mail e os resultados da apreciação das candidaturas serão publicados no site www.esenfc.pt/event/congenfreab2014
Publicaremos em ATAS (em formato digital/PDF) – Série Monografia Editora UICISA-E (Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem)


Resumos de Sessões Plenárias: (Já terminou o prazo para a submissão deste tipo de comunicações)


- Preencher todos os campos obrigatórios.
- Indicar o tema a que o resumo deve ser submetido ( atenção aos temas das sessões plenárias).
- Demonstrar a sua relevância, no campo "Justificação", a partir especificamente, da indicação de cinco palavras-chave e de três razões que, na sua opinião, justificam a inclusão e revelam a sua importância para o desenvolvimento desse tema.
Qualquer resumo que é submetido à consideração para este tipo de comunicação, mas que não é selecionado para uma sessão plenária, será automaticamente selecionado para Comunicação Oral.


Resumos para Comunicações Orais e Posters:


- Preencher todos os campos obrigatórios
- Não é necessário o preenchimento do campo "Justificação"


Prazos de candidatura: 3 de fevereiro de 2014 - Apenas para submissão de Comunicações Orais e Posters

Informação de seleção de Comunicação:
- 9 de dezembro de 2013 (para as sessões plenárias/comunicações orais/posters submetidos até 21 de novembro de 2013)
- 6 de fevereiro de 2014 (para as comunicações orais/posters submetidos após 21 de novembro de 2013)

Prazo de confirmação de inscrição:
- 20 de janeiro de 2014 (para as sessões plenárias/comunicações orais/posters submetidos até 21 de novembro de 2013)
- 13 de fevereiro de 2014 (para as comunicações orais/posters submetidos após 21 de novembro de 2013)

N.B: As comunicações aceites, serão eliminadas do programa e das ATAS, se naquela data não for recebida a inscrição e o pagamento.


Envio das versões de apresentação final para as Sessões Plenárias e Comunicações Orais:
Os autores de sessões plenárias e comunicações orais aceites terão que submeter na plataforma do Congresso o ficheiro da apresentação - formato PowerPoint - até ao dia 15 de fevereiro de 2014. O tamanho mínimo de letra aconselhado é o correspondente ao tipo Times New Roman 16.


Qualquer alteração nos autores ou apresentadores, deverá ser comunicada à organização até dia 9 de dezembro de 2013 para se poder constituir posteriormente o timetable.
Um autor não pode ser o apresentador de mais de duas comunicações. Se for autor de mais de duas comunicações aceites, deverá indicar outros elementos da equipa para efetuar as restantes apresentações.
- Os apresentadores têm que obrigatoriamente estar inscritos e efetuar o respetivo pagamento até á data limite de inscrição.
- Um participante não pode ser autor ou co-autor em mais de 3 comunicações.
- Cada comunicação pode ter, no máximo, 5 autores.
- O certificado incluirá o nome do apresentador, o nome dos co-autores e o título da comunicação, conforme foram lançados no formulário de candidatura. O certificado será emitido em uma única via e será entregue ao apresentador. Se o apresentador faltar à apresentação não será atribuído certificado.

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