Instruções para submissão de abstracts

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Informação:


Novas datas de submissão de abstrats - até 20 de janeiro de 2016 e Novos prazos


 


O Congresso vai oferecer um conjunto diverso de comunicações:
- Sessões Plenárias (já terminou o prazo para a submissão deste tipo de comunicações);
- Comunicações Orais;
- Pósteres

Estas comunicações devem corresponder à apresentação de trabalhos de investigação, de experiências de boas práticas de cuidados de enfermagem de reabilitação ou de experiências relacionadas com a área temática geral do congresso “A PESSOA, FUNÇÃO E AUTONOMIA: REABILITAR NOS PROCESSOS DE TRANSIÇÃO”, no âmbito do processo de reabilitação no ciclo de vida em contexto hospitalar e comunitário.

As candidaturas a estas comunicações devem, por conseguinte, enquadrar-se numa das seguintes fases/etapas do ciclo de vida:
1 - Neonatologia e Infância
2 - Adolescência
3 - Fase Adulta em contexto hospitalar
4 – Fase Adulta em contexto domiciliário
5 – Pessoa Idosa
O idioma oficial é o português, no entanto, também se poderão aceitar resumos em espanhol e inglês. Esta medida também se aplica a todas as comunicações.

Sessões Plenárias (já terminou o prazo para a submissão deste tipo de comunicações):
Constituem um grupo estruturante e congruente de três comunicações relacionadas com uma fase/etapa do ciclo de vida, moderadas por um especialista na matéria, que estimule o debate final, não só entre os apresentadores das comunicações, mas também com os participantes na conferência. Cada comunicação das Sessões Plenárias terá a duração de 20 minutos.

Comunicação Oral:
As comunicações orais serão agrupadas pelas áreas temáticas do congresso - fases/etapas do ciclo de vida em contexto hospitalar e comunitário, tendo cada uma a duração de 10 minutos. Estas sessões serão igualmente moderadas por um especialista na área temática, que no final da sessão promove a discussão e reflexão do tema entre os autores das comunicações e os participantes.


Envio das versões de apresentação final são no seguinte formato: PowerPoint.


Poster:
Os pósteres serão referentes ao processo de reabilitação nas fases/etapas do ciclo de vida em contexto hospitalar e comunitário, devendo corresponder a uma apresentação visual de imagem projetada em écran, para a qual o autor dispõe de 5 minutos.


Envio das versões de apresentação final são no seguinte formato: PNG (Portable Network Graphics).



As candidaturas aos diferentes tipos de comunicação deverão atender às seguintes caraterísticas:
- Os resumos de trabalhos de investigação que incluam resultados finais já concluídos devem ser originais ou inéditos;
- Todos os resumos devem ser obrigatoriamente submetidos através da página do Congresso (www.esenfc.pt/event/congenfreab2) não sendo aceites resumos enviados por fax ou por email. Todos os campos do formulário de candidatura deverão ser preenchidos não podendo ser excedido o número de palavras definido para cada um:
a) Título – máximo de 20 palavras;
b) Introdução - máximo de 80 palavras;
c) Objetivos - máximo de 70 palavras;
d) Metodologia - máximo de 90 palavras;
e) Resultados - máximo de 160 palavras;
f) Conclusões - máximo de 100 palavras;
g) Palavras-chave - máximo de 5 palavras;
h) Referências bibliográficas (máximo de 5 - Norma APA - versão 6 – Revista de Enfermagem Referência);
i) Justificação (só preencher no caso das sessões plenárias - já terminou o prazo para a submissão deste tipo de comunicações - não se aplica).

A confirmação da receção das candidaturas assim como os resultados da apreciação das mesmas serão sempre enviados por e-mail.
As comunicações serão publicadas em ATAS (em formato digital/PDF) – como suplemento à Revista de Enfermagem Referência.

Resumos de Sessões Plenárias (já terminou o prazo para a submissão deste tipo de comunicações - não se aplica):
- Preencher todos os campos obrigatórios.
- Demonstrar a sua relevância, no campo “Justificação”, a partir especificamente, da indicação de cinco palavras-chave e de três razões que, na sua opinião, justificam a inclusão e revelam a sua importância para o desenvolvimento desse tema.
Qualquer resumo que é submetido à apreciação que não seja selecionado para uma sessão plenária, será direcionado para avaliação da sua inclusão para Comunicação Oral.

Resumos para Comunicações Orais e Pósteres:
- Preencher todos os campos obrigatórios.
- Não é necessário o preenchimento do campo “Justificação”.


 


Novos Prazos:


20 de janeiro de 2016 - Para submissão de Comunicações Orais e Posters


27 de janeiro de 2016 - Informação de seleção de Comunicação


31 de janeiro de 2016 - Prazo de confirmação de inscrição e pagamento dos apresentadores de sessões plenárias/comunicações Orais/Posteres aceites


31 de janeiro de 2016 - Alteração nos autores ou apresentadores para as sessões plenárias/comunicações orais/posters submetidos


31 de janeiro de 2016 - Envio das versões de apresentação final para as sessões plenárias/comunicações orais/posters (os autores das comunicações aceites terão que submeter na plataforma do congresso o ficheiro de apresentação final)


N.B: As comunicações aceites serão eliminadas do programa e das ATAS, se naquela data não for recebida a inscrição e o pagamento do apresentador.

Por favor, note que os resumos devem ser submetidos antes da data limite, a fim de ser enviados para revisão para inclusão no Programa Científico.


 


Informações gerais:


Cada autor não poderá estar incluído em mais de 3 comunicações.


Um autor não pode ser o apresentador de mais de duas comunicações. Se for autor em mais de duas comunicações aceites, a comunicação restante terá que ser apresentada por outro elemento da equipa que foi previamente indicado.


Cada comunicação pode ter, no máximo, 6 autores.


 



Prémios

- Serão atribuídos três prémios (1º, 2º e 3º lugar) às três comunicações orais e três posters consideradas pelo júri como as mais relevantes considerando o conteúdo e a sua apresentação. Os prémios serão definidos posteriormente e de acordo com os patrocínios disponíveis.


 


Certificação

O certificado de apresentação será elaborado conforme dados lançados no formulário de submissão, incluindo: o título da Comunicação Livre, o nome dos autores, o nome do apresentador, data de realização e nome do evento.

O certificado será emitido em uma única via e será entregue pelo moderador da mesa ao Apresentador no final da sessão.

Serão certificadas as Comunicações Livres aceites e apresentadas conforme o timetable. As Comunicações Livres que não foram apresentadas à hora e data estabelecida não serão certificadas nem publicadas no livro de atas.

A Organização não procederá a correções dos Certificados no período de realização do Congresso.


 

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