Instruções para submissão de abstracts

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1. DATAS
Data de início para submissão de comunicações livres - 15 de outubro de 2021
Data limite para submissão de comunicações livres - 02 de novembro de 2021, às 23:59 TMG
Data limite da resposta de aceitação das comunicações livres - 07 de novembro de 2021, às 23:59 TMG
Data limite para pagamento das inscrições dos apresentadores de comunicações livres - 10 de novembro de 2021, às 23:59 TMG.
Data limite para submeter os instrumentos de apresentação (na sua área pessoal, no separador “Ficheiros Finais”) - 15 de novembro de 2021, 23:59 TMG.

2. TIPOS DE APRESENTAÇÕES
Poderão ser submetidos dois tipos de comunicações livres a decorrer em sessão paralela:
1 - Comunicação Oral;
2 - E-Poster;
NB: Cada tipo de proposta terá um formato específico de apresentação (ver ponto 6).

3. EIXOS TEMÁTICOS PARA SUBMISSÃO


Ao submeter o abstract deve identificar um dos seguintes eixos temáticos em que o estudo melhor se enquadra - Áreas para comunicações:


Tecnologias de cuidar;


Tecnologias e a saúde do futuro;


Cuidados paliativos;


Gestão da doença crónica;


Transculturalidade;


Governação clínica;


Promoção da saúde.



4. CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE ABSTRACTS
Os abstracts deverão adequar-se aos critérios (científicos e formais) estabelecidos pela Comissão Científica deste evento.



Critérios Científicos:

a) Os temas devem ser atuais e relevantes;
b) Privilegiam-se estudos de investigação empírica e revisões sistemáticas;
c) Os autores devem apresentar resultados de estudos completos. A apresentação de resultados de investigações em curso também poderá ser aceite;
d) Os autores devem preencher todos os campos do formulário de candidatura, respeitando o conteúdo científico específico de cada campo;
e) Os conteúdos das comunicações livres são da responsabilidade dos seus autores e apresentador.

Critérios Formais:

a) Cada autor deverá indicar qual o eixo temático em que se insere a sua comunicação livre;
b) Cada comunicação livre apenas poderá ser submetida a um dos eixos temáticos;
c) O número de autores de cada comunicação livre não poderá ser superior a 5;
d) Cada autor não poderá estar incluído em mais de 5 comunicações livres;
e) Apenas 1 dos autores da comunicação livre poderá ser o seu apresentador e será indicado no formulário de submissão;
f) Cada apresentador poderá apresentar no máximo 2 comunicações livres;
g) Os autores podem submeter as comunicações livres em inglês ou português;
h) Todas as comunicações livres deverão ser submetidas página web do Colóquio (propostas enviadas por fax ou e-mail não serão aceites);
i) Todos os campos do formulário de candidatura deverão ser preenchidos, não podendo ser excedido o número de palavras definido para cada um:


Introdução - max. 80 palavras;


Objetivos - max. 50 palavras;


Metodologia - max. 80 palavras;


Resultados - max. 100 palavras;


Conclusões - max. 50 palavras;


Palavras-chave - min. 1 palavra-chave e max. 6 palavras-chave;


Referências bibliográficas - min. 1 referência e max. 4 referências (norma APA, 7ª edição);


Entidades de financiamento - max. 15 palavras.



5. FASE DE PEER REVIEW
Os abstracts serão avaliados por dois revisores que são membros da comissão científica do evento. A resposta de aceitação ou rejeição será enviada no prazo de 5 dias após a submissão.

6. PREPARAÇÃO E SUBMISSÃO DO FICHEIRO RELATIVO À APRESENTAÇÃO
Uma vez aceite o abstract, os autores devem preparar e submeter os instrumentos de apresentação final (acedendo à sua área pessoal, clicando em abstracts/Ficheiros Finais) até às 23:59 TMG, do dia 15 de novembro de 2021.


Comunicações orais:
- Os autores/apresentadores de comunicações orais aceites deverão submeter a versão final da apresentação, preferindo-se em formato PowerPoint ou PDF. Este ficheiro estará automaticamente disponível no horário e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos.
- A apresentação deve ser elaborada de modo a não ultrapassar os 10 minutos de apresentação e 5 minutos de discussão. Por favor, refira qualquer potencial conflito de interesse. Uma declaração relativa a conflitos de interesse deve constar na apresentação.


E-Posters:
- Os autores/apresentadores de pósteres aceite deverão submeter a versão final da apresentação digital em formato PNG (Portable Network Graphics) ou PDF. Este ficheiro estará automaticamente disponível na hora e sala prevista para a apresentação. Não o fazendo, a organização não assegurará a sua apresentação com recursos tecnológicos. Não se aceitam pósteres impressos.
- O Poster enviado deve incluir apenas uma página, na orientação paisagem (“landscape orientation”). O tamanho de letra mínimo recomendado é Calibri ou Arial 20. Indique o título e os autores na parte superior do póster. Indique o apresentador se não for o primeiro autor. Texto e ilustrações devem ser fáceis de ler a uma distância de 2 metros. Por favor, refira qualquer potencial conflito de interesse. Uma declaração relativa a conflitos de interesse deve constar no poster.
- A apresentação deve ser preparada de modo a não ultrapassar os 5 minutos. Durante a apresentação, o apresentador do poster pode distribuir folhetos (preferencialmente em formato A4) do seu poster aos participantes da Conferência.

7. APRESENTAÇÃO
Os apresentadores devem estar no local de apresentação na data e hora indicada no timetable, que estará disponível antecipadamente.
Cada mesa de comunicações livres será moderada e assessorada com registo de presença dos apresentadores.
A apresentação não deve exceder o limite de tempo estipulado, de modo a que os outros participantes tenham tempo suficiente para realizar as suas comunicações e permitir uma discussão profícua. Serão rigorosamente cumpridos os tempos definidos para cada apresentação.

NB: Todos os apresentadores de comunicações livres aceites deverão inscrever-se e pagar a inscrição até 10 de novembro de 2021, às 23:59 TMG. Se o pagamento não for recebido até aquela data, esses resumos serão eliminados do programa e do livro digital/E-book de resumos.
NB: Poderá ser aceite alteração do apresentador por um dos outros autores, até 07 de novembro de 2021, às 23:59 TMG. Para tal, os autores devem enviar um email para cifc@esenfc.pt, solicitando a substituição e a comissão científica avaliará e responderá. Em caso de aceitação, não são asseguradas quaisquer alterações no programa. O novo apresentador indicado deve inscrever-se e efectuar o respetivo pagamento até dia 10 de novembro de 2021, às 23:59 TMG.

8. CERTIFICADO
O certificado de apresentação será emitido de acordo com os dados fornecidos no formulário de submissão. Incluirá: o título da comunicação livre, o nome dos autores, o nome do apresentador, data de realização e o nome do evento.
Serão certificadas as comunicações livres aceites e apresentadas conforme o timetable. As comunicações livres que não foram apresentadas à hora e data estabelecida não serão certificadas nem publicadas no livro digital de resumos.
O certificado será emitido em uma única via e será disponibilizado online, ao apresentador, no final do evento.
A organização não procederá a correções dos certificados.

9. PUBLICAÇÃO
As comunicações livres aceites e efectivamente apresentadas serão publicados num livro digital de resumos (um abstract em cada página), cuja responsabilidade pelo conteúdo científico é exclusivamente dos autores. O documento irá ser disponibilizado no website do evento.

Para dúvidas ou informações adicionais sobre submissão de resumos, por favor contacte-nos por email cifc@esenfc.pt


 

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