A aprendizagem com simulação clinica de alta-fidelidade - avaliação dos estudantes de um curso de mestrado em enfermagem | | Português | | Maria Pereira, Clementina Sousa, Maria Soares, Maria Araujo | | Comunicação Oral | | Simulação como estratégia pedagógica | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
A Multiparametric Monitoring Simulator for High Complexity Scenarios in Realistic Simulation | | Português | | Rodrigo Jesus, Lucas Santos, Thiago Souza, Victor Louzada, Waleska Ribeiro | | Comunicação Oral | | Inovação e desenvolvimento de tecnologia em Simulação | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
A simulação como estratégia de ensino em trauma para enfermeiros: um estudo bibliométrico | | Português | | Nuno Fernandes, Catarina Sousa, José Martins | | Comunicação Oral | | Simulação na formação de profissionais de Saúde | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
A SIMULAÇÃO PARA A PRÁTICA SEGURA, NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO ESPECIALISTA, NO CENTRO FORMAÇÃO DE SAÚDE MULTIPERFIL (CFS), LUANDA. | | Português | | Andrea Van-Dúnem, Elsy Tavares, Maria Pinheiro | | Comunicação Oral | | Simulação e a segurança do doente | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
A simulação realística na formação profissional em saúde: uma experiência de uma universidade brasileira | | Português | | Juliana Campos, Liana Trotte, Marcelle Silva, Francimar Oliveira, Lilian Oliveira | | Comunicação Oral | | Simulação na formação de profissionais de Saúde | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
A simulação realística nas ações extensionistas: uma experiência de uma universidade brasileira | | Português | | Juliana Campos, Anderson Augustinho, Bruno Abreu, Marcelle Silva, Francimar Oliveira | | Comunicação Oral | | Simulação na formação de profissionais de Saúde | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Adaptación transcultural y validación de la Rúbrica de Juicio Clínico de Lasater (RJCL ) en la docencia de Grado de Enfermería en el contexto educativo español. | | Español | | MONTSERRAT CERETO, Mª García, Jose Asensio, Shakira Uttumchandani, Silvia Mayor | | Comunicação Oral | | Investigação em/com Simulação | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Adaptación transcultural y validación de los cuestionarios de la National League for Nursing (NLN ) para la evaluación de la simulación en la docencia de grado de enfermería. España | | Español | | MONTSERRAT CERETO, José Vega, Marina Gámez, Eloisa Ordoñez, Alvaro Campos | | Comunicação Oral | | Investigação em/com Simulação | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
As experiências clínicas de simulação em enfermagem: a atividade cognitiva e social dos estudantes | | Português | | Isabel Freitas, Rui Baptista, Verónica Coutinho, Alessandra Mazzo, José Martins | | Comunicação Oral | | Simulação na formação de profissionais de Saúde | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
AVALIAÇÃO CLÍNICA OBJETIVA ESTRUTURADA: IMPLEMENTAÇÃO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE UM CURSO DE ENFERMAGEM | | Português | | Rodrigo Jesus, Cláudia Prado, Aline Souza, Mariana Amorim, Suzana Cunha | | Comunicação Oral | | Avaliação utilizando simulação | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Avaliação do debriefing em simulação: Estudo de caraterização das perceções dos estudantes do Curso de Enfermagem | | Português | | Adelino Pires, Patrícia Câmara, Verónica Coutinho, Maria Freitas | | Comunicação Oral | | Debriefing | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
Centro de Formação de Saúde Multiperfil, um marco na prática simulada em Angola | | Português | | Susana Pinto, Marta Assunção, Maria Lopes, Helena José | | Comunicação Oral | | Simulação na formação de profissionais de Saúde | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Construção e avaliação do cenário de simulação robótica sobre a avaliação clínica da oxigenação e circulação do bebê pré-termo | | Português | | Luciana Fonseca, Danielle Dias, José Martins, Natália Aredes | | Comunicação Oral | | Simulação como estratégia pedagógica | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Construção e Validação da Escala de Ansiedade Após as Práticas Simuladas (EAAPS) | | Português | | Ana Fernandes, José Martins, Rui Baptista | | Comunicação Oral | | Avaliação utilizando simulação | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Desenvolvimento de competências em enfermagem de saúde mental através da simulação | | Português | | Olga Valentim, Maria Nogueira, Ana Antunes, Luís Sousa | | Comunicação Oral | | Simulação como estratégia pedagógica | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
DPOC.SUPORTE: aplicação para cuidadores informais de doentes portadores de DPOC | | Português | | Ana Esteves, José Martins | | Comunicação Oral | | Simulação e a humanização em saúde | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Eficácia da Prática Simulada na Aplicação de Terapia Compressiva | | Português | | Raquel Carvalho, Verónica Coutinho, Luís Paiva | | Comunicação Oral | | Simulação como estratégia pedagógica | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
ENSINAR E APRENDER EM MEDICINA: RESIGNIFICANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA | | Português | | Rodrigo Jesus, Cláudia Prado, Beatriz Jesus, Ludmilla Gonçalves, Marcella Spala | | Comunicação Oral | | Simulação na formação de profissionais de Saúde | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Ensino baseado na simulação: estudo de implementação de um guia de boas práticas | | Português | | Liliana Mota, Fernanda Ferreira, Sónia Novais, António Ferreira, Teresa Pereira | | Comunicação Oral | | Investigação em/com Simulação | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
Escala visual analógica de percepção da autoconfiança dos professores com relação ao manejo inicial das intercorrências clínicas e traumáticas na escola: validação do conteúdo | | Português | | Tanyse Galon, Jaqueline Zonta, Gabriela Castro, Aline Eduardo, Aline Okido | | Comunicação Oral | | Simulação como estratégia pedagógica | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
Instrumentos de avaliação utilizados em simulação: um estudo bibliométrico | | Português | | Joana Simões, José Martins | | Comunicação Oral | | Simulação na formação de profissionais de Saúde | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
Leader role is associated with higher salivary cortisol level – a simulation based study in anaesthesia residents | | Português | | Sara Gomes, José Pêgo | | Comunicação Oral | | Simulação na formação de profissionais de Saúde | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Liderança e tomada de decisão em Simulação de alta fidelidade: Eventos metacognitivos no trabalho em equipe | | Português | | Juliana Campos, Ana Lima, Jaqueline Martins, Marcos Brandão, Maurício Peixoto | | Comunicação Oral | | Simulação na formação de profissionais de Saúde | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
MEJORA DE LAS CONDICIONES DE DESCANSO DEL PACIENTE HOSPITALIZADO | | Español | | Elena Rodríguez, Raúl Infantes, ENRIQUE BERNARDO, MANUEL IBÁÑEZ | | Comunicação Oral | | Simulação e a humanização em saúde | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
My colleague as an Educator: Ganhos percebidos pelos estudantes de enfermagem sobre uma estratégia inovadora no contexto de laboratório de simulação de práticas | | Português | | Ana Cardoso, Helena Felizardo | | Comunicação Oral | | Simulação como estratégia pedagógica | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
Narrativa: Métodos de ensino-aprendizagem nos cuidados em enfermagem de urgência | | Português | | Adelino Pires, Patrícia Câmara, Noélia Gomes, Carlos Freitas, Leonardo Ribeiro | | Comunicação Oral | | Simulação como estratégia pedagógica | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
Nursing student ward: requirements for a simulation environment | | Português | | Pedro Couto, Luís Descalço, João Simões | | Comunicação Oral | | Inovação e desenvolvimento de tecnologia em Simulação | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
Obtenção de Certificação de Segurança utilizando Simuladores de Alta Fidelidade | | Português | | Armando Sousa, Luís Gomes, Dinarte Freitras, Luís Jardim | | Comunicação Oral | | Simulação e a segurança do doente | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
Pace Maker Surgery Simulation for Medical Imaging Professionals Training | | Português | | Silvia Francesco, João Simões, Alexandre Rodrigues, Lara Carramate, Rui Pereira | | Comunicação Oral | | Simulação na formação de profissionais de Saúde | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Perceção do debriefing estruturado / feedback tradicional na prática simulada | | Português | | Verónica Coutinho, José Martins, Maria Pereira | | Comunicação Oral | | Debriefing | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
PERCEÇÃO DOS ENFERMEIROS SOBRE O CUMPRIMENTO DAS GUIDELINES NO PROCEDIMENTO DE CATETERISMO VENOSO PERIFÉRICO E UTILIDADE DO DEBRIEFING: DADOS PRELIMINARES | | Português | | Ana Oliveira, Verónica Coutinho, João Graveto | | Comunicação Oral | | Debriefing | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
Pre-graduate nursing students’ perceived usefulness, easiness and intention to use an immersive virtual simulator | | Português | | Miguel Padilha, Paulo Machado, Ana Ribeiro, José Ramos | | Comunicação Oral | | Inovação e desenvolvimento de tecnologia em Simulação | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 2 - Piso -1 |
Realidade virtual: tecnologia educativa inovadora em enfermagem - revisão integrativa | | Português | | Liliana Mota, Fernanda Ferreira, Sónia Novais, António Ferreira | | Comunicação Oral | | Simulação como estratégia pedagógica | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM COM A SIMULAÇÃO DE MÉDIA E ALTA-FIDELIDADE: ESTUDO RANDOMIZADO | | Português | | Rui Baptista, Maria Pereira, José Martins | | Comunicação Oral | | Simulação como estratégia pedagógica | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
SimuCarePro: um projecto europeu para o desenvolvimento da simulação | | Português | | Maria Fernandes, Luis Oliveira, Rui Baptista, Verónica Coutinho | | Comunicação Oral | | Simulação na formação de profissionais de Saúde | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Simulação Clínica para a Realização do Consentimento Informado | | Português | | sephora stival | | Comunicação Oral | | Simulação na formação de profissionais de Saúde | | 2017-02-23 | 14:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
SIMULAÇÃO E SERIOUS GAMES COMO APOIO INOVADOR À APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM | | Português | | Luciana Fonseca, Natália Aredes, Jorge Apóstolo, José Martins, Manuel Rodrigues | | Comunicação Oral | | Inovação e desenvolvimento de tecnologia em Simulação | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Simulação em contexto de trabalho | | Português | | Rui Garcia, Cristina Santos, Tânia Oliveira | | Comunicação Oral | | Simulação na formação de profissionais de Saúde | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Treino de alta fidelidade in situ em Bloco Operatório Pediátrico: Opinião dos profissionais de saúde | | Português | | Márcia Santos, Maria Paiva, Dora Oliveira | | Comunicação Oral | | Simulação na formação de profissionais de Saúde | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Treino de competências de comunicação clínica em cenários pediátricos simulados | | Português | | Carla Couto, Elizabete Loureiro, Tiago Henriques-Coelho | | Comunicação Oral | | Simulação como estratégia pedagógica | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 3 - Piso -1 |
VIRTUAL SIMULATION AS A VALID EDUCATIONAL STRATEGY FOR STUDENTS WITH DIFFERENT LEARNING STYLES | | English | | Luciana Fonseca, Natália Aredes, Suzanne Campbell, José Martins, Fernanda Góes | | Comunicação Oral | | Inovação e desenvolvimento de tecnologia em Simulação | | 2017-02-23 | 10:45 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |