Página da formação - a informação poderá ser consultada no seguinte link - Formação
Realização da inscrição - as inscrições deverão ser realizadas no seguinte link - Inscrição
Os eventos críticos na USF são situações raras e pontuais, no entanto, quando acontecem, podem ser fatais. Um diagnóstico precoce e um tratamento adequado e atempado podem ter impacto no prognóstico do paciente. Por este motivo, os cenários de emergências clínicas devem ser treinados pela equipa de profissionais de saúde da USF, num ambiente seguro e repetido, que só a simulação clínica pode oferecer como ferramenta de ensino. Os modelos de simuladores utilizados têm a mais elevada tecnologia aproximada à realidade. A simulação permite não só o treino em diversas competências técnicas, como também em competências comportamentais, como é o trabalho em equipa ou a gestão de eventos críticos, tão comuns nas instituições de saúde.
Local: Centro de Simulação Clínica da Universidade de Aveiro |SIMULA
Participantes: médicos e enfermeiros de família (O curso irá decorrer com o mínimo de 8 inscritos e o máximo de 16 inscritos).
Desenho da formação:
Haverá uma contextualização teórica sobre o que é simulação clínica e quais os princípios de Crisis Resource Management que tem a duração de 1h, seguida de uma sessão sobre avaliação do doente crítico e protocolos de atuação nas emergências mais frequentes (cardíacas, respiratórias, neurológicas e metabólicas), com a duração de 1h.
Resto das sessões práticas com simulação de emergências clínicas em vários cenários onde haverá rotação dos grupos, seguidos do respectivo debriefing.
Objetivos:
No final desta formação espera-se que os formandos sejam capazes de:
- Estabelecer necessidades de materiais e de protocolos de emergência nas USFs.
- Expor eventuais falhas de competências técnicas e não técnicas dos elementos da equipa e assim aferir as necessidades formativas.
- Diagnosticar correctamente e atempadamente o quadro clínico da emergência.
- Estabelecer prioridades e chamar ajuda diferenciada, quando necessário.
- Exercer e praticar a liderança.
- Comunicar eficazmente.
Metodologias:
- Exposição teórica de algoritmos de atuação e de avaliação da vítima.
- Simulação de casos clínicos.
- Treino prático com recurso a simuladores de alta-fidelidade.
- Discussão de situações-problema.
- Autoscopia e debriefing.
Avaliação da formação: Contínua
Equipa de formadores:
- Coordenador da formação: Daniela Chaló
- Formadores previstos: Pedro Sardo, Alexandra Nunes, Nuno Fernandes
Programa:
09h00-09h15 Apresentação. Questionário pré-curso
09h15-09h45 Introdução à simulação. Princípios de CRM
09h45-10h30 Avaliação do doente crítico
10h30-11h00 Emergências clínicas: avaliação, diagnóstico e tratamento
11h00-11h15 Pausa para café
11h15-11h30 Visita ao centro e 1º contacto com os simuladores
11h30-12h15 1º cenário de simulação clínica. Debriefing
12h15-13h00 2º cenário de simulação clínica. Debriefing
13h00-14h00 Pausa para almoço
14h00-14h30 Emergências clínicas: avaliação, diagnóstico e tratamento (continuação)
14h30-15h30 3º cenário de simulação clínica. Debriefing
15h30-16h30 4º cenário de simulação clínica. Debriefing
16h30-16h45 Pausa para café
16h45-17h45 5º cenário de simulação clínica. Debriefing
17h45-18h00 Conclusão. Dúvidas. Questionário pós-curso
Nota: A inscrição para este curso deverá ser realizada no seguinte link - Inscrição
A simulação, enquanto estratégia formativa, tem demostrado resultados para formandos, formadores e pacientes. Mas sabemos que, entre outros, esses resultados dependem de termos equipas formadoras que conseguem retirar o máximo partido dos equipamentos e espaços de simulação, desenhando e implementando simulações de elevada qualidade.
O presente curso pretende ser uma base para todos aqueles que integram ou pretendem integrar equipas formadoras que utilizam simulação.
Carga Horária: 4h
Local: Centro de Simulação de Práticas Clínicas Doutor Carlos Magro (ESEnfC, pólo A) e Centro de Simulação Biomédica dos Hospitais da Universidade de Coimbra (CHUC)
Participantes: profissionais de saúde que integram ou pretendem integrar equipas de formação.
O curso irá decorrer com o mínimo de 10 inscritos e o máximo de 16 inscritos.
No caso de, até ao dia 10 de fevereiro de 2017, não haver o número necessário de inscrições para a realização do curso, todos os inscritos serão contactados.
Desenho da formação:
- Introdução e objectivos
- Palestra
- Cenários simulados e debriefing
- Conclusão
Objetivos:
Desenvolver competências para preparar e gerir cenários simulados e respetivos debriefings
Metodologias: Metodologia ativa
Avaliação da formação: Contínua
Equipa de formadores:
Francisco Matos;
José Carlos Martins;
Rui Baptista;
Verónica Coutinho.
Programa:
Horas Atividades
14h00 Introdução e objectivos
14h15 Preparar e implementar uma simulação realística
15h15 Cenários simulados
16h15 Intervalo
16h45 Cenários simulados
17h45 Conclusão e encerramento
The collaboration between healthcare team members, by sharing their unique perspectives on patient care, contributes to improving care quality. Yet, there are many barriers that can hinder an effective team work. These barriers include, among others, the lack of interprofessional cultural competence and professional-centered role models, which limit effective communication.
This workshop will address the challenges and strategies for an effective interprofessional communication.
Venue:
Theoretical presentation room.
Simulation room with a low-fidelity simulator (manikin)
Centro de Simulação de Práticas Clínicas Doutor Carlos Magro (ESEnfC, pólo A)
Participants: The course will take place with 6 (min) to 8 (max) participants.
If at least 6 participants are not registered until February 10, 2017, all registered participants will be contacted.
Training design:
Introduction of the training team and learning objectives (5 min)
Introduction of participants and assessment of needs (10 min)
Concepts and strategies (45 min)
Group dynamics and discussion (30 min)
Break (30 min)
Simulation scenario 1 and debriefing (90 min)
Action plans and take-home message (30 min)
Objectives:
1. To identify and develop communication skills conducive to becoming a more effective team member;
2. To optimize effective communication skills (e.g., SBAR strategy) that enable the implementation of effective changes in the workplace, resulting in a patient-centered and relational perspective, job satisfaction, and healthcare quality and efficiency.
Methods:
Slides; Group Dynamics Exercise; Simulation scenarios; Worksheets;
Training evaluation: Not applicable
Trainers:
Carla Sá Couto, PhD, and Elizabete Loureiro, PhD
Program:
Time Activities
14h00 Introduction
14h15 Concepts and strategies
15h00 Group dynamics
15h30 Break
16h00 Simulation scenario 1 and debriefing
17h30 Action plans and take-home message
18h00 End of the course