“A comunidade como prática” - Uma INOVPED nos territórios da 3ª missão da Universidade | | Português | | Mário Mesquita | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
‘O IMPACTE DA METODOLOGIA PBL NA APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE PATOLOGIA DO CLE’ | | Português | | Paulo Marques | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 15:30 | Polo B - Auditório Novo - 1º andar |
A gestão emocional de estudantes em ensino clínico de enfermagem | | Português | | Ana Cardoso, Ana Duque, Beatriz Geria, Catarina Costa, Inês Gonçalves, Susana Magalhães, Alfredo Lourenço | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
A importância de softwares e casos de estudo no ensino da sustentabilidade em Engenharia | | Português | | Joana Pesqueira, Adrián Silva | | Pitch | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
A revisão por pares como meio de desenvolvimento da escrita científica em contexto de aula. | | Português | | Mónica Fernandes, Ana Coelho, Joana Viegas | | Comunicação Oral | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
A World Café experience: dynamizing classes to engage students in learning reproductive biology. | | Português | | Patrícia Pinto-Pinho, Ana Ferreira, Bárbara Matos, Joana Santiago, Magda Henriques, Tânia Lima, Maria Pereira, Margarida Fardilha | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
AI Thinking – uma metodologia de inovação pedagógica para um Mestrado da área da Inteligência Artificial | | Português | | CARLOS RAMOS, Maria Marreiros, Luiz Faria | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 09:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Análise de Dados nos Cursos de Engenharia: Atividade Exploratória | | Português | | Luís Moreira, Marina Agapito, Maria Ventura | | Pitch | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Aplicação de metodologias de ensino ativas: satisfação dos estudantes de ensino superior | | Português | | Beatriz Minghelli | | Comunicação Oral | | Investigação em práticas pedagógicas | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Aprendizagem Baseada em Projeto para a Sociedade na formação para a docência | | Português | | Elsa Silva, Celina Salvador-Garcia, XAVIER GARCÉS, Beatriz Gomes | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 09:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
APRENDIZAGEM COM BASE EM PROCESSOS DE CO-CRIAÇÃO: O Exemplo do DEMOLA | | Português | | Maria Ruivo, Maria Caria, Bernardo Ramos, Fernando Angelino, João Santos, Célia Picoito, Maria Serralha, Nuno Pereira, José Pires, Maria Silva | | Pitch | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Aprendizagem cooperativa como trigger para o envolvimento do aluno com os conteúdos teóricos na área do Design. | | Português | | Carla Dias, Ana Baptista | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Aprendizagem online em tempos de COVID-19: a perceção dos estudantes da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto | | Português | | Ana Salgado, José Saúde, Paula Lopes | | Comunicação Oral | | Avaliação de aprendizagens | Avaliação do ensino | Avaliação institucional | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Aprendizagem Orientada para a Investigação no Ensino Superior: principais potencialidades e limites | | Português | | Patricia Silva, Joana Monteiro, Maria Manso, Carla Faria, Ana Fiúsa, Filipa Silva, Raquel Gonçalves, Maria Bastos | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Aprendizagem versus Avaliação. Como fazer a receção ao caloiro? | | Português | | Isabel Mina | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Aqui está a chave do seu gabinete; boa sorte! | | Português | | José Gonçalo | | Pitch | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
As aulas invertidas e o desenvolvimento da cooperação como uma competência em ciências farmacêuticas | | Português | | Fernando Remião, Amélia Veiga | | Comunicação Oral | | Investigação em práticas pedagógicas | | 2022-07-15 | 09:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Aulas Práticas de Tópicos Avançados na Descoberta de Fármacos Recorrendo à Preparação de Podcasts por Estudantes | | Português | | Maria Santos, Joana Catita, Ana Francisco | | Pitch | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Autoconfiança de estudantes de Enfermagem após prática simulada de cuidados à pessoa com ostomia de ventilação | | Português | | João Simões, Pedro Sardo, Alexandre Rodrigues | | Comunicação Oral | | Investigação em práticas pedagógicas | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Avaliação distribuída com recurso a portefólio: o caso especial de uma atividade de aprendizagem supra curricular no domínio da formação ética | | Português | | Inês Nascimento | | Comunicação Oral | | Desenvolvimento de valores e deontologia | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
AVALIAÇÃO DO RISCO DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS NAS ESTRUTURAS RESIDENCIAIS – DA SISTEMATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO À PERSONALIZAÇÃO DE CUIDADOS NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA | | Português | | Isabel Gil, Alberto Cavaleiro, Hugo Neves, Maria Almeida, Joana Sousa, Adriana Coelho, Vitor Parola, Suzana Duarte, Maria Cordeiro, João Apóstolo | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 09:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Avaliação e intervenção em gerontologia com recurso ao Project Based Learning | | Português | | Raquel Gonçalves, Filipa Silva, Maria Manso, Ana Fiúsa, Joana Monteiro, Patricia Silva, Carla Faria, Maria Bastos | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Business-University collaboration in designing Work-based experiences | | Português | | Rita Carreira, Hugo Rebelo, Luís Sebastião, Margarida Máximo | | Comunicação Oral | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Challenge Based Learning plus (CBL+) – Aplicação da metodologia em grandes grupos de Engenharia | | Português | | Victor Neto, João Dias-de-Oliveira, Rui Moreira | | Comunicação Oral | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Ciclo de Pedagogia na Era Digital: uma iniciativa de MOOC no Politécnico de Leiria | | Português | | Maria Pereira, Carina Rodrigues, Joana Mineiro, Sónia Pedro, Cláudio Esperança | | Comunicação Oral | | Formação de Professores | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Como lidar com o problema de escalabilidade na criação “from the scratch” de um programa de Competências Transversais para 1º e 2º ciclos de estudo | | Português | | Francisco Vasques, Ana Freitas | | Comunicação Oral | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Competências transversais emergentes nas áreas STEM: empreendedorismo e inovação em Saúde | | Português | | David Pereira | | Comunicação Oral | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Competências Transversais no Ensino Superior: O primeiro contacto | | Português | | Ana Alves, Fernando Martins | | Comunicação Oral | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Comunidade RED: Primeiros passos de uma comunidade de prática na área das tecnologias digitais em educação | | Português | | Joana Souza, Maria Cardoso | | Comunicação Oral | | Tecnologias – na sala de aula, em projetos transversais | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Conciliar Formação Académica com Formação Especializada no Ensino de Unidades Curriculares de Redes Informáticas: Um Caso de Estudo | | Português | | Vasco Soares, Alexandre Fonte | | Pitch | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Concurso de Pontes e Estruturas de Esparguete | | Português | | Miguel Ferraz | | Pitch | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Considerações sobre a aplicação de metodologias de co-criação em contexto curricular | | Português | | Vera Ribeiro, Luís Santos, Sara Proença | | Pitch | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Contributos de uma experiência formativa de mobilidade Erasmus para a docência no Ensino Superior | | Português | | Susana Jorge, Sofia Barreira | | Pitch | | Formação de Professores | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Desafios na criação de um mestrado em ciências farmacêuticas em regime de blended learning | | Português | | Nuno Oliveira, Maria Areias, Joana Marto, Helena Ribeiro | | Comunicação Oral | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Desenvolvimento de competências Ético-Deontológicas: a sala de aula invertida como estratégia na formação de 2º ciclo em Enfermagem. | | Português | | Marília Neves | | Comunicação Oral | | Desenvolvimento de valores e deontologia | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |
Desenvolvimento de competências transversais: literacia da informação em modo e-learning | | Português | | Teresa Ramos, Cristina Lopes, Ana Freitas, Luís Costa | | Comunicação Oral | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Desenvolvimento de modelo pedagógico para a Inovação e a Criatividade no âmbito da Comunicação Audiovisual | | Português | | Carla Santos, Vera Ribeiro | | Pitch | | Modelos Pedagógicos – PBL | Simulação | Aprendizagem colaborativa | Tutorias | | 2022-07-14 | 17:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Design Thinking aplicado à Atividade Docente: Uma alternativa pedagógica adaptada às novas exigências do ensino superior | | Português | | Dina Oliveira, Sandra Fernandes | | Comunicação Oral | | Formação de Professores | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 10 - 1º andar |
Design thinking method for cocreation process | | Português | | Ana Pereira, Adrienn Varga-Tóth | | Pitch | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Didática da Escrita Filosófica – Exercícios de escrita para desenvolver capacidades de reflexão e assimilação de conteúdos programáticos | | Português | | Dina Mendonça | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Diferenciação de classificações individuais em trabalhos de grupo | | Português | | Paulo Santos | | Pitch | | Avaliação de aprendizagens | Avaliação do ensino | Avaliação institucional | | 2022-07-15 | 12:00 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Digitalização da avaliação da aprendizagem numa unidade sobre Gestão da Tecnologia | | Português | | José Rodrigues, José Oliveira | | Comunicação Oral | | Avaliação de aprendizagens | Avaliação do ensino | Avaliação institucional | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Ensinar e Aprender com a Wikipédia no Ensino Superior: desafiando as capacidades docentes | | Português | | Teresa Cardoso, Maria Esteves | | Pitch | | Inovação – Inovação e desenvolvimento curriculares; Inovação institucional | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Ensino de Matemática no Ensino Superior pós-Covid | | Português | | Isabel Pinto, Ana Sousa | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
Ensino do Empreendedorismo em Enfermagem: impacto no perfil empreendedor dos estudantes | | Português | | Helena , João Tavares | | Pitch | | Investigação em práticas pedagógicas | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 7 - r/ch |
Episódios de Formação | | Português | | Paula Peres, Ana Liberal | | Comunicação Oral | | Formação de Professores | | 2022-07-14 | 16:30 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Escritas inacabadas nos horizontes da formação de professores | | Português | | Yara Alvim | | Pitch | | Formação de Professores | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 9 - 1º andar |
Estratégias que promovem Aprendizagens Ativas: Estudos de Caso no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve | | Português | | Eduardo Esteves, Paulo Santos, Jaime Aníbal, Ana Baptista | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 09:30 | Pólo B - Sala 6 - r/ch |
EUvetBOOK: um logbook diferenciador para responder aos desafios do ensino-aprendizagem em Medicina Veterinária | | Português | | Sofia Duarte, Elisabete Martins, Ana Figueira, Ana Santos, Sérgio Sousa, Sofia Anastácio | | Pitch | | Desenvolvimento de Competências Transversais | | 2022-07-15 | 11:00 | Pólo B - Sala 11 - 1º andar |
Evolução do processo ensino aprendizagem entre 2019 e 2022 – o caso da unidade curricular de “Contabilidade de Gestão” | | Português | | Sidalina Gonçalves | | Comunicação Oral | | Experiências em unidades curriculares específicas - didática das UC | | 2022-07-15 | 15:30 | Pólo B - Sala 5 - r/ch |