1. Educação pelos pares
1.1. Fundamentação
A Educação pelos Pares é uma estratégia de educação para a saúde que facilita a participação do público-alvo, na medida em que se baseia num processo de aprendizagem horizontal: "de igual para igual". Tanto o educador como o educando têm aspectos semelhantes como o grupo etário, os interesses, dificuldades e até estilos de vida. No final desta formação estará apto para realizar intervenções dialógicas e de aconselhamento par-a-par para promoção da saúde e redução de danos relacionados com a vulnerabilidade juvenil (ou outros grupos com vulnerabilidade acrescida).
No âmbito do PEER, as intervenções educativas baseiam-se maioritariamente na Educação pelos Pares: são jovens que educam outros jovens do ensino superior (na ESEnfC ou outras instituições) ou estudantes do ensino secundário. São exemplos destas actividades os projectos de extensão do PEER: Antes que te queimes, Amigos amigos pressões à parte; PEER-IESS, PEER-Escolas promotoras de saúde, ABC do Amor, Bo ki ta dissidi e Take Care.(link).
Mas para participar nestas actividades, os futuros educadores frequentam formação (mínimo 30h) e preparam-se para serem Educadores de Pares. A formação decorre preferencialmente em horário extra-curricular, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ou outros locais a combinar), associando conferências, workshops, comemorações de eventos e visitas de estudo.
O curso é certificado e confere creditação das horas do curso e das actividades em que se envolver.
Se sente que é uma mais-valia para a formação académica e pessoal, participe nas reuniões semanais e contribua com a sua criatividade e voluntariado.
1.2. Objetivos
FINALIDADE: Capacitar voluntários para realizarem intervenções de educação pelos pares em contexto comunitário, nomeadamente aconselhamento par-a-par e intervenções dialógicas em contexto escolar
OBJETIVO GERAL: Adquirir e desenvolver competências interpessoais, científicas e técnicas para realizar intervenções dialógicas e de aconselhamento par-a-par para promoção da saúde e redução de danos relacionados com a vulnerabilidade juvenil.
COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR PELOS PARTICIPANTES:
- Desenvolver a literacia crítica relacionada com a vulnerabilidade juvenil
- Desenvolver intervenções educativas (intervenções dialógicas e de aconselhamento par-a-par), aplicando a metodologia de Educação pelos Pares
- Participar nos projectos de extensão Antes que te Queimes, ABC do Amor e Tu Decides
- Colaborar nas iniciativas de mobilização comunitária
- Colaborar utilização da pesquisa participativa no ensino de enfermagem como via para aquisição de competências profissionais
1.3. Programa, carga horária, datas e horário
Temas/Conteúdos |
Formador |
Horas |
dia |
Introdução à Educação pelos Pares (EP) e avaliação diagnostica |
Irma Brito Fernando Mendes |
3h |
03.11.14 17h-20h |
Princípios e fundamentos da EP |
Filipa Homem |
3h |
10.11.14 17h-20h |
Ferramentas úteis na EP: dinâmicas de/em grupo |
Fernando Mendes Mª do Rosário Mendes |
3h |
24.11.14 17h-20h |
Etapas, exigências e desafios do planeamento de EP - Modelos de planeamento: o modelo PRECEDE-PROCEED - Recomendações para o planeamento de intervenções |
Irma Brito Fernando Mendes |
3h |
28.11.14 15h-18h |
Projectos de educação pelos pares: participação em: - Dia do não fumador - Dia mundial da sida - ABC do Amor |
Irma Brito Fernando Mendes Paulo Anjos Estudantes do PEER |
12h |
17.11.14 01.12.14 09.12.14 17h-21h |
Vulnerabilidades e diversidade cultural dos contextos de intervenção |
Irma Brito Filipa Homem Paulo Anjos |
3h |
15.12.14 17h-20h |
Avaliação Final |
Irma Brito Fernando Mendes Todos os formadores |
3h |
18.12.14 17h-20h |
TOTAL |
30h (+ atividades) |
A formação decorre preferencialmente à segunda-feira (17h00-20h00) no Polo A da ESEnfC
ATIVIDADES AGENDADAS PARA 2014-15:
- ABC do Amor em Escolas EB 2,3 e Secundárias (datas e horários a definir)
- Comemoração do Direito à Saúde (25 de Outubro de 2014, sábado)
- Comemoração do Dia Mundial da Sida: Mulheres em Ação (01 a 06 de Dezembro de 2014)
- Comemoração do Dia do Não Fumador (17 de Novembro de 2014, segunda)
- Comemoração do Dia Mundial da Saúde (7 de Abril de 2015, terça)
- Comemoração do Dia sem Tabaco (31 Maio de 2015, domingo)
1.4. Destinatários e requisitos
Estudantes e profissionais de saúde, acção social e educação que tenham interesse em conceberem, implementarem e avaliarem intervenções de promoção da saúde com base comunitária, aplicando a pesquisa-ação participativa em saúde.
REQUISITOS: A participação nas atividades é voluntária mas confere certificação. Os inscritos têm oportunidade de participar: na formação (30h); na intervenção comunitária (se tiverem um mínimo de 75% de frequência no curso de formação); na divulgação do PEER em encontros científicos e na comunicação social; nas equipas de investigação PEER. A formação realizada em anos anteriores é cumulativa mas recomenda-se a presença nas sessões TP e visitas de estudo.
INSCRIÇÃO: A inscrição é gratuita para estudantes da ESEnfC e para estudantes do Ensino Superior de Coimbra (mediante o envio de cópia do cartão de estudante para o e-mail peer@esenfc.pt). Outros interessados deverão entrar em contacto com a coordenadora do Projeto antes de efetuar a inscrição (Irma Brito, PhD Enfermagem - TM: +351 969452838 E-mail: irmabrito@esenfc.pt, peer@esenfc.pt)
1.5. Equipa pedagógica
COORDENAÇÃO: Irma Brito & Filipa Homem
FORMADORES: Irma Brito, Fernando Mendes, Filipa Homem, Paulo Anjos, Maria do Rosário Mendes e Estudantes do PEER (a designar)