Margot Phaneuf impõe-se à consideração dos que com ela se cruzam nos caminhos da vida, pela sua simplicidade, serenidade e ternura, pela sua imensa sabedoria. Uma sabedoria que brota de saberes em várias áreas, mas também das suas experiências como Mulher, Enfermeira, Professora, Autora, Consultora e Formadora nos domínios da Enfermagem e da Educação. Iniciou a sua formação de Enfermagem, com o curso de base, 1946-1949, prosseguindo os seus estudos a nível universitário que culminaram com o seu doutoramento em 1992, na área da didáctica.


Mulher, esposa e mãe de cinco filhos, hoje uma grande família, em que gravíssimas situações de doença e, outras, têm afectado vários dos seus membros, sendo ela o esteio com a sua serenidade e forma sábia de respeitar discretamente a vivência do sofrimento, sem se intrometer nas decisões, dando testemunho daquilo que escreve «Acompanhar alguém não é colocar-se diante, nem atrás, nem no seu lugar. É estar ao seu lado para o ajudar, dar-lhe apoio» (Margot Phaneuf, Ph.D, Fev. 2013, publicado no site www.prendresoin.org, 2014). Aqui os papeis de esposa e mãe misturam-se com o de enfermeira e enriquecem-se mutuamente, porque sentir na pele o sofrimento de um ente querido seis anos em estado vegetativo e outros membros da  família num processo grave de doença dá um outro olhar sobre o ser enfermeira.

Enfermeira, com experiência desde a enfermagem pediátrica à psiquiátrica, passando pela enfermagem na indústria e também exercendo na área do ensino de enfermagem.

Autora, além de 25 livros publicados, alguns de grande vulto como o primeiro publicado Traité de pharmacologie (1976), Comunicação, entrevista, relação de ajuda, validação (2005), Envelhecimento perturbado: A doença de Alzheimer (2010) e o último La relation soignante-soigné, rencontre et accompagnement (2011), estando a mais de meio o próximo livro, a pedido da Editora, constam no seu site, criado e mantido a suas expensas, o www.prendresoin.org, 200 artigos em francês, 100 em inglês e um em português. Mas é também autora de programas informáticos, entre os quais o Pharmacourse, com 825 questões de Farmacologia, sob a forma de jogo (1990), pelo qual recebeu o Prémio do Ministério da Educação. Estas obras caracterizam-se pela clareza de ideias, pelo seu cariz didáctico, em que o estudante, o recém-chegado à profissão, os enfermeiros e professores das várias áreas encontram um manancial de exercícios, podendo confrontar as suas respostas com as da autora. Mas elas contêm também exemplos tirados da vida real, frases-força e pensamentos que ajudam a compreender o conteúdo exposto. Além disso são obras muito cuidadas e belas.

Conselheira e formadora, exercendo estas actividades nos países da Europa e além dela. Como formadora, prima pela utilização de estratégias activas, com exercícios de simulação em tríada, análise de situações concretas, treino de técnicas de comunicação e de relação de ajuda, para o desenvolvimento de competências em vários domínios. Num desafio constante, lança o repto a que os formandos enriqueçam os conhecimentos transmitidos pela sua aplicação na prática quotidiana.

O seu trabalho e empenhamento no engrandecimento da profissão, foi reconhecido no seu País aos mais altos níveis: Ordem do Canadá, Inter Ordem Colegial e Universitário do Ministério da Educação pelo apoio dado ao Ensino; Insígnia de Mérito da Ordem dos Enfermeiros e Enfermeiras do Quebeque (OIIQ); A primeira Medalha do Conselho Interprofissional do Quebeque (pelas 45 profissões do Quebeque e 11 profissões maiores); prémio do Ministro da Educação, pelo programa informático Pharmacourse; a Associação de Professores para o Colegial criou um prémio de investigação, anual, com o seu nome, que já foi atribuído quatro vezes.

Em Portugal temos sete livros seus traduzidos, de realçar os acima mencionados em português, editados pela Lusodidacta, Lda/Lusociência, Lda, dois pelo Instituto Piaget (em co-autoria): Planificação dos Cuidados de Enfermagem (2007), Manual de Enfermagem: utilização dos diagnósticos de enfermagem (2000) e, um pela Editora Quarteto Planificação de cuidados: um sistema integrado e personalizado (2001).
Além de programas de formação, workshops, conferências em congressos e simpósios, encontros com equipas de enfermagem, programas «um dia com Margot Phaneuf…» sobre um determinado tema. A minha participação, como tradutora nestas formações e livros fez-se sua incondicional admiradora, tanto autora, formadora e pedagoga como Mulher.

Por isso, fiquei muito feliz por esta homenagem e orgulhosa por pertencer a uma Escola de Enfermagem com esta sensibilidade. As homenagens, quando justas, honram quem as recebe e engrandecem quem as prestam, e, esta é seguramente justa.

Coimbra 27 de Julho de 2015

Nídia Salgueiro

 

Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Organização

Apoios