> CONSULTE AQUI O PLANO DA FORMAÇÃO (PDF) <

 

A prevenção do consumo de álcool e drogas em locais de diversão e contextos recreativos é um tema relativamente novo no campo da prevenção. Foi iniciada após a ascensão da cultura ”house”, quando as drogas começaram a ser usadas em maior escala em espaços de diversão nocturna. As evidências de eficiência de programas de prevenção contextos recreativos são ainda escassas. Mas quando fala em recreação saudável, referimo-nos a divertimento saudável e seguro. Há essencialmente três motivos que fundamentam este tipo de prevenção:

 

 

1. Prevenção de consumo de álcool e outras drogas não só influencia a saúde do utilizador, mas também a sua segurança. A maioria dos incidentes violentos, por exemplo acidentes de viação e violência, ocorrem sob a influência do álcool, ou em combinação com outras drogas. Elevado número de relações sexuais ocasionais e desprotegidas ocorre nestes contextos, muitas destas situações não têm o mútuo consentimento. Assim, evitando o uso nocivo de álcool vai afectar a saúde e segurança dos indivíduos.

2. As autarquias têm interesse nesta área de prevenção porque há uma forte ligação entre a segurança, a ordem pública e/ou interesses económicos.

3. A implementação de medidas ou intervenções de promoção da saúde pode ter um impacto positivo ou negativo sobre a percepção de segurança e vice-versa.

A formação "INTERVENÇÃO EM CONTEXTOS RECREATIVOS" visa a capacitação de técnicos de: ONG´s e que trabalham em equipas de rua em diversos contextos; Autarquias e parceiros do Conselho Local de Acção Social; Associações académicas e estudantis; Profissionais de saúde, educação e desenvolvimento social; Profissionais de turismo e eventos recreativos; Estudantes de licenciatura, mestrado e doutoramento
Nesta formação os participantes podem:
• Adquirir informações básicas sobre o uso de álcool e outras drogas em contextos recreativos e os principais problemas de segurança e saúde resultantes desta;
• Adquirir uma visão geral dos diferentes tipos de intervenções que poderiam ser usados, e as informações sobre a sua eficácia;
• Reflectir sobre boas práticas de intervenção em contextos recreativos;
• Desenvolver directrizes para a condução e avaliação de intervenção em contextos recreativos baseados em pesquisa participativa.
No final da formação, os participantes podem fazer parte das equipas de rua do Antes que te Queimes e "ver" a Queima das Fitas com outros olhos... os da prevenção

O curso terá início no dia 24 de Fevereiro de 2014 e terminus no dia 1 de Abril de 2014. Decorrerá no Polo A da ESEnfC, das 17h às 21h nos seguintes dias:

- 24, 25, 26, 27 de Fevereiro
- 4, 5, 10, 11, 12, 14, 18, 19, 25, 26 de Março
- 1 de Abril

 

> CONSULTE AQUI O CRONOGRAMA DA FORMAÇÃO (PDF) <


O curso tem a duração de 60 horas e habilita para a participação no projeto Antes que te Queimes na Queima das Fitas de Coimbra.

 


 

 


 

 

Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Organização