| COMEMORAÇÕES |


Semana Mundial do Aleitamento Materno



“Elos da Amamentação”


A ligação mãe-filho é o elo mais forte da amamentação. Amamentar sempre foi considerado a forma natural, fisiológica e única da mãe alimentar o seu filho, satisfazendo as suas necessidades nutricionais durante os primeiros meses de vida.
A amamentação é reconhecida pelas mães como trazendo benefícios para a sua saúde quer a nível físico quer emocional e é considerado o método mais adequado, simples e eficaz de fornecer o alimento à criança durante o primeiro ano de vida. Proporciona um crescimento e desenvolvimento mais saudável do bebé, mas requer aprendizagem e prática pela mãe. Há estudos que demonstram que as mães necessitam de apoio e manutenção de práticas de amamentação adequadas. A OMS/UNICEF lançou em 1992 a iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés, resultando num aumento da prevalência e duração do Aleitamento Materno.
A promoção, proteção e suporte ao aleitamento materno deve ser entendida como uma prioridade no que diz respeito à saúde pública. No domínio dos direitos humanos é reconhecido à criança o direito de gozar o melhor estado de saúde possível e a realização integral desse direito.
Estima-se que o aleitamento materno poderia evitar 13% de todas as mortes por doenças evitáveis em crianças com idade inferior a cinco anos em todo o mundo, devido à proteção da criança contra infeções comuns.
Mas a amamentação é motivo de polémica, especialmente entre as mulheres que já são e as que não são mães. Mas até que ponto um grupo está certo e o outro não?
Que a amamentação é extremamente importante para os bebés ninguém discute. Sobre o tempo que deve durar, algumas mães consideram períodos diferentes e os profissionais de saúde devem estar preparados para ajudar e esclarecer. As dúvidas e as controvérsias surgem sempre que se debate esta temática.
A amamentação causa diferentes sentimentos. Para algumas mães, o prazer e o elo criado com o filho está acima de tudo. Para outras, a dor somente se justifica pela saúde da criança.
Falar sobre amamentação é sempre um assunto que estimula debates. O colóquio “Elos da amamentação”, organizado pelo projeto “Proteção, Promoção e Suporte da Amamentação”, inscrito na UICISA:E, em colaboração com a UCP de Enfermagem de Saúde da Criança e do Adolescente, no âmbito das comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno, conta com a participação de Marcus Renato, graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor no Departamento de Pediatria e especialista em amamentação pelo International Board Certified Lactation Consultant desde 2001.
A amamentação ajuda a aumentar o vínculo mãe-filho, o elo mais importante.

Evento terminado

Obrigado a todos os participantes

Contactos


link http://www.esenfc.pt/event/amamentacao2015
Utilizadores registados
Acesso

Ainda não está registado?
Registe-se

Newsletter

Para receber mais informações sobre este evento, entre aqui.

Organização